O Reino Unido vai começar a produzir camiões elétricos movidos a hidrogénio, com 500 quilómetros de autonomia, cujo depósito pode ser reabastecido até à capacidade total em 10 minutos.
Com a preocupação a aumentar à escala mundial no que diz respeito ao aquecimento global, cada vez mais surgem alternativas aos veículos movidos a combustíveis fósseis.
A Tevva, uma empresa com sede britânica, anunciou no fim de junho o lançamento do primeiro veículo pesado de transporte de mercadorias com células de combustível de hidrogénio a ser fabricado, concebido e produzido em massa no Reino Unido.
A empresa com sede em Essex acrescentou um sistema de células de combustível de hidrogénio aos veículos pesados de alta velocidade movidos a bateria elétrica, o que faz com que seja uma solução com zero emissões de carbono para a atmosfera terrestre.
“O hidrogénio tem sido utilizado com segurança em autocarros e outros veículos em mais de vinte países e tem uma densidade de energia mais elevada do que as baterias de iões de lítio ou mesmo diesel”, o que faz com que seja particularmente atrativo para utilização em veículos comerciais de maiores dimensões, lê-se no comunicado da empresa.
O sistema de células de combustível de hidrogénio faz com que a Tevva forneça soluções de zero emissões “que funcionarão para a esmagadora maioria dos operadores de frotas numa série de indústrias e setores”.
Como funciona?
O sistema de células de hidrogénio abastece a bateria, aumentando a autonomia do veículo e permitindo ao camião transportar cargas mais pesadas ao longo de distâncias mais longas.
O camião elétrico a hidrogénio, que pesa 7,5 toneladas, “satisfaz confortavelmente os ciclos de trabalho exigentes para quase todos os casos de utilização”, já que tem uma autonomia de cerca de 500 quilómetros e que oferece segurança, graças à garantia de fiabilidade e segurança da tecnologia.
Segundo a nota da empresa, “é crucial que o reabastecimento de hidrogénio demore um tempo semelhante ao do reabastecimento de camiões a diesel (5-20 minutos)”.
A dupla utilização de fontes de energia elétrica e de hidrogénio, é uma mais-valia à medida que a transição para longe dos combustíveis fósseis e a descarbonização da indústria dos transportes continua.
Em 2019, os veículos pesados de mercadorias contribuíram com 18% das emissões de gases com efeito de estufa do Reino Unido no setor dos transportes, de acordo com o Governo britânico.
“Estamos entusiasmados por lançar o nosso veículo pesado de transporte de mercadorias elétrico movido a hidrogénio, que representa um momento marcante para a Tevva e para o fabrico no Reino Unido. Acreditamos firmemente que o futuro dos combustíveis pós-fósseis, que se aproxima rapidamente, verá uma nova gama de tecnologias e combustíveis ocupar um lugar central na indústria dos transportes”, disse o CEO e fundador da Tevva, Asher Bennett.
“Ao abraçarmos o hidrogénio, estamos a proteger-nos do futuro, aos nossos clientes e às indústrias e comunidades em que operam. Combinado com o nosso empenho no serviço ao cliente, acreditamos que o camião elétrico a hidrogénio de Tevva será uma escolha popular para operadores de frotas em todo o Reino Unido, Europa e eventualmente América do Norte”, continuou.
- Texto: SIC Notícias, televisão parceira do POSTAL