Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Cultura, Edição Papel, Opinião

O Algarve de Costa-a-Costa: Vila Real de Santo António

MAS AFINAL O QUE É ISSO DA CULTURA?: Artigo de Paulo Larcher publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de maio.

14:00 6 Maio, 2022 10:14 5 Maio, 2022 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Jurista e escritor

Foi em Tavira, no verão do ano ido de 2021, numa noite morna em que conversávamos à beira do sossegado Rio Gilão, que eu e o António(1) tivemos a ideia de uma travessia exclusivamente ferroviária de um extremo do Algarve ao outro e, nesse percurso que sentíamos como mágico, encarnaríamos o papel de descobridores de factos culturais para tentar responder à insolúvel questão que titula estas crónicas “Afinal o que é isso da cultura?”.

No rescaldo da pandemia que assolara o País, o ar cheirava-nos a liberdade e todos os projetos pareciam realizáveis. Todavia, mais tarde, iríamos perceber que atravessar o Algarve utilizando apenas o comboio era uma maneira de viajar incómoda, comparada com a facilidade em utilizar o automóvel privado e, embora o Manuel da Fonseca, o Diego Mesa e o Saramago tenham andado, dois em carro próprio e o outro de camioneta nas suas patrióticas travessias pelos algarves(2), a combinação fora firmada e – mesmo com exemplos tão ilustres – já era tarde para algum de nós propor ao outro uma alternativa ao caminho de ferro.

 
Fotos António Homem Cardoso / D.R

É pois desde agosto do ano passado que andamos à volta com estes percursos e com as concomitantes crónicas. Começámos exatamente por Vila Real de Santo António, que delimita o Sotavento, enfrenta o Guadiana e fita Espanha na outra margem. Partimos para esse início da peregrinação como se esta cidade fosse um mero cais de embarque, o que pareceria injusto se não tivéssemos a firme intenção de a ela voltar com mais vagar, e é hoje esse dia.

O nosso plano na conquista de cada uma das localidades com estações da linha do Algarve passa naturalmente por fotografar esses sítios, não de um modo extensivo mas de uma forma intensiva, ou eu não estivesse acompanhado por alguém que fotografa não com a máquina mas com o coração. O António tenta sempre captar o espírito do lugar, sendo-lhe um pouco indiferente o local onde opera, seja ele um deserto ou a avenida comercial de uma grande cidade.

Esta cidade, convém que se diga porque a história também é cultura, foi a expressão de um vasto pensamento e de uma vontade de resgatar Portugal do marasmo desencadeado pelo esgotamento do ouro do Brasil. Como refere Gonçalves (2009)(3): “Vila Real de Santo António é, pelo que se sabe, a primeira fundação urbana criada para desempenhar uma função económica específica, ou seja, terá sido o primeiro caso pensado e concretizado daquilo que, nos dias de hoje, se designaria como cidade-fábrica.”

Esse foi o pensamento económico-social que presidiu à construção e que permitiu erguer do nada, e com pouquíssimos meios uma das cidades portuguesas mais simbólicas do espírito de uma época, o Iluminismo. A longa e elegante frontaria da Baixa Mar (assim designam os vila-realenses a Av. da República) esconde um esmerado saber fazer, quer no que respeita aos aspectos construtivos, quer no que concerne às funcionalidades: “[…] As doze unidades correspondentes às Sociedades pesqueiras, são autênticos complexos industriais de manufactura, armazenamento e comercialização de sardinha […]”, Figueiras (1999)(4).

Contudo, terminado o ciclo do atum (é enternecedor que numa rotunda movimentada se tenha erguido uma estátua de homenagem ao dito bicho), os vila-realenses viram-se confrontados com um vazio que só viria a ser colmatado mais tarde com um tímido crescimento no turismo, mas o caso é que a cidade não tem verdadeiramente um ponto focal que possa ser apreciado de per si. Não tem palácios. Não tem catedrais. Não tem as  belezas naturais dos litorais de águas cristalinas e rochas cénicas. Não tem arribas imponentes. Terá então algum coisa a oferecer aos turistas?

Claro que sim, pois a própria cidade é um monumento com dois séculos e meio de história e que ainda está vivo. É necessário promover o respeito por esse património e nesse “respeito” cabe não só a preservação do edificado mas também o património imaterial, a memória da fábrica-cidade e dos seus saberes. Como disse Horta Correia: “É que não há casas pombalinas a preservar em Vila Real de Santo António. Vila Real de Santo António é uma única e grande casa e é enquanto tal que ou se salva ou se condena.”(5)

Para além desse aspecto crucial, e a modos de exemplo, quem passeia pela Baixa Mar inevitavelmente tropeça em duas estátuas que representam dois aspectos bem relevantes da vida da terra. Uma evoca uma vila-realense, Luthgarda Guimarães de Caires e a outra lembra Sebastião José de Carvalho e Melo, marquês de Pombal, que por acaso nunca pôs aqui os pés.

Luthgarda foi uma mulher bem à frente do seu tempo. Nasceu em 1873 mas ainda jovem foi para Lisboa onde casou com João de Caires. Mercê de episódios muito dolorosos na sua vida pessoal, irá dedicar-se a diversas causas sociais de grande relevo. A partir de 1905 luta contra as injustiças do seu tempo, publicando artigos de âmbito social em diversos jornais onde, nomeadamente, defende o direito das mulheres à igualdade. Em 1922, publica Violetas, um livro de poemas dedicado ao irmão.(6)

O Marquês de Pombal foi o mandante da construção da Vila em 1773 e a primeira pedra foi por sua ordem lançada em 17 de março de 1774. As memórias do fundador estão por todo o lado e todos os vila-realenses sabem que devem a esse homem visionário e cruel a existência desta pérola do Sotavento algarvio.

Outros poderiam ser lembrados e outras figuras poderíamos ainda nomear, todas elas contribuindo para a cultura, para a “Alma” da cidade: Vicente Campinas… António Aleixo… mas, para além de todos esses, devemos lembrar e celebrar o engenho e bravura do povo do Sul que arrancava das águas o seu sustento e a sua glória.

Tudo mudou. O peixe rareou, as fábricas encerraram, os locais emigraram e a cidade afundou-se numa depressão que só o turismo de massas viria reanimar. Sobrevive-se com o fluxo diário de  espanhóis que vêm em busca de atoalhados e de peixe grelhado e com pouco mais. A autarquia luta bravamente para manter a chama acesa, a academia apoia com avisados conselhos e estudos urbanísticos, entre outros, mas falta ainda muito para Vila Real de Santo António se poder levantar com o antigo esplendor. Não devemos porém perder a esperança porque bem sabemos que no Mundo a única coisa imutável é precisamente a mudança.

 (1) António Homem Cardoso, fotógrafo.
(2) Vide as crónicas anteriores sobretudo a de novembro passado.
(3) GONÇALVES, Adelino, “Vila Real de Santo António, Planeamento de pormenor e salvaguarda em desenvolvimento” in Monumentos 30: Vila Real de Santo António, A “Cidade Ideal”, Dezembro 2009.
(4) FIGUEIRAS, Rui, “Vila Pombalina – Vila Real de Santo António”, Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, 1999.
(5) CORREIA, José Eduardo Horta, O lugar de Vila Real de Santo António na história do urbanismo português, Editorial do Departamento de Arquitectura, Universidade de Coimbra. Consultado a 2 de setembro de 2021 em http://hdl.handle.net/10316.2/37888
(6) CAIRES, Lutgarda Guimarães de, Violetas, Bibliotrónica Portuguesa, Lisboa, 2020

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Casal preocupado com orçamento. Crédito: Freepik
Economia Nacional

“Como posso estar mais atento aos serviços públicos essenciais e reduzir despesas nas faturas?”

16:24 26 Junho, 2026 16:39 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

DECO deixa conselhos para poupar nas faturas da luz, gás, água e telecomunicações, ajudando os consumidores a reduzir despesas

Algarve Economia

Lefties abre no AlgarveShopping a maior loja da marca no Algarve

08:05 26 Junho, 2026 08:09 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Espaço reúne moda para toda a família e aposta em tecnologia para melhorar a experiência de compra

Trovoada.
Tempo

Vai de férias em julho? Previsão aponta para chuva e trovoadas nestes dias

10:50 26 Junho, 2026 10:48 26 Junho, 2026 | João Luís

Julho costuma ser sinónimo de sol e calor, mas as previsões apontam para alguns dias com maior risco de chuva e trovoadas em Portugal

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Pensionistas recebem mês extra no verão, mas a data não é igual para todos: saiba quando entra o dinheiro na carteira

20:42 25 Junho, 2026 20:00 25 Junho, 2026 | João Luís

Há um pagamento reforçado a caminho para muitos pensionistas, mas o calendário pode variar conforme a entidade que paga a pensão

Algarve Economia

Nova loja do Intermarché no Algoz cria 45 postos de trabalho

08:44 26 Junho, 2026 10:25 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Grupo Mosqueteiros reforça aposta no Algarve com nova loja no Algoz, num investimento que cria emprego e dinamiza a economia local

Algarve

Detido jovem de 24 anos em Lagoa por crimes de pornografia de menores

14:45 26 Junho, 2026 14:46 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Segundo a PJ, o detido detinha e partilhava, “pelo menos desde 2023”, conteúdos de exploração sexual de menores, “de forma reiterada”

Rua pintada com as cores da bandeira de Portugal em Sines.
Nacional Vida & Lazer

Dois irmãos pintaram uma rua de 65 metros no Alentejo para apoiar Portugal no Mundial e os vizinhos quiseram ajudar

11:14 24 Junho, 2026 11:14 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Em Sines, dois irmãos transformaram uma rua inteira num símbolo de apoio à Seleção e acabaram por arrastar toda a vizinhança

João Espada.
Nacional

“O João foi seduzido”: jovem que fingia estar em Lisboa enquanto estava na Tailândia continua desaparecido e a mãe tem poucas pistas

15:50 26 Junho, 2026 10:53 26 Junho, 2026 | Miguel Frazão

João Espada tem 20 anos e está desaparecido há mais de um mês: a família descobriu que levava uma vida paralela

Mulher a dormir. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Porque é que o sono aparece logo depois do almoço? Há uma explicação e não é só culpa da comida

16:40 26 Junho, 2026 16:05 26 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

A sonolência depois do almoço parece inevitável para muitas pessoas. Mas a explicação pode estar em fatores que passam despercebidos à mesa e na forma como o organismo reage às refeições

Cultura Europe Direct Algarve

Painéis artísticos do projeto LIXArte inaugurados no cais de embarque de Olhão

15:30 26 Junho, 2026 16:08 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Projeto coordenado pelo Europe Direct Algarve conta com direção artística da olhanense Joana Rocha

Moedas e notas. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve

Candidaturas ao Prémio dos Fundos Europeus decorrem até 17 de julho

15:40 26 Junho, 2026 15:47 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Projetos financiados por fundos europeus podem ser distinguidos pelo seu impacto social, económico e ambiental

Algarve ANUNCIAR

Sunset Secrets regressam ao Castelo de Silves com música, gastronomia e animação ao pôr do sol

07:00 25 Junho, 2026 06:38 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Mirage People abrem a edição deste ano dos Sunset Secrets, num programa que inclui mais quatro concertos até 30 de julho

Pensionistas felizes. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Julho traz dinheiro extra para pensionistas: saiba quando chega o pagamento à conta

09:58 23 Junho, 2026 09:58 23 Junho, 2026 | João Luís

O pagamento de julho chega com um reforço importante para muitos pensionistas. Veja a data prevista e os valores

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva forte e trovoada a caminho: depressão traz granizo, vento e uma’carga de água’ até este dia

13:42 25 Junho, 2026 19:56 25 Junho, 2026 | João Luís

Uma depressão atlântica vai mudar o estado do tempo em Portugal, com aguaceiros, trovoadas, granizo e descida das temperaturas

Xuxas. Crédito: DR
Nacional

Traficante português Xuxas quer sair da prisão: este é o plano

14:34 25 Junho, 2026 19:23 25 Junho, 2026 | João Luís

O traficante português Rúben Oliveira, conhecido como Xuxas, foi condenado a 20 anos de prisão, mas tenta agora reduzir a pena

Portuguesa detida em Bali.
Mundo Nacional

“Um crime de segurança nacional”: portuguesa de 47 anos é apanhada com 50 munições em Bali e arrisca pena ‘severa’

08:23 25 Junho, 2026 08:12 25 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Portuguesa foi detida no aeroporto de Bali com 50 munições na bagagem e a lei local prevê penas que podem chegar à pena de morte

Casal preocupado com orçamento. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

“Como posso estar mais atento aos serviços públicos essenciais e reduzir despesas nas faturas?”

16:24 26 Junho, 2026 16:39 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

DECO deixa conselhos para poupar nas faturas da luz, gás, água e telecomunicações, ajudando os consumidores a reduzir despesas

Algarve, Economia

Lefties abre no AlgarveShopping a maior loja da marca no Algarve

08:05 26 Junho, 2026 08:09 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Espaço reúne moda para toda a família e aposta em tecnologia para melhorar a experiência de compra

Trovoada.
Tempo

Vai de férias em julho? Previsão aponta para chuva e trovoadas nestes dias

10:50 26 Junho, 2026 10:48 26 Junho, 2026 | João Luís

Julho costuma ser sinónimo de sol e calor, mas as previsões apontam para alguns dias com maior risco de chuva e trovoadas em Portugal

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Pensionistas recebem mês extra no verão, mas a data não é igual para todos: saiba quando entra o dinheiro na carteira

20:42 25 Junho, 2026 20:00 25 Junho, 2026 | João Luís

Há um pagamento reforçado a caminho para muitos pensionistas, mas o calendário pode variar conforme a entidade que paga a pensão

Algarve, Economia

Nova loja do Intermarché no Algoz cria 45 postos de trabalho

08:44 26 Junho, 2026 10:25 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Grupo Mosqueteiros reforça aposta no Algarve com nova loja no Algoz, num investimento que cria emprego e dinamiza a economia local

Algarve

Detido jovem de 24 anos em Lagoa por crimes de pornografia de menores

14:45 26 Junho, 2026 14:46 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Segundo a PJ, o detido detinha e partilhava, “pelo menos desde 2023”, conteúdos de exploração sexual de menores, “de forma reiterada”

Rua pintada com as cores da bandeira de Portugal em Sines.
Nacional, Vida & Lazer

Dois irmãos pintaram uma rua de 65 metros no Alentejo para apoiar Portugal no Mundial e os vizinhos quiseram ajudar

11:14 24 Junho, 2026 11:14 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Em Sines, dois irmãos transformaram uma rua inteira num símbolo de apoio à Seleção e acabaram por arrastar toda a vizinhança

João Espada.
Nacional

“O João foi seduzido”: jovem que fingia estar em Lisboa enquanto estava na Tailândia continua desaparecido e a mãe tem poucas pistas

15:50 26 Junho, 2026 10:53 26 Junho, 2026 | Miguel Frazão

João Espada tem 20 anos e está desaparecido há mais de um mês: a família descobriu que levava uma vida paralela

Mulher a dormir. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Porque é que o sono aparece logo depois do almoço? Há uma explicação e não é só culpa da comida

16:40 26 Junho, 2026 16:05 26 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

A sonolência depois do almoço parece inevitável para muitas pessoas. Mas a explicação pode estar em fatores que passam despercebidos à mesa e na forma como o organismo reage às refeições

Cultura, Europe Direct Algarve

Painéis artísticos do projeto LIXArte inaugurados no cais de embarque de Olhão

15:30 26 Junho, 2026 16:08 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Projeto coordenado pelo Europe Direct Algarve conta com direção artística da olhanense Joana Rocha

Moedas e notas. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve

Candidaturas ao Prémio dos Fundos Europeus decorrem até 17 de julho

15:40 26 Junho, 2026 15:47 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Projetos financiados por fundos europeus podem ser distinguidos pelo seu impacto social, económico e ambiental

Algarve, ANUNCIAR

Sunset Secrets regressam ao Castelo de Silves com música, gastronomia e animação ao pôr do sol

07:00 25 Junho, 2026 06:38 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Mirage People abrem a edição deste ano dos Sunset Secrets, num programa que inclui mais quatro concertos até 30 de julho

Pensionistas felizes. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Julho traz dinheiro extra para pensionistas: saiba quando chega o pagamento à conta

09:58 23 Junho, 2026 09:58 23 Junho, 2026 | João Luís

O pagamento de julho chega com um reforço importante para muitos pensionistas. Veja a data prevista e os valores

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva forte e trovoada a caminho: depressão traz granizo, vento e uma’carga de água’ até este dia

13:42 25 Junho, 2026 19:56 25 Junho, 2026 | João Luís

Uma depressão atlântica vai mudar o estado do tempo em Portugal, com aguaceiros, trovoadas, granizo e descida das temperaturas

Xuxas. Crédito: DR
Nacional

Traficante português Xuxas quer sair da prisão: este é o plano

14:34 25 Junho, 2026 19:23 25 Junho, 2026 | João Luís

O traficante português Rúben Oliveira, conhecido como Xuxas, foi condenado a 20 anos de prisão, mas tenta agora reduzir a pena

Portuguesa detida em Bali.
Mundo, Nacional

“Um crime de segurança nacional”: portuguesa de 47 anos é apanhada com 50 munições em Bali e arrisca pena ‘severa’

08:23 25 Junho, 2026 08:12 25 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Portuguesa foi detida no aeroporto de Bali com 50 munições na bagagem e a lei local prevê penas que podem chegar à pena de morte

Últimas Notícias

  • Porque é que o sono aparece logo depois do almoço? Há uma explicação e não é só culpa da comida
    Porque é que o sono aparece logo depois do almoço? Há uma explicação e não é só culpa da comida
  • “Como posso estar mais atento aos serviços públicos essenciais e reduzir despesas nas faturas?”
    “Como posso estar mais atento aos serviços públicos essenciais e reduzir despesas nas faturas?”
  • Podcast Universitário leva informação sobre cursos e emprego ao Faro Youth Lab
    Podcast Universitário leva informação sobre cursos e emprego ao Faro Youth Lab
  • “O João foi seduzido”: jovem que fingia estar em Lisboa enquanto estava na Tailândia continua desaparecido e a mãe tem poucas pistas
    “O João foi seduzido”: jovem que fingia estar em Lisboa enquanto estava na Tailândia continua desaparecido e a mãe tem poucas pistas
  • Candidaturas ao Prémio dos Fundos Europeus decorrem até 17 de julho
    Candidaturas ao Prémio dos Fundos Europeus decorrem até 17 de julho

Opinião

  • Um acordo histórico, a Europa coloca a Cultura em primeiro lugar | Por João Palmeiro
    Um acordo histórico, a Europa coloca a Cultura em primeiro lugar | Por João Palmeiro
  • Será que os sismos “só acontecem aos outros?” – Tragédias anunciadas ou mais vale prevenir? | Por António Nóbrega
    Será que os sismos “só acontecem aos outros?” – Tragédias anunciadas ou mais vale prevenir? | Por António Nóbrega
  • Bilhete Postal: A criança e as bombas de guerra | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: A criança e as bombas de guerra | Por Eduardo Costa

Europe Direct Algarve

  • Candidaturas ao Prémio dos Fundos Europeus decorrem até 17 de julho
    Candidaturas ao Prémio dos Fundos Europeus decorrem até 17 de julho
  • Painéis artísticos do projeto LIXArte inaugurados no cais de embarque de Olhão
    Painéis artísticos do projeto LIXArte inaugurados no cais de embarque de Olhão
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal