O Município de Portimão implementou uma solução inovadora de gestão hídrica nos seus jardins públicos, a caminho de uma cidade cada vez mais inteligente.
Através da instalação de sensores nos diversos espaços verdes, a autarquia está a otimizar o uso da água, trazendo diversos benefícios para a cidade, baseando-se a solução de gestão hídrica implementada na tecnologia LoRaWAN, o que permite a centralização e o controlo remoto do consumo de água nos jardins públicos de Portimão de forma inteligente e eficiente.
“Colocados estrategicamente, os sensores recolhem em tempo real dados sobre a humidade do solo, condições climáticas e necessidades hídricas das plantas, informações que são transmitidas através de antenas para um sistema centralizado, onde são processadas e analisadas”, explica a autarquia em comunicado.
Com o auxílio da análise de dados, é possível analisar e interpretar os dados provenientes dos sensores, assim como as informações recolhidas por uma estação meteorológica local.
Solução também viabiliza a deteção precoce de problemas
Essa análise combinada permite uma gestão mais precisa dos programas de rega, ajustando automaticamente os respetivos ciclos com base nas condições climáticas atuais e nas necessidades específicas das plantas, o que evita a rega excessiva e promove um uso mais eficiente dos recursos hídricos.
A solução também viabiliza a deteção precoce de problemas, como fugas, o que reduz as perdas e os custos associados à manutenção dos jardins, resultando em uma poupança efetiva.
Preservar o meio ambiente de forma sustentável
A implementação da solução de gestão hídrica nos jardins públicos de Portimão reflete o compromisso do Município “em adotar tecnologias inovadoras para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, preservando o meio ambiente e promovendo a sustentabilidade”.
Nesse sentido, a autarquia afirma que “continuará a investir em tecnologias avançadas e sustentáveis, buscando estimular o desenvolvimento económico e social, sendo esta solução de gestão hídrica baseada em LoRaWAN apenas um exemplo do percurso de avanços contínuos na cidade, visando construir um futuro mais sustentável e próspero para os residentes”.
Leia também: Tony Carreira é cabeça de cartaz no Festival da Sardinha em Portimão