Após sete anos de atividade, o restaurante Essência, conhecido pela sua localização privilegiada na Praia de Manta Rota, serviu a sua última refeição a 7 de janeiro de 2025. O espaço, que se tornou um ponto de referência gastronómico no Algarve, encerrou as portas, mas não sem antes anunciar uma nova fase para os seus clientes.
Do sucesso à consagração
O restaurante Essência iniciou a sua jornada em 2018, em Vila Nova de Cacela, mas rapidamente se destacou e levou os proprietários a procurar um espaço maior. No ano seguinte, em 2019, o estabelecimento transferiu-se para Manta Rota, onde conquistou clientes nacionais e estrangeiros.
A pandemia de Covid-19 trouxe desafios inesperados, forçando vários encerramentos temporários. Em 2020, o restaurante reabriu para a época de verão, mas acabou por fechar novamente no outono devido às restrições sanitárias. Só em 2022 retomou a atividade de forma mais consistente, funcionando até ao início de 2025, quando encerrou definitivamente.
Neste momento, os clientes habituais do Essência que ali iam almoçar depois de uma manhã de praia, em Manta Rota, terão de aguardar a abertura de um novo restaurante no espaço onde durante vários anos se comeu muito arroz de marisco.
A 7 de janeiro, o Essência serviu as últimas doses de arroz de marisco, mas aqueles que não tiveram oportunidade de se despedir do famoso prato vão poder continuar a comê-lo, ainda que num outro sítio. Ainda assim, sempre com a mesma receita.
Nova morada, mesmo compromisso
Apesar do adeus a Manta Rota, os proprietários garantem que esta não é uma despedida definitiva. Em fevereiro de 2025, irão inaugurar um novo restaurante, chamado Al.fama, localizado no número 15 da Rua Infante Dom Henrique, em Cabanas de Tavira. Nas redes sociais, a gerência do Essência deixou uma mensagem emotiva: “Connosco levamos boas memórias e a promessa de continuar com a mesma qualidade no serviço e simpatia. Não será o fim do livro, mas sim o fim de um capítulo que nunca esqueceremos”.
Com a abertura do Al.fama, os clientes que se habituaram a saborear o arroz de marisco, os filetes de robalo com açorda de gambas e as amêijoas à bulhão pato poderão agora descobrir novas especialidades em Cabanas de Tavira.
Leia também: Conheça o método holandês para secar roupa em tempo recorde sem precisar de máquina