O projeto social inovador assenta num portal online que traz um conjunto de ferramentas capazes de auxiliar no desenvolvimento pessoal, financeiro e, principalmente, no desenvolvimento profissional dos seus membros.
O portal conta com um serviço de streaming com acesso a conteúdo em vídeo, um sistema de pesquisa de ofertas de emprego que utiliza inteligência artificial, e até uma ferramenta para construção de currículos. A nova fase do portal, que foi lançada a 12 de dezembro de 2022, promete, ainda, ajudar imigrantes no processo de recolocação profissional em Portugal, de forma 100% gratuita.
Para além do acesso a conteúdos em vídeo especialmente curados pelos especialistas da RestartUs, os membros vão poder adquirir certificados pelos conhecimentos obtidos, que podem anexar ao seu currículo. A recompensa oferecida em moedas digitais aos seus membros, por completarem diferentes tarefas no portal, permite não só um aumento dos seus poderes de compra, mas, também, acesso a produtos e serviços essenciais com descontos significativos num marketplace integrado no mesmo portal. A solução promete resolver as principais dores dos imigrantes num só lugar de fácil e rápido acesso.
O grande diferencial deste lançamento foca-se na recolocação profissional de imigrantes brasileiros em Portugal. O portal conta agora com conteúdo em vídeo para apoio à imigração, uma ferramenta para os seus membros produzirem o seu currículo facilmente e um motor de pesquisa que lhes apresentará as ofertas de emprego disponibilizadas online no país, com recurso a inteligência artificial.
Portugal apresenta mais de 750 mil estrangeiros a viver no país, sendo que, segundo o SEF, em 2022, 30,8% deste número correspondia a brasileiros. A crescente procura de Portugal como novo lar para milhares de brasileiros leva a que os recursos limitados deste país não consigam prestar auxílio a todos. A RestartUs relança, assim, o seu portal, como uma resposta a uma necessidade iminente de arranjar meios e estratégias para melhorar e facilitar a migração de brasileiros que procuram mudar as suas vidas.
O projeto conta com parceiros importantes do terceiro setor em Portugal, como a Mentes Brilhantes, a Inspiring Future, a Reshape e a Confiar Portugal.
Segundo Filipe Cordeiro, COO da RestartUs em Portugal “esta iniciativa vem revolucionar o setor social e trazer uma nova perspetiva de impacto, capacitação e requalificação profissional, através da gamificação e utilização de moedas digitais de uma forma única, onde o que se pretende é movimentar a economia da vida real e não apenas estar na economia especulativa típica das criptomoedas”.
Com a sua sede em Portugal, situada em Vila Nova de Gaia, incubados na Unlimit, a RestartUs é uma startup de impacto social. Foi fundada na Austrália por um casal de empreendedores e ativistas sociais que têm como propósito ter um impacto real nas municipalidades, melhorando a qualidade de vida dos trabalhadores e comunidades, levando justiça social e económica, através do acesso real às oportunidades e inclusão na economia formal. Segundo o CEO e Cofundador Gregório Salles, “a RestartUs tem, no seu DNA, o impacto social e procura, definitivamente, diferenciar-se das empresas atuais de internet, conhecidas como Big Techs, que praticam o chamado “capitalismo de plataforma”. Acreditamos em soluções que melhorem a vida urbana e as relações de trabalho já que tecnologia inclusiva e cidades inteligentes serão a chave para os desafios da nova ordem económica do mundo. Os imigrantes e a sua força de trabalho são uma peça fundamental nessa dinâmica”.