A curta-metragem ganhou vários prémios e seleções de prestígio para festivais de cinema em todo o mundo.
O filme já teve impacto no cenário internacional, com reconhecimento de festivais de cinema em Los Angeles, São Francisco, Los Angeles, Escócia e Inglaterra, inclusive ganhando um Prémio de Mérito no Impact Docs Award.
“No Algarve encontra-se uma laranja surpreendentemente doce e suculenta, considerada uma das melhores do mundo. Mas a produção é atormentada pelo comércio, pela monocultura e pelo uso de pesticidas. Isso representa um perigo imediato para toda a vida ao seu redor. Atualmente, apenas cerca de 1% de todas as laranjas do Algarve são orgânicas. O Algarve fica para trás em relação às regiões do norte de Portugal, onde as vinhas e os produtores de azeitonas estão em rápida transição para a agricultura biológica”, explica Sebastiaan Opschoor.






Na opinião do realizador, “esperamos que com este filme possamos inspirar outros agricultores orgânicos a mudar para a agricultura orgânica. Eles não precisam fazer uma reviravolta completa, mas se cada agricultor dedicar 10 a 25% de suas terras à agricultura orgânica, isso significará uma grande vitória. É também importante que os consumidores peçam laranjas biológicas nas lojas e nos mercados semanais de Portugal. Se houver procura, a oferta virá”.
A curta-metragem é um projeto comunitário, pago do próprio bolso e produzido por Matteo Rovetti da Algarve Food Experience e da Pash Marketing Agency. A pós-produção foi feita por Pim Gelevert na Holanda.
Em Portugal, “A Vida Laranja do Algarve” vai ser exibido no Canal Cultura, o canal de televisão em streaming que estará disponível online a partir de março deste ano.