Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto ADN
Algarve, Política

Parques de estacionamento e mobilidade elétrica no centro das propostas do ADN em Faro

José Freitas de Oliveira garante que parques modulares e aplicação ‘smartparking’ são medidas exequíveis para Faro a curto prazo

18:50 1 Outubro, 2025 18:52 1 Outubro, 2025 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O candidato independente do Alternativa Democrática Nacional (ADN) à Câmara de Faro defendeu esta quarta-feira a criação de parques de estacionamento para resolver “problemas de mobilidade” na cidade, assumindo que a medida eleitoral é exequível a curto prazo.

“É uma proposta eleitoral fácil de concretizar num curto espaço de tempo e que resolve um problema que se arrasta há anos e que afeta quem reside e trabalha na cidade”, disse José Freitas de Oliveira.

Em declarações à agência Lusa, o cabeça de lista do ADN à presidência da Câmara da capital algarvia apontou a mobilidade como uma das principais preocupações da sua candidatura, juntamente com a falta de habitação acessível e a segurança do espaço público.

Para José Freitas de Oliveira, a criação de parques de estacionamento na periferia da cidade, “certamente, iria tirar muitos carros do centro e facilitava a entrada e saída de quem trabalha em Faro”.

Para o cabeça de lista do ADN, a mobilidade é “um problema que pode ser resolvido de forma criativa”, ao contrário da habitação, que reconhece como “mais difícil de enfrentar” de imediato.

“A nossa proposta passa por criar parques de estacionamento, modulares e verticais em terrenos municipais e particulares que estão devolutos, mediante acordo com os proprietários, garantindo benefícios financeiros para os mesmos”, apontou.

Para o candidato, as medidas são “exequíveis a curto prazo” e permitirão resolver um problema “que se tem agravado nos últimos anos” e que prejudica residentes, trabalhadores e turistas.

“Os espaços de estacionamento teriam ligação ao centro da cidade, através do reforço da rede de transportes rodoviários urbanos”, realçou.

Para José Freitas de Oliveira, as propostas para a mobilidade passam também pela criação de uma aplicação, designada por ‘smartparking’, destinada aos utilizadores de veículos elétricos.

“Faro não tem acompanhado a evolução do mercado dos veículos elétricos e, neste momento, não tem capacidade para que as pessoas, residentes e turistas, possam efetuar carregamentos em vários pontos do concelho”, notou.

Segundo o candidato, a aplicação informática serviria “para ajudar os utilizadores desses veículos a identificar lugares disponíveis em tempo real”.

“São soluções fáceis de implementar e que ajudam a resolver o problema da mobilidade numa cidade que se quer moderna e apelativa”, concluiu.

Além de José Freitas de Oliveira, candidatam-se à Câmara de Faro nas eleições autárquicas do próximo dia 12 Cristóvão Norte (“Faro Capital de Confiança”, coligação PSD/IL/CDS-PP/PAN/MPT), António Miguel Pina (PS), Adriana Marques Silva (Livre), Duarte Baltazar (CDU – coligação PCP/PEV), José Moreira (BE), Pedro Oliveira (Volt Portugal) e Pedro Pinto (Chega).

Em 2021, a coligação liderada pelo PSD venceu as autárquicas, elegendo seis dos nove mandatos em disputa, enquanto o PS ficou na segunda posição, garantindo os restantes três eleitos. A CDU, que ficou em terceiro lugar, e o Chega, em quarto, não elegeram qualquer vereador.

Leia também: Saiba em que dia muda a hora em Portugal e terá de atrasar o seu relógio

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Casal de reformados sorridente em frente ao computador. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Já se encontra na reforma? Saiba qual o mecanismo legal que pode aumentar o valor da pensão

07:00 19 Julho, 2026 17:02 19 Julho, 2026 | João Luís

Quem já está reformado pode, em alguns casos, aumentar o valor da pensão: veja como funciona este mecanismo legal

Mota despistada.
Algarve

Algarvio a viver na Suíça volta a casa para umas férias e morre após despiste de mota a caminho da Praia Verde

18:50 19 Julho, 2026 19:24 19 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Homem de 30 anos, natural de Castro Marim e emigrado na Suíça, morreu após um despiste de mota quando seguia em direção à Praia Verde

Algarve Cultura

Olhão recebe dois dias de jazz ao pôr do sol junto à Ria Formosa

16:00 19 Julho, 2026 14:15 19 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Júlio Resende, Áurea, Orquestra de Jazz do Algarve e Sara Badalo atuam na primeira edição do Olhão South Jazz, junto à Ria Formosa

Falésia.
Nacional

Pescador de 57 anos caiu de uma falésia com 100 metros de altura no sul do país e está vivo

19:20 19 Julho, 2026 18:33 19 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Aos 57 anos de idade, um pescador sobreviveu a uma queda de cerca de 100 metros numa falésia junto à Zambujeira do Mar

Vespas no jardim. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Nem vinagre nem inseticidas: este truque barato pode ajudar a afastar as vespas do jardim no verão

21:00 19 Julho, 2026 17:04 19 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Há um método simples, económico e sem venenos para afastar vespas que está a chamar a atenção de especialistas em jardinagem

Tempo nublado. Crédito: Freepik
Tempo

O tempo vai voltar a mudar: calor até 39 ºC durante dois dias e depois há possibilidade de chuva

16:10 19 Julho, 2026 15:22 19 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Os modelos apontam para uma nova descida dos termómetros e não excluem o regresso da chuva no próximo fim de semana

Algarve Cultura Gastronomia

Cinco noites de sabores e concertos animam a Feira Arte Doce em Lagos

09:00 19 Julho, 2026 11:04 14 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Marisa Liz, Matias Damásio, Dino D’Santiago, Carlão e Ana Moura encabeçam o cartaz da 37.ª Feira Arte Doce, em Lagos

Bagagem no aeroporto. Crédito: Freepik AI
Tech Vida & Lazer

Vai viajar de avião? Este objeto comum nunca deve ir na bagagem de porão

18:40 19 Julho, 2026 15:29 19 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Incidentes relacionados com baterias de lítio estão a aumentar e algumas companhias aéreas já reforçaram as restrições para quem vai viajar de avião

Homem a abastecer o carro num posto de combustível.
Auto Economia

Gasóleo sobe em força esta segunda-feira: quem abastecer hoje pode poupar vários euros

15:00 19 Julho, 2026 14:36 19 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Veja quanto deverá passar a pagar pelo gasóleo e pela gasolina

Praia cheia de turistas. Crédito: Freepik
Algarve Economia Nacional

Adeus Algarve? Os portugueses têm um novo destino favorito para as férias de verão

18:50 17 Julho, 2026 16:19 17 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um novo estudo revela uma mudança nas preferências dos portugueses para as férias de verão e o Algarve perdeu a liderança

Ladrão a fugir com telemóvel roubado. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional Tech

Roubaram-lhe o telemóvel? Saiba os passos ‘urgentes’ a seguir para proteger o dinheiro

18:00 19 Julho, 2026 18:39 15 Julho, 2026 | João Luís

Um telemóvel roubado pode dar acesso a bancos, MB WAY, e-mail e palavras-passe. Veja o que deve bloquear nos primeiros minutos

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Vai cortar melancia? Este erro pode aumentar o risco de intoxicação alimentar

20:20 18 Julho, 2026 19:37 18 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A faca pode transportar bactérias da casca para o interior da fruta, sobretudo quando a melancia não é lavada corretamente

Espada-de-São-Jorge. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Espada de São Jorge: saiba quando deve regar esta planta para a manter saudável

09:30 18 Julho, 2026 12:53 15 Julho, 2026 | João Luís

A Espada de São Jorge é resistente e exige poucos cuidados, mas a rega certa pode fazer toda a diferença para a manter viçosa

Cultura

Diego Miranda, presença habitual no Algarve, atua pela 10.ª vez no Tomorrowland

11:30 18 Julho, 2026 09:56 18 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Com fortes ligações profissionais e pessoais ao Algarve, o DJ regressa ao Tomorrowland como o português com mais participações no festival

Bandeira de Espanha.
Europa Saúde

Espanha decreta alerta por vírus transmitido por mosquitos nestes concelhos junto ao Algarve

18:30 17 Julho, 2026 16:29 17 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A circulação do vírus foi confirmada através de armadilhas instaladas na Andaluzia, região que faz fronteira com Portugal

Idosa à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva para estas regiões: prepare-se para o ‘mau tempo’ que já tem data marcada

16:50 17 Julho, 2026 10:51 17 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Entre chuva, abertas e uma mudança prevista para a próxima semana, o tempo prepara-se para surpreender nos próximos dias

Casal de reformados sorridente em frente ao computador. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Já se encontra na reforma? Saiba qual o mecanismo legal que pode aumentar o valor da pensão

07:00 19 Julho, 2026 17:02 19 Julho, 2026 | João Luís

Quem já está reformado pode, em alguns casos, aumentar o valor da pensão: veja como funciona este mecanismo legal

Mota despistada.
Algarve

Algarvio a viver na Suíça volta a casa para umas férias e morre após despiste de mota a caminho da Praia Verde

18:50 19 Julho, 2026 19:24 19 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Homem de 30 anos, natural de Castro Marim e emigrado na Suíça, morreu após um despiste de mota quando seguia em direção à Praia Verde

Algarve, Cultura

Olhão recebe dois dias de jazz ao pôr do sol junto à Ria Formosa

16:00 19 Julho, 2026 14:15 19 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Júlio Resende, Áurea, Orquestra de Jazz do Algarve e Sara Badalo atuam na primeira edição do Olhão South Jazz, junto à Ria Formosa

Falésia.
Nacional

Pescador de 57 anos caiu de uma falésia com 100 metros de altura no sul do país e está vivo

19:20 19 Julho, 2026 18:33 19 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Aos 57 anos de idade, um pescador sobreviveu a uma queda de cerca de 100 metros numa falésia junto à Zambujeira do Mar

Vespas no jardim. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Nem vinagre nem inseticidas: este truque barato pode ajudar a afastar as vespas do jardim no verão

21:00 19 Julho, 2026 17:04 19 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Há um método simples, económico e sem venenos para afastar vespas que está a chamar a atenção de especialistas em jardinagem

Tempo nublado. Crédito: Freepik
Tempo

O tempo vai voltar a mudar: calor até 39 ºC durante dois dias e depois há possibilidade de chuva

16:10 19 Julho, 2026 15:22 19 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Os modelos apontam para uma nova descida dos termómetros e não excluem o regresso da chuva no próximo fim de semana

Algarve, Cultura, Gastronomia

Cinco noites de sabores e concertos animam a Feira Arte Doce em Lagos

09:00 19 Julho, 2026 11:04 14 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Marisa Liz, Matias Damásio, Dino D’Santiago, Carlão e Ana Moura encabeçam o cartaz da 37.ª Feira Arte Doce, em Lagos

Bagagem no aeroporto. Crédito: Freepik AI
Tech, Vida & Lazer

Vai viajar de avião? Este objeto comum nunca deve ir na bagagem de porão

18:40 19 Julho, 2026 15:29 19 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Incidentes relacionados com baterias de lítio estão a aumentar e algumas companhias aéreas já reforçaram as restrições para quem vai viajar de avião

Homem a abastecer o carro num posto de combustível.
Auto, Economia

Gasóleo sobe em força esta segunda-feira: quem abastecer hoje pode poupar vários euros

15:00 19 Julho, 2026 14:36 19 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Veja quanto deverá passar a pagar pelo gasóleo e pela gasolina

Praia cheia de turistas. Crédito: Freepik
Algarve, Economia, Nacional

Adeus Algarve? Os portugueses têm um novo destino favorito para as férias de verão

18:50 17 Julho, 2026 16:19 17 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um novo estudo revela uma mudança nas preferências dos portugueses para as férias de verão e o Algarve perdeu a liderança

Ladrão a fugir com telemóvel roubado. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional, Tech

Roubaram-lhe o telemóvel? Saiba os passos ‘urgentes’ a seguir para proteger o dinheiro

18:00 19 Julho, 2026 18:39 15 Julho, 2026 | João Luís

Um telemóvel roubado pode dar acesso a bancos, MB WAY, e-mail e palavras-passe. Veja o que deve bloquear nos primeiros minutos

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Vai cortar melancia? Este erro pode aumentar o risco de intoxicação alimentar

20:20 18 Julho, 2026 19:37 18 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A faca pode transportar bactérias da casca para o interior da fruta, sobretudo quando a melancia não é lavada corretamente

Espada-de-São-Jorge. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Espada de São Jorge: saiba quando deve regar esta planta para a manter saudável

09:30 18 Julho, 2026 12:53 15 Julho, 2026 | João Luís

A Espada de São Jorge é resistente e exige poucos cuidados, mas a rega certa pode fazer toda a diferença para a manter viçosa

Cultura

Diego Miranda, presença habitual no Algarve, atua pela 10.ª vez no Tomorrowland

11:30 18 Julho, 2026 09:56 18 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Com fortes ligações profissionais e pessoais ao Algarve, o DJ regressa ao Tomorrowland como o português com mais participações no festival

Bandeira de Espanha.
Europa, Saúde

Espanha decreta alerta por vírus transmitido por mosquitos nestes concelhos junto ao Algarve

18:30 17 Julho, 2026 16:29 17 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A circulação do vírus foi confirmada através de armadilhas instaladas na Andaluzia, região que faz fronteira com Portugal

Idosa à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva para estas regiões: prepare-se para o ‘mau tempo’ que já tem data marcada

16:50 17 Julho, 2026 10:51 17 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Entre chuva, abertas e uma mudança prevista para a próxima semana, o tempo prepara-se para surpreender nos próximos dias

Últimas Notícias

  • Nem vinagre nem inseticidas: este truque barato pode ajudar a afastar as vespas do jardim no verão
    Nem vinagre nem inseticidas: este truque barato pode ajudar a afastar as vespas do jardim no verão
  • Pescador de 57 anos caiu de uma falésia com 100 metros de altura no sul do país e está vivo
    Pescador de 57 anos caiu de uma falésia com 100 metros de altura no sul do país e está vivo
  • Algarvio a viver na Suíça volta a casa para umas férias e morre após despiste de mota a caminho da Praia Verde
    Algarvio a viver na Suíça volta a casa para umas férias e morre após despiste de mota a caminho da Praia Verde
  • Vai viajar de avião? Este objeto comum nunca deve ir na bagagem de porão
    Vai viajar de avião? Este objeto comum nunca deve ir na bagagem de porão
  • Roubaram-lhe o telemóvel? Saiba os passos ‘urgentes’ a seguir para proteger o dinheiro
    Roubaram-lhe o telemóvel? Saiba os passos ‘urgentes’ a seguir para proteger o dinheiro

Opinião

  • Cérebro e coluna: envelhecem juntos, protegem-se juntos | Por Carla Reizinho
    Cérebro e coluna: envelhecem juntos, protegem-se juntos | Por Carla Reizinho
  • Que Ensino para que Escola? | Por José Figueiredo Santos
    Que Ensino para que Escola? | Por José Figueiredo Santos
  • Hemodiálise em férias: Um direito que não deve tirar férias | Por Cristina Pires
    Hemodiálise em férias: Um direito que não deve tirar férias | Por Cristina Pires

Europe Direct Algarve

  • Ryanair divulgou uma lista de 16 aeroportos onde há longas filas no controlo de passaportes e Faro ficou de fora
    Ryanair divulgou uma lista de 16 aeroportos onde há longas filas no controlo de passaportes e Faro ficou de fora
  • Chat Control volta a dividir a Europa: o que está em causa na ‘polémica’ ferramenta
    Chat Control volta a dividir a Europa: o que está em causa na ‘polémica’ ferramenta
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal