Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Freepik
Algarve, Edição Papel

Estudo mede impacto da produção de resíduos por turistas no Algarve

Na segunda fase do estudo, em 2025, vai ser implementado um projeto-piloto para otimizar a gestão de resíduos

19:03 7 Dezembro, 2024 21:32 6 Dezembro, 2024 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A produção de lixo pelos turistas, na época alta, tem um impacto significativo na gestão dos resíduos sólidos municipais do Algarve e revela a necessidade urgente de definir soluções sustentáveis, segundo um estudo apresentado na quarta-feira da passada semana em Vilamoura.

O estudo “As implicações da atividade turística na região do Algarve para a gestão de resíduos urbanos”, que reuniu investigadores de cinco universidades de Portugal e dos Estados Unidos, revela a “necessidade urgente de definir soluções sustentáveis para enfrentar o impacto ambiental e económico causado pela elevada sazonalidade turística” nesta região.

Segundo disse à agência Lusa o investigador Eduardo Cardadeiro, coordenador do estudo, um turista no Algarve produz por dia, em média, duas vezes mais lixo do que um habitante na região, e o facto de haver uma “sazonalidade forte” provoca uma dificuldade acrescida na gestão dos resíduos sólidos.

“O turismo é fundamental para a economia do Algarve, mas é necessário assegurar que o seu crescimento não comprometa o desenvolvimento sustentável da região”, acrescentou o professor da Universidade Autónoma.

Segundo Eduardo Cardadeiro, o estudo vai continuar a ser desenvolvido, tendo nesta primeira fase, entre outras coisas, caracterizado a relação entre o turismo e a gestão de resíduos e analisado a produção de resíduos sólidos municipais pelo turismo.

“Se nós conseguirmos perceber melhor o impacto do turismo na produção de resíduos e gerir melhor esse processo, se calhar estamos em melhores condições, quer de atingir metas no setor dos resíduos, quer de ter uma gestão mais sustentável, e de promover o Algarve como um destino que faz uma gestão sustentável dos resíduos, promovendo a economia circular”, afirmou.

O estudo concluiu que no ano de 2023 o Algarve registou 29 milhões de dormidas, das quais 82% ocorreram na época alta, o que gerou uma pressão significativa nos serviços de gestão de resíduos da região.

Durante o mês de agosto, o turismo foi responsável por 41% da produção de resíduos, o equivalente a 3,6 quilos por pernoita, ou seja, mais do que o dobro da produção ‘per capita’ dos residentes locais.

A produção de resíduos na época alta tem também impacto económico, uma vez que o custo total de gestão de resíduos, em 2023, foi de 81,3 milhões de euros, com custos médios significativamente superiores na época alta, chegando a 436 euros por tonelada para resíduos indiferenciados, comparados aos 147 euros por tonelada na época baixa.

O estudo revela, ainda, que, atualmente, mais de 80% dos resíduos municipais do Algarve são depositados em aterros, enquanto as taxas de reciclagem e reutilização ficam abaixo de 15%, abaixo das metas definidas pela União Europeia para 2035.

O documento identificou, igualmente, a necessidade de implementar medidas para cumprir as metas definidas pela União Europeia e promover uma economia circular e práticas sustentáveis para a região algarvia.

Numa segunda fase do estudo, em 2025, vai ser implementado um projeto-piloto para otimizar a gestão de resíduos, como circuitos de recolha dedicados, através do envolvimento de entidades parceiras regionais, como a Algar, responsável pela recolha seletiva de resíduos nos ecopontos, Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL), operadores turísticos, hotéis e restaurantes.

Serão ainda desenvolvidos indicadores de desempenho ambiental, social e de sustentabilidade para monitorizar o progresso e a adaptação de soluções às necessidades locais.

Finalmente, numa terceira fase, serão alargadas as medidas testadas com sucesso no projeto-piloto a toda a região do Algarve.

O estudo sobre o tratamento dos resíduos sólidos municipais do Algarve foi promovido pelo Centro de Investigação em Ciências Económicas e Empresariais (CICEE), em parceria com a Universidade do Algarve e com o apoio da Algar.

Leia também: Aldi lança desumidificador que combate a humidade e seca roupa em 24 horas

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Desporto Nacional

GNR alerta para aumento de burlas online ligadas ao Mundial de Futebol

08:42 17 Junho, 2026 08:45 17 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Burlões usam falsas páginas FIFA, e-mails, redes sociais e mensagens para roubar dados bancários, dinheiro e informação pessoal

Carro elétrico a carregar.
Algarve Auto

Elétricos ganham terreno no Algarve com procura a crescer muito acima da oferta

11:15 17 Junho, 2026 11:15 17 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Standvirtual destaca que contactos por elétricos em Faro cresceram muito acima da oferta disponível no distrito algarvio

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia Saúde

Especialista alerta: não compre melancias e meloas se já estiverem cortadas desta forma e estas são as razões

08:00 17 Junho, 2026 14:10 16 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Com a chegada do calor, melancias e meloas voltam a ganhar destaque nas bancas. Mas há um detalhe a que muitos consumidores não prestam atenção

Cabine de avião da Ryanair.
Algarve Europa Vídeo

Ryanair desvia voo para o Algarve devido ao mau comportamento de um passageiro [vídeo]

19:10 16 Junho, 2026 10:58 15 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Voo da Ryanair com destino a Tenerife foi obrigado a aterrar em Faro depois de episódios de comportamento perturbador a bordo

Algarve Economia

Trabalhadores do Algarve juntam-se à concentração frente à AR contra o pacote laboral

10:25 17 Junho, 2026 10:30 17 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Sindicatos alertam que a abstenção permitiria avançar alterações à legislação do trabalho rejeitadas pelos trabalhadores

Parque Municipal do Sítio das Fontes.
Algarve Vida & Lazer

Há novas piscinas naturais no Algarve onde vai poder mergulhar sem pagar bilhete e a ‘culpa’ foi da chuva

09:10 17 Junho, 2026 11:04 15 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Depois de anos marcados pela seca, um espaço natural no Algarve voltou a encher-se de água e já atrai quem procura mergulhos gratuitos

Polícia manda parar em carro descaractererizado. Crédito: Foto AI
Auto Nacional

Carro descaracterizado mandou-o parar? Saiba como confirmar se é mesmo da polícia

13:46 16 Junho, 2026 14:03 16 Junho, 2026 | João Luís

GNR esclareceu como pode confirmar se um carro descaracterizado pertence realmente à polícia e o que fazer em caso de dúvida

Praia com lixo.
Nacional

Portugal tem 12 praias com água de “má” qualidade

09:42 17 Junho, 2026 09:42 17 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Dados recentes da Agência Europeia do Ambiente mostram que aumentou o número de praias portuguesas classificadas com água de má qualidade

Fronteira Portugal -Espanha.
Economia Europa

Britânicos ‘incrédulos’ com escrutínio em Espanha: turistas só podem viajar se tiverem dinheiro “suficiente” para a estadia

20:30 16 Junho, 2026 17:02 16 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem viajar para Espanha pode ser chamado a provar que tem meios financeiros suficientes para a estadia

Ponte em construção. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Vem aí uma nova ponte internacional entre Portugal e Espanha que poupará 85 km de caminho: esta é a sua localização e o custo do projeto

16:00 15 Junho, 2026 15:01 15 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Construção desta nova ponte entre Portugal e Espanha permitirá poupar tempo em desvios e locais esperam também melhorias na economia local

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Vem aí chuva intensa, trovoadas e vento forte: mau tempo não ‘dá tréguas’ a estas regiões

14:00 16 Junho, 2026 13:50 16 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Vários distritos do interior Norte e Centro estão em destaque devido à instabilidade meteorológica e trovoadas previstas até quinta-feira

Europe Direct Algarve

Obras da FAGAR entram em nova etapa e condicionam trânsito na Rua do Alportel

15:39 16 Junho, 2026 15:46 16 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Nova fase da reabilitação da rede pública de abastecimento de água avança em Faro, num investimento superior a 1,2 milhões de euros financiado pelo Algarve 2030

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve Nacional

Adeus pensão? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data

07:00 14 Junho, 2026 19:04 12 Junho, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Pensões podem mudar? Governo estuda alterações e há dúvidas entre os pensionistas

19:00 13 Junho, 2026 11:51 13 Junho, 2026 | João Luís

Há mudanças no sistema de pensões em estudo, mas ainda sem propostas finais aprovadas nem calendário legislativo definido

Mega-aeroporto. Crédito: Foto AI
Economia Europa

Vem aí um novo mega-aeroporto que será dos maiores da Europa: construção começa este ano e inauguração está ‘marcada’ para esta data

17:40 15 Junho, 2026 15:23 15 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Desenhado para ser um dos maiores da Europa, este mega-aeroporto deverá começar a ser construído já este ano de 2026

Churrasco em casa. Crédito: Freepik
Economia Nacional Vida & Lazer

Pode levar multas superiores a 2.000 euros por fazer churrascos em casa? Conheça as situações e como evitar problemas

20:00 14 Junho, 2026 17:30 15 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Churrascos em casa podem gerar coimas, conflitos ou sanções em certos casos. Descubra quando o convívio pode transformar-se numa infração e como agir para evitar problemas

Desporto, Nacional

GNR alerta para aumento de burlas online ligadas ao Mundial de Futebol

08:42 17 Junho, 2026 08:45 17 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Burlões usam falsas páginas FIFA, e-mails, redes sociais e mensagens para roubar dados bancários, dinheiro e informação pessoal

Carro elétrico a carregar.
Algarve, Auto

Elétricos ganham terreno no Algarve com procura a crescer muito acima da oferta

11:15 17 Junho, 2026 11:15 17 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Standvirtual destaca que contactos por elétricos em Faro cresceram muito acima da oferta disponível no distrito algarvio

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia, Saúde

Especialista alerta: não compre melancias e meloas se já estiverem cortadas desta forma e estas são as razões

08:00 17 Junho, 2026 14:10 16 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Com a chegada do calor, melancias e meloas voltam a ganhar destaque nas bancas. Mas há um detalhe a que muitos consumidores não prestam atenção

Cabine de avião da Ryanair.
Algarve, Europa, Vídeo

Ryanair desvia voo para o Algarve devido ao mau comportamento de um passageiro [vídeo]

19:10 16 Junho, 2026 10:58 15 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Voo da Ryanair com destino a Tenerife foi obrigado a aterrar em Faro depois de episódios de comportamento perturbador a bordo

Algarve, Economia

Trabalhadores do Algarve juntam-se à concentração frente à AR contra o pacote laboral

10:25 17 Junho, 2026 10:30 17 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Sindicatos alertam que a abstenção permitiria avançar alterações à legislação do trabalho rejeitadas pelos trabalhadores

Parque Municipal do Sítio das Fontes.
Algarve, Vida & Lazer

Há novas piscinas naturais no Algarve onde vai poder mergulhar sem pagar bilhete e a ‘culpa’ foi da chuva

09:10 17 Junho, 2026 11:04 15 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Depois de anos marcados pela seca, um espaço natural no Algarve voltou a encher-se de água e já atrai quem procura mergulhos gratuitos

Polícia manda parar em carro descaractererizado. Crédito: Foto AI
Auto, Nacional

Carro descaracterizado mandou-o parar? Saiba como confirmar se é mesmo da polícia

13:46 16 Junho, 2026 14:03 16 Junho, 2026 | João Luís

GNR esclareceu como pode confirmar se um carro descaracterizado pertence realmente à polícia e o que fazer em caso de dúvida

Praia com lixo.
Nacional

Portugal tem 12 praias com água de “má” qualidade

09:42 17 Junho, 2026 09:42 17 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Dados recentes da Agência Europeia do Ambiente mostram que aumentou o número de praias portuguesas classificadas com água de má qualidade

Fronteira Portugal -Espanha.
Economia, Europa

Britânicos ‘incrédulos’ com escrutínio em Espanha: turistas só podem viajar se tiverem dinheiro “suficiente” para a estadia

20:30 16 Junho, 2026 17:02 16 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem viajar para Espanha pode ser chamado a provar que tem meios financeiros suficientes para a estadia

Ponte em construção. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Vem aí uma nova ponte internacional entre Portugal e Espanha que poupará 85 km de caminho: esta é a sua localização e o custo do projeto

16:00 15 Junho, 2026 15:01 15 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Construção desta nova ponte entre Portugal e Espanha permitirá poupar tempo em desvios e locais esperam também melhorias na economia local

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Vem aí chuva intensa, trovoadas e vento forte: mau tempo não ‘dá tréguas’ a estas regiões

14:00 16 Junho, 2026 13:50 16 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Vários distritos do interior Norte e Centro estão em destaque devido à instabilidade meteorológica e trovoadas previstas até quinta-feira

Europe Direct Algarve

Obras da FAGAR entram em nova etapa e condicionam trânsito na Rua do Alportel

15:39 16 Junho, 2026 15:46 16 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Nova fase da reabilitação da rede pública de abastecimento de água avança em Faro, num investimento superior a 1,2 milhões de euros financiado pelo Algarve 2030

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve, Nacional

Adeus pensão? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data

07:00 14 Junho, 2026 19:04 12 Junho, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Pensões podem mudar? Governo estuda alterações e há dúvidas entre os pensionistas

19:00 13 Junho, 2026 11:51 13 Junho, 2026 | João Luís

Há mudanças no sistema de pensões em estudo, mas ainda sem propostas finais aprovadas nem calendário legislativo definido

Mega-aeroporto. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

Vem aí um novo mega-aeroporto que será dos maiores da Europa: construção começa este ano e inauguração está ‘marcada’ para esta data

17:40 15 Junho, 2026 15:23 15 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Desenhado para ser um dos maiores da Europa, este mega-aeroporto deverá começar a ser construído já este ano de 2026

Churrasco em casa. Crédito: Freepik
Economia, Nacional, Vida & Lazer

Pode levar multas superiores a 2.000 euros por fazer churrascos em casa? Conheça as situações e como evitar problemas

20:00 14 Junho, 2026 17:30 15 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Churrascos em casa podem gerar coimas, conflitos ou sanções em certos casos. Descubra quando o convívio pode transformar-se numa infração e como agir para evitar problemas

Últimas Notícias

  • Virgílio Machado apresenta “Viagem ao Reino do Algarve” na Feira do Livro de Portimão
    Virgílio Machado apresenta “Viagem ao Reino do Algarve” na Feira do Livro de Portimão
  • Elétricos ganham terreno no Algarve com procura a crescer muito acima da oferta
    Elétricos ganham terreno no Algarve com procura a crescer muito acima da oferta
  • Turismo cultural e criativo em debate no Handsome Festival em Faro
    Turismo cultural e criativo em debate no Handsome Festival em Faro
  • Ponte portuguesa acaba de fechar ao trânsito e só reabre daqui a três meses
    Ponte portuguesa acaba de fechar ao trânsito e só reabre daqui a três meses
  • Trabalhadores do Algarve juntam-se à concentração frente à AR contra o pacote laboral
    Trabalhadores do Algarve juntam-se à concentração frente à AR contra o pacote laboral

Opinião

  • À Mesa com o Poder Local… mas sem os munícipes | Por Adriana Martins
    À Mesa com o Poder Local… mas sem os munícipes | Por Adriana Martins
  • Pobreza em forte queda: usando o mesmo limiar de há três décadas, a taxa atual seria inferior a 4%, muito inferior aos 23% em 1994
    Pobreza em forte queda: usando o mesmo limiar de há três décadas, a taxa atual seria inferior a 4%, muito inferior aos 23% em 1994
  • Não matem o mensageiro | Por Luís Ganhão
    Não matem o mensageiro | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Silves recebe seminário sobre gestão de combustíveis e risco de incêndio rural
    Silves recebe seminário sobre gestão de combustíveis e risco de incêndio rural
  • Obras da FAGAR entram em nova etapa e condicionam trânsito na Rua do Alportel
    Obras da FAGAR entram em nova etapa e condicionam trânsito na Rua do Alportel
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal