Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto DR
Algarve, Cultura, Economia, Edição Papel

Artesanato: a persistência em manter a arte viva

Com lã, pedras e criatividade, artesã do Algarve mantém viva a tradição e reclama mais espaços permanentes de venda

14:11 9 Agosto, 2025 08:49 7 Agosto, 2025 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Susana Gonçalves transforma pedras e lã em peças únicas, dando-lhes vida e valor. Natural do Algarve, é uma das muitas artesãs que lutam diariamente para manter viva a tradição. O seu projeto pessoal, “Zandalas Mandalas”, surgiu após uma reviravolta na sua vida profissional com a crise de 2019. Nasceu da vontade de transformar um passatempo em sustento.

As suas peças, feitas à mão e com uma forte carga energética, refletem a sua resiliência e criatividade. “Desde miúda que sempre gostei de trabalhos manuais, mas a vida levou-me por outros caminhos e fui para a área administrativa. Só voltei ao artesanato quando a minha vida deu uma volta, por causa da crise em 2019”, conta a artesã.

Escasso apoio aliado à força de vontade

Os artesãos enfrentam cada vez mais obstáculos no exercício da profissão e Susana é um exemplo disso. No Algarve, o artesanato continua a ser uma expressão autêntica da cultura local, mas pouco parece melhorar desabafa a artesã. “Infelizmente, as pessoas gostam do nosso trabalho, mas não o valorizam”, lamenta. “Acham sempre que é caro, mas esquecem-se que uma peça pode demorar um mês ou mais a ficar pronta.”

A falta de reconhecimento do trabalho por trás de cada criação é apenas um dos muitos desafios. Os apoios públicos são escassos e as oportunidades de venda concentram-se, muitas vezes, nos meses de verão.

“No inverno, se não vender online, não dá. Não há muitas feiras. Há uma no Natal, outra em novembro, e depois só na primavera e verão. No resto do ano, não temos onde mostrar o nosso trabalho”, explica.

Para compensar, Susana diversificou as suas peças: além das mandalas, começou a fazer pulseiras e a vender cristais. “Trabalhamos muito e ganhamos pouco. Não é fácil ser artesão em Portugal”, desabafa.

Associações que apoiam os artesãos

Na tentativa de garantir alguma estabilidade, Susana associou-se à A.S.TA, uma das mais antigas associações de artesanato de Tavira. Fundada em 2001, a Associação de Artes e Sabores de Tavira é hoje uma referência no apoio ao artesanato local. Sediada na Casa do Artesão, junto ao castelo, dispõe de um espaço dedicado à venda de produtos regionais e à realização de oficinas em parceria com o município. Mas é nas ruas e jardins de Tavira que a A.S.TA mais se destaca.

Para Susana, faltam estruturas estáveis e permanentes. “Devia haver tendinhas fixas ou espaços com licenças acessíveis, para podermos mostrar o nosso trabalho durante todo o ano”, defende. Considera a associação essencial: “A A.S.TA é a que organiza mais feiras em Tavira e tem mais membros. Sem ela, era muito mais difícil ter visibilidade.”

Um futuro incerto

Quanto ao futuro do artesanato algarvio, Susana não esconde o cepticismo. “Espero que melhore, mas não sei. Artesãos mais antigos, como os latoeiros, estão a desaparecer. Os jovens já não se interessam.” A resistência ao novo é outro obstáculo crescente. “As pessoas estão habituadas ao que sempre viram. Quando veem algo diferente, não o reconhecem como artesanato. Têm medo da diferença.”

Apesar de tudo, Susana não desiste. Tal como muitos outros artesãos, mantém viva a tradição e faz da sua paixão uma forma de vida.

Marta Santos / Henrique Dias Freire

Leia também: Especialista avisa: não compre pêssegos no supermercado se estiverem assim e esta é a razão

Mulher de baixa médica. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Está de baixa médica? Sair de casa nestes dois horários exige autorização do médico

19:40 23 Setembro, 2026 16:54 23 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Quem recebe subsídio de doença tem deveres específicos para cumprir e uma saída de casa sem justificação pode levar à suspensão da prestação

Algarve

Homem de 58 anos encontrado sem vida na praia do Pintadinho em Lagoa

07:00 24 Setembro, 2026 06:35 24 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Meios de emergência foram mobilizados depois de um popular ter dado o alerta para um corpo a flutuar junto à praia

Cultura Europe Direct Algarve

Luísa Sobral reúne clubes de leitura em Sevilha em encontro dedicado à literatura portuguesa

07:45 24 Setembro, 2026 07:17 24 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Mais de 80 pessoas participaram, em Sevilha, num encontro dedicado ao primeiro romance de Luísa Sobral e à sua tradução espanhola

Kit de emergência. Crédito: Freepik
Europa Nacional

Governo britânico aconselha famílias a terem este kit em casa para emergências: veja o que recomenda a Proteção Civil em Portugal

21:00 23 Setembro, 2026 18:52 23 Setembro, 2026 | João Luís

O Governo britânico recomenda às famílias um kit de emergência. Proteção Civil portuguesa faz recomendações semelhantes

Opinião

Não íamos depressa. Eles é que iam devagar | Por Ana Alexandra Resende

07:30 24 Setembro, 2026 20:28 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Se é para viajar assim, ou ficar parado no trânsito a olhar para uma ponte à qual nunca mais se chega, ao menos que seja com música boa"

Algarve Cultura Desporto Gastronomia

Algarve assinala Dia Mundial do Turismo com inovação, natureza e sabores da região

08:04 24 Setembro, 2026 08:04 24 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Programa reúne natureza, vinhos, cultura, gastronomia e inovação, com iniciativas distribuídas por vários concelhos algarvios

Algarve Cultura

Faro recebe música, tradição académica e convívio na Receção ao Caloiro até sábado

07:15 24 Setembro, 2026 07:00 24 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Quinta-feira é dedicada às tunas académicas, enquanto sexta e sábado recebem artistas e DJ em vários estilos musicais

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva em ‘todo o lado’ e ventos fortes: segunda depressão em menos de 7 dias chega nesta data e estas são as regiões mais afetadas

17:30 23 Setembro, 2026 15:20 23 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

De acordo com a Meteored, os Açores serão os primeiros a sentir os efeitos, mas as frentes associadas poderão depois levar chuva a todo o continente

Opinião Política

Governar à moda de Olhão em Faro é que não | Por Rodrigo Borges de Freitas

14:55 23 Setembro, 2026 14:55 23 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Faro não precisa de mais episódios de braço de ferro. Precisa de quem saiba fazer, com verdade, com dedicação e com mérito, não com chantagem, e muito menos com falta de democracia"

Entrada do Centro de Emprego.
Nacional

Trabalha ou está desempregado? Este apoio do IEFP pode chegar aos 500 euros para pagar formação

20:00 23 Setembro, 2026 04:06 24 Setembro, 2026 | João Luís

Cheque-Formação do IEFP pode apoiar trabalhadores com até 175 euros e desempregados com até 500 euros para formação profissional.

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí uma “ciclogénese explosiva”: depressão chega a Portugal com chuva forte e rajadas até 75 km/h e esta vai ser a região afetada

21:30 22 Setembro, 2026 19:23 22 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma depressão vai aprofundar-se rapidamente no Atlântico Norte e levar uma frente fria aos Açores, de acordo com a Meteored

Algarve Saúde

Estrangeiros deixam 1,23 milhões de euros por pagar nas urgências do Algarve e IGAS recomenda cobrança à entrada

15:10 23 Setembro, 2026 14:48 23 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

1,23 milhões de euros relativos a cuidados prestados a estrangeiros ficaram por cobrar nos hospitais do Algarve em apenas dois anos

Tech

Tem este telemóvel antigo guardado numa gaveta? Há exemplares que já ultrapassaram os milhares de euros

22:00 20 Setembro, 2026 14:37 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Alguns aparelhos que muitos portugueses ainda podem ter esquecidos em casa, como um telemóvel, tornaram-se peças procuradas por colecionadores

Reunião de condomínio. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Paga 60 euros de condomínio? Saiba quanto deve ser reservado para futuras obras

20:40 23 Setembro, 2026 17:03 23 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Condomínios têm de constituir uma reserva para a conservação do edifício e a lei estabelece uma contribuição mínima para cada proprietário

Auto Saúde

Vai renovar a carta de condução? O seu médico de família pode recusar passar o atestado nestes casos

21:00 21 Setembro, 2026 16:09 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Ter médico de família não significa que este seja sempre obrigado a emitir o atestado necessário para a carta de condução

Idosos a verificar contas.
Economia

Segurança Social deixa novo aviso e há pensionistas que podem ficar sem pagamento dentro de semanas

09:00 21 Setembro, 2026 12:16 21 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Ainda há quem não tenha tratado deste passo obrigatório e as consequências podem começar a sentir-se em breve

Mulher de baixa médica. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Está de baixa médica? Sair de casa nestes dois horários exige autorização do médico

19:40 23 Setembro, 2026 16:54 23 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Quem recebe subsídio de doença tem deveres específicos para cumprir e uma saída de casa sem justificação pode levar à suspensão da prestação

Algarve

Homem de 58 anos encontrado sem vida na praia do Pintadinho em Lagoa

07:00 24 Setembro, 2026 06:35 24 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Meios de emergência foram mobilizados depois de um popular ter dado o alerta para um corpo a flutuar junto à praia

Cultura, Europe Direct Algarve

Luísa Sobral reúne clubes de leitura em Sevilha em encontro dedicado à literatura portuguesa

07:45 24 Setembro, 2026 07:17 24 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Mais de 80 pessoas participaram, em Sevilha, num encontro dedicado ao primeiro romance de Luísa Sobral e à sua tradução espanhola

Kit de emergência. Crédito: Freepik
Europa, Nacional

Governo britânico aconselha famílias a terem este kit em casa para emergências: veja o que recomenda a Proteção Civil em Portugal

21:00 23 Setembro, 2026 18:52 23 Setembro, 2026 | João Luís

O Governo britânico recomenda às famílias um kit de emergência. Proteção Civil portuguesa faz recomendações semelhantes

Opinião

Não íamos depressa. Eles é que iam devagar | Por Ana Alexandra Resende

07:30 24 Setembro, 2026 20:28 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Se é para viajar assim, ou ficar parado no trânsito a olhar para uma ponte à qual nunca mais se chega, ao menos que seja com música boa"

Algarve, Cultura, Desporto, Gastronomia

Algarve assinala Dia Mundial do Turismo com inovação, natureza e sabores da região

08:04 24 Setembro, 2026 08:04 24 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Programa reúne natureza, vinhos, cultura, gastronomia e inovação, com iniciativas distribuídas por vários concelhos algarvios

Algarve, Cultura

Faro recebe música, tradição académica e convívio na Receção ao Caloiro até sábado

07:15 24 Setembro, 2026 07:00 24 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Quinta-feira é dedicada às tunas académicas, enquanto sexta e sábado recebem artistas e DJ em vários estilos musicais

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva em ‘todo o lado’ e ventos fortes: segunda depressão em menos de 7 dias chega nesta data e estas são as regiões mais afetadas

17:30 23 Setembro, 2026 15:20 23 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

De acordo com a Meteored, os Açores serão os primeiros a sentir os efeitos, mas as frentes associadas poderão depois levar chuva a todo o continente

Opinião, Política

Governar à moda de Olhão em Faro é que não | Por Rodrigo Borges de Freitas

14:55 23 Setembro, 2026 14:55 23 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Faro não precisa de mais episódios de braço de ferro. Precisa de quem saiba fazer, com verdade, com dedicação e com mérito, não com chantagem, e muito menos com falta de democracia"

Entrada do Centro de Emprego.
Nacional

Trabalha ou está desempregado? Este apoio do IEFP pode chegar aos 500 euros para pagar formação

20:00 23 Setembro, 2026 04:06 24 Setembro, 2026 | João Luís

Cheque-Formação do IEFP pode apoiar trabalhadores com até 175 euros e desempregados com até 500 euros para formação profissional.

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí uma “ciclogénese explosiva”: depressão chega a Portugal com chuva forte e rajadas até 75 km/h e esta vai ser a região afetada

21:30 22 Setembro, 2026 19:23 22 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma depressão vai aprofundar-se rapidamente no Atlântico Norte e levar uma frente fria aos Açores, de acordo com a Meteored

Algarve, Saúde

Estrangeiros deixam 1,23 milhões de euros por pagar nas urgências do Algarve e IGAS recomenda cobrança à entrada

15:10 23 Setembro, 2026 14:48 23 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

1,23 milhões de euros relativos a cuidados prestados a estrangeiros ficaram por cobrar nos hospitais do Algarve em apenas dois anos

Tech

Tem este telemóvel antigo guardado numa gaveta? Há exemplares que já ultrapassaram os milhares de euros

22:00 20 Setembro, 2026 14:37 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Alguns aparelhos que muitos portugueses ainda podem ter esquecidos em casa, como um telemóvel, tornaram-se peças procuradas por colecionadores

Reunião de condomínio. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Paga 60 euros de condomínio? Saiba quanto deve ser reservado para futuras obras

20:40 23 Setembro, 2026 17:03 23 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Condomínios têm de constituir uma reserva para a conservação do edifício e a lei estabelece uma contribuição mínima para cada proprietário

Auto, Saúde

Vai renovar a carta de condução? O seu médico de família pode recusar passar o atestado nestes casos

21:00 21 Setembro, 2026 16:09 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Ter médico de família não significa que este seja sempre obrigado a emitir o atestado necessário para a carta de condução

Idosos a verificar contas.
Economia

Segurança Social deixa novo aviso e há pensionistas que podem ficar sem pagamento dentro de semanas

09:00 21 Setembro, 2026 12:16 21 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Ainda há quem não tenha tratado deste passo obrigatório e as consequências podem começar a sentir-se em breve

Últimas Notícias

  • Algarve assinala Dia Mundial do Turismo com inovação, natureza e sabores da região
    Algarve assinala Dia Mundial do Turismo com inovação, natureza e sabores da região
  • Luísa Sobral reúne clubes de leitura em Sevilha em encontro dedicado à literatura portuguesa
    Luísa Sobral reúne clubes de leitura em Sevilha em encontro dedicado à literatura portuguesa
  • Faro recebe música, tradição académica e convívio na Receção ao Caloiro até sábado
    Faro recebe música, tradição académica e convívio na Receção ao Caloiro até sábado
  • Homem de 58 anos encontrado sem vida na praia do Pintadinho em Lagoa
    Homem de 58 anos encontrado sem vida na praia do Pintadinho em Lagoa
  • Governo britânico aconselha famílias a terem este kit em casa para emergências: veja o que recomenda a Proteção Civil em Portugal
    Governo britânico aconselha famílias a terem este kit em casa para emergências: veja o que recomenda a Proteção Civil em Portugal

Opinião

  • Não íamos depressa. Eles é que iam devagar | Por Ana Alexandra Resende
    Não íamos depressa. Eles é que iam devagar | Por Ana Alexandra Resende
  • Portugueses entre os que enfrentam maior esforço fiscal para abastecer o depósito
    Portugueses entre os que enfrentam maior esforço fiscal para abastecer o depósito
  • Governar à moda de Olhão em Faro é que não | Por Rodrigo Borges de Freitas
    Governar à moda de Olhão em Faro é que não | Por Rodrigo Borges de Freitas

Europe Direct Algarve

  • Luísa Sobral reúne clubes de leitura em Sevilha em encontro dedicado à literatura portuguesa
    Luísa Sobral reúne clubes de leitura em Sevilha em encontro dedicado à literatura portuguesa
  • Algarve 2030 mobiliza mais de 10 milhões para novas infraestruturas da UAlg em Portimão e Faro
    Algarve 2030 mobiliza mais de 10 milhões para novas infraestruturas da UAlg em Portimão e Faro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento