Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Desporto, Edição Papel

Nasceu em Faro um espaço onde pode praticar futevólei (até no inverno)

O clube deixa o convite: “As pessoas são todas bem-vindas, de qualquer idade. Não tenham medo de aparecer e experimentar!”

12:10 16 Janeiro, 2020 11:11 29 Novembro, 2024
Cristina MendonçaCristina MendonçaJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Atualmente existem 9 duplas de atletas a treinar

Já pensou como seria treinar futevólei num ambiente de praia até mesmo durante o inverno? Pois bem, o Futebol Clube 11 Esperanças, em Faro, dá-lhe essa oportunidade.

André Rachadinho, atleta e elemento da direção do clube, explicou ao POSTAL que juntamente com “o David Perez e outras pessoas de Faro costumávamos treinar futevólei num espaço privado do David mas, entretanto, ele acabou por fechar o indoor e andámos à procura de um espaço que pudesse abrigar esta modalidade”.

“Desenvolvemos este projeto para chamar mais pessoas para o Faro e
para o Algarve. Queremos equilibrar esta modalidade relativamente a outras zonas do país”, explica.

Por sua vez, David Perez, também atleta e criador do projeto, explicou ao POSTAL que “falou com os elementos da direção do clube para saber se queriam criar este projeto e ajudei-os a desenvolvê-lo. Eu tinha um espaço privado que acabei por fechar e considero que este espaço tem muito mais condições”.

Os treinos realizam-se de segunda a sexta-feira, das 18 às 20 horas

O clube conta atualmente com 9 duplas de atletas e os treinos realizam-se de segunda a sexta-feira, das 18 às 20 horas, com o treinador Djalmir.

“O feedback tem sido muito positivo. No verão temos muita gente, mas no inverno diminui um pouco por causa do frio”, contou Djalmir Vieira.

Ricardo Lima, Fernando Catarina, André Rachadinho (da esq. para dir.)

“O futevólei é um desporto muito interessante, que nasceu no Rio de Janeiro e consiste em dar toques na bola com qualquer parte do corpo à exceção das mãos, com o objetivo de marcar pontos”, explicou ao POSTAL.

Ricardo Lima, tesoureiro do clube, disse ao POSTAL que “antes do futevólei, já tínhamos o futebol de 11 e recebemos muito bem esta notícia porque era algo diferenciado e que não havia nada igual no Algarve e no país”.

“Ter uma arena destas não existe e a ideia pareceu-nos bem a todos e achámos que era uma modalidade que tinha futuro”, afirma.

No espaço de treino existem cerca de 350 toneladas de areia
O tesoureiro refere ainda que “o estudo orçamental que foi feito pareceu-nos muito bem e a aposta foi ganha no primeiro ano porque fomos vice-campeões nacionais com a dupla David Perez/Djelmir. Começámos com 3-4 duplas no ano passado e já temos 9. Há uma grande evolução”.

O responsável salienta ainda que o clube está “em conversações com a Universidade do Algarve para fazer um dia aberto de experimentação desta modalidade”.

Fernando Catarina, vice-presidente do clube, afirmou ao POSTAL que “o clube foi fundado a 11 de dezembro de 1975. Foi criado por um grupo de amigos no Bairro da Barulha. O símbolo do clube é um depósito da água, um dos símbolos da cidade”.

“Anteriormente, este espaço era um polidesportivo que servia para jogar futebol de salão, tendo havido igualmente hóquei em patins. Com o passar do tempo estas modalidades acabaram aqui e passou a haver o futsal”, afirma.

O campo de treinos é constituído por 350 toneladas de areia

Fernando Catarina explica ainda que “durante algum tempo, o espaço esteve aberto para aulas de educação física e também para os miúdos do bairro virem cá jogar de forma gratuita”.

O responsável conta também que “todos os anos era organizada em Faro a ‘peitada‘, uma variante do futevólei, criada na Praia de Faro, com três jogadores, que era, no fundo, uma forma de simplificar o jogo para que todos pudessem jogar e nós começámos a fazer torneios aqui sem a areia e na praia também”.

“A nossa história com o futevólei começa aí, pois em Faro criou-se um jogo que todos podiam jogar. Depois o David Perez e o André Rachadinho falaram connosco porque sabiam que nós estávamos identificados com a modalidade e é a partir daí que vem a ideia “louca” de encher isto de areia”, afirma.

Fernando Catarina relembra que “foi um mês inteiro de obras, com muros
abaixo, meter aqui 350 toneladas de areia e colocar os diretores a carregá-la e a ficarem com bolhas nas mãos. Deu muito trabalho, mas é uma obra que nos orgulha imenso”.

“A modalidade principal do clube é o futebol de 11, que treina em instalações camarárias. O futevólei ainda não tem um ano no clube, mas é uma modalidade importante e pioneira no Algarve”, defende.

Os elementos do clube deixam o convite: “as pessoas são todas bem vindas, de qualquer idade. Não tenham medo de aparecer e experimentar”.

(Stefanie Palma / Henrique Dias Freire)

Prédios em Lisboa. Crédito: Lusa
Economia Nacional

Preço das casas dispara em Portugal e sobe quatro vezes mais do que os salários: estes são os concelhos mais caros

14:10 24 Outubro, 2026 13:03 24 Outubro, 2026

Os preços das habitações aumentaram quatro vezes mais do que os salários no último ano, com algumas regiões a registarem subidas particularmente acentuadas

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Algarve Nacional

Eletricidade vai falhar em 14 concelhos até segunda-feira: cortes podem durar seis horas e há três municípios do Algarve na lista

14:40 24 Outubro, 2026 13:08 24 Outubro, 2026

A E-Redes tem programadas interrupções no fornecimento de eletricidade entre 24 e 26 de outubro.

Rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Inverno pode trazer chuva a potes a Portugal: previsões apontam para dezembro e janeiro mais chuvosos do que o habitual

18:50 24 Outubro, 2026 13:53 24 Outubro, 2026

As previsões para o inverno de 2026/2027 apontam para temperaturas acima da média e chuva mais abundante em Portugal

Europa Vida & Lazer

Guardou cartas Pokémon no sótão durante 15 anos e acabou com 1,8 milhões de euros: especialista deixa aviso a quem tem estas cartas

16:10 24 Outubro, 2026 13:15 24 Outubro, 2026

Um homem britânico comprou cartas Pokémon no final dos anos 90 e guardou-as durante 15 anos. Décadas depois, descobriu que a coleção valia uma fortuna

Economia Política

Em Vilamoura, ministro recusa “braço de ferro” com manifestantes pela habitação

15:57 24 Outubro, 2026 15:59 24 Outubro, 2026

Luís Neves considera legítimos os protestos pela habitação, após ter avisado que as acampadas terminaram e que a PSP atuaria “por antecipação”

Algarve Ensino

Alunos de Olhão exploram património e ambiente em intercâmbio na Croácia

12:14 24 Outubro, 2026 12:14 24 Outubro, 2026

Projeto Erasmus+ juntou jovens de quatro países em atividades sobre património e ambiente. Olhão recebe a próxima mobilidade no mês de dezembro

Algarve Cultura Nacional

Loulé integra rede nacional com formação gratuita para jovens artistas

12:00 24 Outubro, 2026 10:09 24 Outubro, 2026

Projeto reúne 11 municípios e prevê residências, intercâmbios e participação remunerada de jovens artistas em iniciativas e festivais do Gerador

Trabalhador Mercadona
Algarve Economia Postal Studio Pub

Mercadona continua a crescer no Algarve e está a contratar para a 3.ª loja: salários até 21.000€, contrato efetivo e prémio anual

11:30 19 Outubro, 2026 11:51 19 Outubro, 2026

Depois de Portimão e Faro, a Mercadona prepara-se para abrir uma nova loja em Olhão e já está a contratar: salários até 21.000€, contrato efetivo e até 29 dias de férias. Saiba como candidatar-se

Europa

Onda arrasta jornalista em direto durante temporal no País Basco. Veja o vídeo

16:21 24 Outubro, 2026 16:22 24 Outubro, 2026

A transmissão foi interrompida quando o mar atingiu a equipa da ETB composta pelo jornalista e operador de câmara, segundo a imprensa local

Nacional

PSP colocou mais de 1.500 objetos perdidos à venda em leilão: houve quem comprasse cinco guarda-chuvas por apenas 2 euros

20:10 24 Outubro, 2026 18:08 24 Outubro, 2026

De peças de ouro a roupa e equipamentos eletrónicos, a PSP de Coimbra leiloou mais de 1.500 objetos perdidos que nunca foram reclamados

PSP e GNR auxiliam idosa na autoestrada. Crédito: POSTAL AI - imagem gerada por IA
Nacional

“Desorientada a vaguear”: idosa saiu para caminhar e foi resgatada pela PSP e GNR na A5

08:45 23 Outubro, 2026 09:31 23 Outubro, 2026

Mulher foi localizada de madrugada numa autoestrada em Oeiras. Após avaliação dos bombeiros, regressou a casa com apoio das autoridades

Ria Formosa com a cidade de Faro como fundo.
Algarve

Lembra-se do falso tsunami de 1999 em Faro? Estas são as zonas da cidade que podem ser afetadas por um fenómeno real

14:40 20 Outubro, 2026 13:03 20 Outubro, 2026

Episódio que esvaziou praias algarvias não passou de um falso alarme, mas estudos e relatos ajudam a identificar vulnerabilidades em Faro

Opinião

A pedagogia da violência | Por Luís Ganhão

17:00 23 Outubro, 2026 15:50 23 Outubro, 2026

"Uma sociedade que normaliza a violência nas palavras acabará por se surpreender, injustamente, quando a encontra nas ações"

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí chuva neste dia: corrente de jato polar traz o mau tempo a Portugal

11:40 23 Outubro, 2026 17:33 22 Outubro, 2026

Uma mudança na circulação atmosférica pode abrir caminho a chuva mais intensa em Portugal. Saiba quando se prevê a alteração do tempo

Direito à habitação. Crédito: Lusa
Algarve Economia

Protesto pela habitação leva uma centena de pessoas às ruas de Faro

20:23 24 Outubro, 2026 20:24 24 Outubro, 2026

Manifestantes pedem o fim dos despejos e medidas contra a especulação. Organização alerta para dificuldades no acesso à habitação na região algarvia

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

13:46 22 Outubro, 2026 13:46 22 Outubro, 2026

A Águas do Algarve, S.A., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Prédios em Lisboa. Crédito: Lusa
Economia, Nacional

Preço das casas dispara em Portugal e sobe quatro vezes mais do que os salários: estes são os concelhos mais caros

14:10 24 Outubro, 2026 13:03 24 Outubro, 2026

Os preços das habitações aumentaram quatro vezes mais do que os salários no último ano, com algumas regiões a registarem subidas particularmente acentuadas

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Algarve, Nacional

Eletricidade vai falhar em 14 concelhos até segunda-feira: cortes podem durar seis horas e há três municípios do Algarve na lista

14:40 24 Outubro, 2026 13:08 24 Outubro, 2026

A E-Redes tem programadas interrupções no fornecimento de eletricidade entre 24 e 26 de outubro.

Rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Inverno pode trazer chuva a potes a Portugal: previsões apontam para dezembro e janeiro mais chuvosos do que o habitual

18:50 24 Outubro, 2026 13:53 24 Outubro, 2026

As previsões para o inverno de 2026/2027 apontam para temperaturas acima da média e chuva mais abundante em Portugal

Europa, Vida & Lazer

Guardou cartas Pokémon no sótão durante 15 anos e acabou com 1,8 milhões de euros: especialista deixa aviso a quem tem estas cartas

16:10 24 Outubro, 2026 13:15 24 Outubro, 2026

Um homem britânico comprou cartas Pokémon no final dos anos 90 e guardou-as durante 15 anos. Décadas depois, descobriu que a coleção valia uma fortuna

Economia, Política

Em Vilamoura, ministro recusa “braço de ferro” com manifestantes pela habitação

15:57 24 Outubro, 2026 15:59 24 Outubro, 2026

Luís Neves considera legítimos os protestos pela habitação, após ter avisado que as acampadas terminaram e que a PSP atuaria “por antecipação”

Algarve, Ensino

Alunos de Olhão exploram património e ambiente em intercâmbio na Croácia

12:14 24 Outubro, 2026 12:14 24 Outubro, 2026

Projeto Erasmus+ juntou jovens de quatro países em atividades sobre património e ambiente. Olhão recebe a próxima mobilidade no mês de dezembro

Algarve, Cultura, Nacional

Loulé integra rede nacional com formação gratuita para jovens artistas

12:00 24 Outubro, 2026 10:09 24 Outubro, 2026

Projeto reúne 11 municípios e prevê residências, intercâmbios e participação remunerada de jovens artistas em iniciativas e festivais do Gerador

Trabalhador Mercadona
Algarve, Economia, Postal Studio, Pub

Mercadona continua a crescer no Algarve e está a contratar para a 3.ª loja: salários até 21.000€, contrato efetivo e prémio anual

11:30 19 Outubro, 2026 11:51 19 Outubro, 2026

Depois de Portimão e Faro, a Mercadona prepara-se para abrir uma nova loja em Olhão e já está a contratar: salários até 21.000€, contrato efetivo e até 29 dias de férias. Saiba como candidatar-se

Europa

Onda arrasta jornalista em direto durante temporal no País Basco. Veja o vídeo

16:21 24 Outubro, 2026 16:22 24 Outubro, 2026

A transmissão foi interrompida quando o mar atingiu a equipa da ETB composta pelo jornalista e operador de câmara, segundo a imprensa local

Nacional

PSP colocou mais de 1.500 objetos perdidos à venda em leilão: houve quem comprasse cinco guarda-chuvas por apenas 2 euros

20:10 24 Outubro, 2026 18:08 24 Outubro, 2026

De peças de ouro a roupa e equipamentos eletrónicos, a PSP de Coimbra leiloou mais de 1.500 objetos perdidos que nunca foram reclamados

PSP e GNR auxiliam idosa na autoestrada. Crédito: POSTAL AI - imagem gerada por IA
Nacional

“Desorientada a vaguear”: idosa saiu para caminhar e foi resgatada pela PSP e GNR na A5

08:45 23 Outubro, 2026 09:31 23 Outubro, 2026

Mulher foi localizada de madrugada numa autoestrada em Oeiras. Após avaliação dos bombeiros, regressou a casa com apoio das autoridades

Ria Formosa com a cidade de Faro como fundo.
Algarve

Lembra-se do falso tsunami de 1999 em Faro? Estas são as zonas da cidade que podem ser afetadas por um fenómeno real

14:40 20 Outubro, 2026 13:03 20 Outubro, 2026

Episódio que esvaziou praias algarvias não passou de um falso alarme, mas estudos e relatos ajudam a identificar vulnerabilidades em Faro

Opinião

A pedagogia da violência | Por Luís Ganhão

17:00 23 Outubro, 2026 15:50 23 Outubro, 2026

"Uma sociedade que normaliza a violência nas palavras acabará por se surpreender, injustamente, quando a encontra nas ações"

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí chuva neste dia: corrente de jato polar traz o mau tempo a Portugal

11:40 23 Outubro, 2026 17:33 22 Outubro, 2026

Uma mudança na circulação atmosférica pode abrir caminho a chuva mais intensa em Portugal. Saiba quando se prevê a alteração do tempo

Direito à habitação. Crédito: Lusa
Algarve, Economia

Protesto pela habitação leva uma centena de pessoas às ruas de Faro

20:23 24 Outubro, 2026 20:24 24 Outubro, 2026

Manifestantes pedem o fim dos despejos e medidas contra a especulação. Organização alerta para dificuldades no acesso à habitação na região algarvia

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

13:46 22 Outubro, 2026 13:46 22 Outubro, 2026

A Águas do Algarve, S.A., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Últimas Notícias

  • Protesto pela habitação leva uma centena de pessoas às ruas de Faro
    Protesto pela habitação leva uma centena de pessoas às ruas de Faro
  • PSP colocou mais de 1.500 objetos perdidos à venda em leilão: houve quem comprasse cinco guarda-chuvas por apenas 2 euros
    PSP colocou mais de 1.500 objetos perdidos à venda em leilão: houve quem comprasse cinco guarda-chuvas por apenas 2 euros
  • Inverno pode trazer chuva a potes a Portugal: previsões apontam para dezembro e janeiro mais chuvosos do que o habitual
    Inverno pode trazer chuva a potes a Portugal: previsões apontam para dezembro e janeiro mais chuvosos do que o habitual
  • Herdou uma casa e não há acordo para vender? Governo aprova novas regras para desbloquear heranças
    Herdou uma casa e não há acordo para vender? Governo aprova novas regras para desbloquear heranças
  • Huelva avalia regras das esplanadas que exigem 1,80 metros livres para peões
    Huelva avalia regras das esplanadas que exigem 1,80 metros livres para peões

Opinião

  • A Pátria, as bandeiras e os tendeiros | Por José Figueiredo Santos
    A Pátria, as bandeiras e os tendeiros | Por José Figueiredo Santos
  • O cancro do pulmão não tira férias: o peso invisível da doença | Por Filipa Macedo
    O cancro do pulmão não tira férias: o peso invisível da doença | Por Filipa Macedo
  • A pedagogia da violência | Por Luís Ganhão
    A pedagogia da violência | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Mudança da hora continua em Portugal apesar de a UE ter aprovado o seu fim: saiba porquê
    Mudança da hora continua em Portugal apesar de a UE ter aprovado o seu fim: saiba porquê
  • Algarve leva gastronomia e vinhos à Feira do Vinho e do Mar em Huelva
    Algarve leva gastronomia e vinhos à Feira do Vinho e do Mar em Huelva
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal