Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Sofia Prazeres e Dominika Gorecka - Fotos D.R.
Desporto

Ténis: Duas duplas portuguesas com medalhas asseguradas no Campeonato do Mundo Individual de Veteranos

Com uma final 100% portuguesa no horizonte, as duas duplas “da casa” apontam, para já, a vitórias nas meias-finais.

10:13 9 Agosto, 2022 10:14 9 Agosto, 2022 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Sofia Prazeres, Dominika Gorecka, Inês Moura e Patrícia Couto garantiram, esta segunda-feira, as primeiras medalhas para jogadores portugueses no Campeonato do Mundo Individual de Veteranos, com vitórias no quadro de pares femininos +30 do torneio que a Federação Portuguesa de Ténis e a Federação Internacional de Ténis organizam entre 6 e 13 de agosto.

Numa jornada muito preenchida, Sofia Prazeres e Dominika Gorecka — que na última semana ajudaram a seleção portuguesa de +45 a concluir o mundial de equipas na oitava posição — estrearam-se no escalão de +30 com uma vitória muito autoritária (6-0 e 6-0) contra as húngaras Edina Kertesi e Livia Viola Ott.

Por acontecer num quadro mais pequeno, esta vitória garantiu à dupla o apuramento para as meias-finais, uma prestação que desde logo assegurou a conquista da medalha de bronze, que nos campeonatos mundiais de veteranos é entregue a todos os tenistas que terminem em terceiro e quarto lugar.

Inês Moura e Patrícia Couto

Um par de horas depois, Inês Moura (que esteve ao serviço da seleção de +40) e Patrícia Couto — uma das quatro integrantes da seleção de +35 que conquistou o bronze — igualaram o feito ao levarem a melhor num duelo mais equilibrado: 4-6, 6-4 e 10-7 perante as finlandesas Isa Partio e Hilppa Tuomola.

Com uma final 100% portuguesa no horizonte, as duas duplas “da casa” apontam, para já, a vitórias nas meias-finais, que significariam um upgrade da medalha para, pelo menos, a prata: Prazeres e Gorecka vão desafiar as alemãs Natali Gumbrechte Christine Kraupa, primeiras favoritas, enquanto Moura e Couto terão pela frente a alemã Eileen Aranas-Roth e a espanhola Almudena Sanz-Llaneza Fernandez.

Ao longo do dia houve mais dois triunfos de tenistas portugueses em pares, ambos nos quadros masculinos: em +30, Gonçalo Falcão e o alemão Tony Holzinger confirmaram o estatuto de oitavos cabeças de série (6-1 e 6-1 perante Toby Mitchell e Henrik Mueller-Frerich) e qualificaram-se para os quartos de final; já em +45, Lourenço Santos Lima e o germânico Frank Langer derrotaram Baris Ergun e Okan Okyay por 6-3 e 6-1 e estão nos oitavos de final.

Na variante de singulares, a jornada foi ainda mais propícia a triunfos de jogadores lusos, com quatro a avançarem para os quartos de final dos respetivos quadros e dois a seguirem para os oitavos de final.

Em +30 masculinos, Gonçalo Falcão deu seguimento à estreia vitoriosa em provas de veteranos e bateu o alemão Denny Vojtischek com os parciais de 7-6(5) e 6-0 para chegar aos quartos de final, ronda na qual vai enfrentar o chileno Matias Valdes, segundo favorito.

Depois, também Ricardo Ramos alcançou esta etapa, com um triunfo por 6-3 e 7-5 perante Kristian Marquart, tenista da Alemanha que tinha a seu cargo o estatuto de quinto pré-designado. Ivan Korol será o próximo adversário do português.

À procura do título de campeão mundial que há um ano lhe escapou por muito pouco (foi “vice” em Umag, na Croácia), Fred Gil voltou a agarrar-se ao estatuto de primeiro cabeça de série e com os parciais de 6-4 e 6-0 deixou pelo caminho o alemão Benjamin Miarka para atingir os quartos de final.

Com duas vitórias “no bolso”, o ex-número 62 do ranking ATP — na última semana ajudou Portugal a conquistar a medalha de bronze no torneio de equipas — marcou encontro com o espanhol Jaume Santo-Valdivieso.

Neste mesmo escalão, Rita Freitas repetiu o triunfo da semana passada sobre a argentina Jesica Soledad Orselli (desta vez por 6-1 e 6-1) para inscrever o nome nos quartos de final e terá como próxima adversária a sul-africana Alexandra Dreyer.

Sofia Prazeres também venceu em singulares (foi, aliás, a primeira a seguir em frente nesta jornada), mas porque o quadro feminino de +45 é composto por 64 jogadoras a vitória por 6-2 e 7-5 sobre a francesa Virginie Vandermersch deu-lhe acesso aos oitavos de final, que disputará com a alemã Susi Fortun Lohrmann.

Por último, Mauri Brito Gomez celebrou o segundo triunfo consecutivo no quadro masculino de +40 e também passou aos oitavos de final da sua competição. Em sensivelmente quatro horas, o capitão da seleção nacional derrotou o francês Aurelien Lescallier por equilibrados 5-7, 7-6(4) e 6-3 e juntou-se ao argentino Federico Pontarolo.

Camionista com dificuldades ao andar. Crédito: Foto AI
Economia Europa Nacional

Paulo trabalhou 17 anos como camionista mas foi obrigado a aceitar a reforma aos 47: “Foi como se me tivessem tirado o chão”

16:00 6 Setembro, 2026 15:51 6 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Depois de 17 anos como camionista no Luxemburgo, Paulo teve de deixar de trabalhar e passou a receber uma pensão de invalidez aos 47 anos

Cidade velha, Faro, Algarve.
Algarve Vida & Lazer

Há uma cidade do Algarve que está entre as melhores de Portugal para explorar a pé

09:30 6 Setembro, 2026 23:51 5 Setembro, 2026 | João Luís

Esta cidade do Algarve conseguiu entrar entre as dez melhores do país para quem gosta de descobrir os destinos a pé

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí ‘montes’ de chuva: anticiclone pode perder influência e dar lugar a chuva intensa nestas datas

15:00 6 Setembro, 2026 22:37 5 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Previsão alargada da Luso Meteo identifica possíveis episódios de chuva intensa para este período do mês de setembro

Homem empresário. Crédito: Foto AI
Economia Europa

José Luis é dono de uma cadeia de cabeleireiros e diz trabalhar “24/7, 365 dias por ano”: “Não tenho de pedir desculpa por ganhar dinheiro”

19:30 6 Setembro, 2026 13:25 6 Setembro, 2026 | João Luís

Empresário espanhol afirma que o que possui foi conquistado com trabalho e rejeita ideia de que deve sentir-se culpado por ganhar dinheiro

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva ‘a potes’, trovoada e poeiras: mau tempo neste dia vem acompanhado de descida das temperaturas nestas regiões

10:20 6 Setembro, 2026 12:50 6 Setembro, 2026 | João Luís

IPMA prevê uma descida das temperaturas, para além de chuva forte, trovoada e poeiras em suspensão a marcar o estado do tempo em Portugal

Cultura Nacional

Maria João Pires lança academia online e prepara masterclasses em Belgais

21:00 6 Setembro, 2026 20:55 6 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Nova academia de Maria João Pires prevê workshops semanais em pequenos grupos, subscrições para ouvintes e masterclasses no Centro de Artes de Belgais, em Castelo Branco

Várias notas de 50 euros. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Trabalha mas recebe pouco? Pode ter direito a um apoio da Segurança Social mesmo tendo salário

13:00 6 Setembro, 2026 12:59 6 Setembro, 2026 | João Luís

Trabalhar e receber salário não significa ficar sem acesso: saiba em que condições pode receber este apoio da Segurança Social

Algarve Cultura Desporto Gastronomia

Feira Vegan do Algarve espera servir cinco mil refeições em três dias

09:00 6 Setembro, 2026 11:18 3 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Parque Municipal de Loulé recebe mais de 100 expositores numa feira que cruza gastronomia vegetal, cultura e sustentabilidade

Homem a lavar os pés na praia.
Algarve

Banhista diz ter encontrado lava-pés pagos nesta praia do Algarve e questiona a prática: saiba o que diz a lei

19:20 6 Setembro, 2026 16:07 4 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Um banhista relatou ter encontrado lava-pés pagos nesta praia do Algarve, mas a lei é clara quanto a esta prática

Mulher de 65 anos a caminho do trabalho com material de limpeza. Crédito: Foto AI
Economia Europa Nacional

Maria trabalhou mais de 40 anos e recebe 1.100€ de reforma: aos 65 anos voltou às limpezas porque a pensão “não chega”

08:10 5 Setembro, 2026 16:44 6 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Aos 65 anos, Maria voltou às limpezas no Luxemburgo enquanto aguardava a pensão pelos descontos feitos em Portugal, já que os 1.100 euros não refletem toda a carreira contributiva

Casa ocupada ilegalmente. Crédito: Freepik AI
Europa

Família recuperou casa ocupada ilegalmente e foi obrigada a sair pela polícia: autoridades devolveram imóvel aos ‘okupas’

16:10 4 Setembro, 2026 02:11 4 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Problemas com os 'okupas' em Espanha continuam, com a lei, muitas das vezes, a proteger mais os ocupantes ilegais de casas do que os legítimos proprietários

Mesa do restaurante Vela 2, em Tavira.
Algarve

“Ao meio-dia já costuma haver fila”: casal descobre este restaurante no Algarve onde se come peixe grelhado “sem limite” por 14€

17:50 4 Setembro, 2026 14:36 4 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Casal foi conhecer um restaurante no Algarve onde o peixe grelhado chega à mesa sem limite por 14 euros: há robalo, dourada, sardinha e choco

Ambulância dos bombeiros. Crédito: Lusa
Vida & Lazer

Bombeiros alertam: não deixe estes 3 eletrodomésticos ligados enquanto dorme

14:30 2 Setembro, 2026 23:20 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Colocar determinadas máquinas a trabalhar antes de ir dormir é um hábito comum, mas os bombeiros explicam por que pode ser mais seguro deixá-las para outra altura

Café num copo de plástico. Crédito: Freepik AI
Saúde Vida & Lazer

Bebe café todas as manhãs? Oncologistas alertam para este ingrediente que muitos acrescentam e aconselham a evitar este hábito

07:50 5 Setembro, 2026 12:07 4 Setembro, 2026 | João Luís

Consome café todas as manhãs? Oncologistas alertam para um produto que muitas pessoas acrescentam diariamente

Idoso com notas de euro na mão.
Economia Europe Direct Algarve

UE prepara novas regras para a Segurança Social: estas são as principais mudanças

20:30 6 Setembro, 2026 19:07 6 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O Parlamento Europeu aprovou a revisão das regras de coordenação dos sistemas nacionais de segurança social, com mudanças previstas em várias áreas.

Mecânico a trocar pneus. Crédito: Freepik
Auto

Pneus novos à frente ou atrás? Muitos condutores escolhem o eixo errado e esta é a opção mais segura

18:00 5 Setembro, 2026 14:11 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Quando chega a altura de trocar apenas dois pneus, há uma decisão que pode fazer diferença numa situação de emergência

Camionista com dificuldades ao andar. Crédito: Foto AI
Economia, Europa, Nacional

Paulo trabalhou 17 anos como camionista mas foi obrigado a aceitar a reforma aos 47: “Foi como se me tivessem tirado o chão”

16:00 6 Setembro, 2026 15:51 6 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Depois de 17 anos como camionista no Luxemburgo, Paulo teve de deixar de trabalhar e passou a receber uma pensão de invalidez aos 47 anos

Cidade velha, Faro, Algarve.
Algarve, Vida & Lazer

Há uma cidade do Algarve que está entre as melhores de Portugal para explorar a pé

09:30 6 Setembro, 2026 23:51 5 Setembro, 2026 | João Luís

Esta cidade do Algarve conseguiu entrar entre as dez melhores do país para quem gosta de descobrir os destinos a pé

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí ‘montes’ de chuva: anticiclone pode perder influência e dar lugar a chuva intensa nestas datas

15:00 6 Setembro, 2026 22:37 5 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Previsão alargada da Luso Meteo identifica possíveis episódios de chuva intensa para este período do mês de setembro

Homem empresário. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

José Luis é dono de uma cadeia de cabeleireiros e diz trabalhar “24/7, 365 dias por ano”: “Não tenho de pedir desculpa por ganhar dinheiro”

19:30 6 Setembro, 2026 13:25 6 Setembro, 2026 | João Luís

Empresário espanhol afirma que o que possui foi conquistado com trabalho e rejeita ideia de que deve sentir-se culpado por ganhar dinheiro

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva ‘a potes’, trovoada e poeiras: mau tempo neste dia vem acompanhado de descida das temperaturas nestas regiões

10:20 6 Setembro, 2026 12:50 6 Setembro, 2026 | João Luís

IPMA prevê uma descida das temperaturas, para além de chuva forte, trovoada e poeiras em suspensão a marcar o estado do tempo em Portugal

Cultura, Nacional

Maria João Pires lança academia online e prepara masterclasses em Belgais

21:00 6 Setembro, 2026 20:55 6 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Nova academia de Maria João Pires prevê workshops semanais em pequenos grupos, subscrições para ouvintes e masterclasses no Centro de Artes de Belgais, em Castelo Branco

Várias notas de 50 euros. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Trabalha mas recebe pouco? Pode ter direito a um apoio da Segurança Social mesmo tendo salário

13:00 6 Setembro, 2026 12:59 6 Setembro, 2026 | João Luís

Trabalhar e receber salário não significa ficar sem acesso: saiba em que condições pode receber este apoio da Segurança Social

Algarve, Cultura, Desporto, Gastronomia

Feira Vegan do Algarve espera servir cinco mil refeições em três dias

09:00 6 Setembro, 2026 11:18 3 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Parque Municipal de Loulé recebe mais de 100 expositores numa feira que cruza gastronomia vegetal, cultura e sustentabilidade

Homem a lavar os pés na praia.
Algarve

Banhista diz ter encontrado lava-pés pagos nesta praia do Algarve e questiona a prática: saiba o que diz a lei

19:20 6 Setembro, 2026 16:07 4 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Um banhista relatou ter encontrado lava-pés pagos nesta praia do Algarve, mas a lei é clara quanto a esta prática

Mulher de 65 anos a caminho do trabalho com material de limpeza. Crédito: Foto AI
Economia, Europa, Nacional

Maria trabalhou mais de 40 anos e recebe 1.100€ de reforma: aos 65 anos voltou às limpezas porque a pensão “não chega”

08:10 5 Setembro, 2026 16:44 6 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Aos 65 anos, Maria voltou às limpezas no Luxemburgo enquanto aguardava a pensão pelos descontos feitos em Portugal, já que os 1.100 euros não refletem toda a carreira contributiva

Casa ocupada ilegalmente. Crédito: Freepik AI
Europa

Família recuperou casa ocupada ilegalmente e foi obrigada a sair pela polícia: autoridades devolveram imóvel aos ‘okupas’

16:10 4 Setembro, 2026 02:11 4 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Problemas com os 'okupas' em Espanha continuam, com a lei, muitas das vezes, a proteger mais os ocupantes ilegais de casas do que os legítimos proprietários

Mesa do restaurante Vela 2, em Tavira.
Algarve

“Ao meio-dia já costuma haver fila”: casal descobre este restaurante no Algarve onde se come peixe grelhado “sem limite” por 14€

17:50 4 Setembro, 2026 14:36 4 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Casal foi conhecer um restaurante no Algarve onde o peixe grelhado chega à mesa sem limite por 14 euros: há robalo, dourada, sardinha e choco

Ambulância dos bombeiros. Crédito: Lusa
Vida & Lazer

Bombeiros alertam: não deixe estes 3 eletrodomésticos ligados enquanto dorme

14:30 2 Setembro, 2026 23:20 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Colocar determinadas máquinas a trabalhar antes de ir dormir é um hábito comum, mas os bombeiros explicam por que pode ser mais seguro deixá-las para outra altura

Café num copo de plástico. Crédito: Freepik AI
Saúde, Vida & Lazer

Bebe café todas as manhãs? Oncologistas alertam para este ingrediente que muitos acrescentam e aconselham a evitar este hábito

07:50 5 Setembro, 2026 12:07 4 Setembro, 2026 | João Luís

Consome café todas as manhãs? Oncologistas alertam para um produto que muitas pessoas acrescentam diariamente

Idoso com notas de euro na mão.
Economia, Europe Direct Algarve

UE prepara novas regras para a Segurança Social: estas são as principais mudanças

20:30 6 Setembro, 2026 19:07 6 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O Parlamento Europeu aprovou a revisão das regras de coordenação dos sistemas nacionais de segurança social, com mudanças previstas em várias áreas.

Mecânico a trocar pneus. Crédito: Freepik
Auto

Pneus novos à frente ou atrás? Muitos condutores escolhem o eixo errado e esta é a opção mais segura

18:00 5 Setembro, 2026 14:11 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Quando chega a altura de trocar apenas dois pneus, há uma decisão que pode fazer diferença numa situação de emergência

Últimas Notícias

  • Maria João Pires lança academia online e prepara masterclasses em Belgais
    Maria João Pires lança academia online e prepara masterclasses em Belgais
  • UE prepara novas regras para a Segurança Social: estas são as principais mudanças
    UE prepara novas regras para a Segurança Social: estas são as principais mudanças
  • Vai haver cortes de água em Portugal: há locais que podem ficar até 9 horas sem abastecimento
    Vai haver cortes de água em Portugal: há locais que podem ficar até 9 horas sem abastecimento
  • BE exige reabrir radioterapia em Évora e alerta para deslocações até Faro
    BE exige reabrir radioterapia em Évora e alerta para deslocações até Faro
  • José Luis é dono de uma cadeia de cabeleireiros e diz trabalhar “24/7, 365 dias por ano”: “Não tenho de pedir desculpa por ganhar dinheiro”
    José Luis é dono de uma cadeia de cabeleireiros e diz trabalhar “24/7, 365 dias por ano”: “Não tenho de pedir desculpa por ganhar dinheiro”

Opinião

  • A Europa regula, Portugal complica e o mundo avança | Editorial de Henrique Dias Freire
    A Europa regula, Portugal complica e o mundo avança | Editorial de Henrique Dias Freire
  • O País Melhor | Por José Figueiredo Santos
    O País Melhor | Por José Figueiredo Santos
  • Enxaqueca, vamos controlar a dor | Por Rita Martins
    Enxaqueca, vamos controlar a dor | Por Rita Martins

Europe Direct Algarve

  • UE prepara novas regras para a Segurança Social: estas são as principais mudanças
    UE prepara novas regras para a Segurança Social: estas são as principais mudanças
  • A Europa regula, Portugal complica e o mundo avança | Editorial de Henrique Dias Freire
    A Europa regula, Portugal complica e o mundo avança | Editorial de Henrique Dias Freire
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento