Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Desporto, Edição Papel

Nasceu em Faro um espaço onde pode praticar futevólei (até no inverno)

O clube deixa o convite: “As pessoas são todas bem-vindas, de qualquer idade. Não tenham medo de aparecer e experimentar!”

12:10 16 Janeiro, 2020 11:11 29 Novembro, 2024 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Atualmente existem 9 duplas de atletas a treinar

Já pensou como seria treinar futevólei num ambiente de praia até mesmo durante o inverno? Pois bem, o Futebol Clube 11 Esperanças, em Faro, dá-lhe essa oportunidade.

André Rachadinho, atleta e elemento da direção do clube, explicou ao POSTAL que juntamente com “o David Perez e outras pessoas de Faro costumávamos treinar futevólei num espaço privado do David mas, entretanto, ele acabou por fechar o indoor e andámos à procura de um espaço que pudesse abrigar esta modalidade”.

“Desenvolvemos este projeto para chamar mais pessoas para o Faro e
para o Algarve. Queremos equilibrar esta modalidade relativamente a outras zonas do país”, explica.

Por sua vez, David Perez, também atleta e criador do projeto, explicou ao POSTAL que “falou com os elementos da direção do clube para saber se queriam criar este projeto e ajudei-os a desenvolvê-lo. Eu tinha um espaço privado que acabei por fechar e considero que este espaço tem muito mais condições”.

Os treinos realizam-se de segunda a sexta-feira, das 18 às 20 horas

O clube conta atualmente com 9 duplas de atletas e os treinos realizam-se de segunda a sexta-feira, das 18 às 20 horas, com o treinador Djalmir.

“O feedback tem sido muito positivo. No verão temos muita gente, mas no inverno diminui um pouco por causa do frio”, contou Djalmir Vieira.

Ricardo Lima, Fernando Catarina, André Rachadinho (da esq. para dir.)

“O futevólei é um desporto muito interessante, que nasceu no Rio de Janeiro e consiste em dar toques na bola com qualquer parte do corpo à exceção das mãos, com o objetivo de marcar pontos”, explicou ao POSTAL.

Ricardo Lima, tesoureiro do clube, disse ao POSTAL que “antes do futevólei, já tínhamos o futebol de 11 e recebemos muito bem esta notícia porque era algo diferenciado e que não havia nada igual no Algarve e no país”.

“Ter uma arena destas não existe e a ideia pareceu-nos bem a todos e achámos que era uma modalidade que tinha futuro”, afirma.

No espaço de treino existem cerca de 350 toneladas de areia
O tesoureiro refere ainda que “o estudo orçamental que foi feito pareceu-nos muito bem e a aposta foi ganha no primeiro ano porque fomos vice-campeões nacionais com a dupla David Perez/Djelmir. Começámos com 3-4 duplas no ano passado e já temos 9. Há uma grande evolução”.

O responsável salienta ainda que o clube está “em conversações com a Universidade do Algarve para fazer um dia aberto de experimentação desta modalidade”.

Fernando Catarina, vice-presidente do clube, afirmou ao POSTAL que “o clube foi fundado a 11 de dezembro de 1975. Foi criado por um grupo de amigos no Bairro da Barulha. O símbolo do clube é um depósito da água, um dos símbolos da cidade”.

“Anteriormente, este espaço era um polidesportivo que servia para jogar futebol de salão, tendo havido igualmente hóquei em patins. Com o passar do tempo estas modalidades acabaram aqui e passou a haver o futsal”, afirma.

O campo de treinos é constituído por 350 toneladas de areia

Fernando Catarina explica ainda que “durante algum tempo, o espaço esteve aberto para aulas de educação física e também para os miúdos do bairro virem cá jogar de forma gratuita”.

O responsável conta também que “todos os anos era organizada em Faro a ‘peitada‘, uma variante do futevólei, criada na Praia de Faro, com três jogadores, que era, no fundo, uma forma de simplificar o jogo para que todos pudessem jogar e nós começámos a fazer torneios aqui sem a areia e na praia também”.

“A nossa história com o futevólei começa aí, pois em Faro criou-se um jogo que todos podiam jogar. Depois o David Perez e o André Rachadinho falaram connosco porque sabiam que nós estávamos identificados com a modalidade e é a partir daí que vem a ideia “louca” de encher isto de areia”, afirma.

Fernando Catarina relembra que “foi um mês inteiro de obras, com muros
abaixo, meter aqui 350 toneladas de areia e colocar os diretores a carregá-la e a ficarem com bolhas nas mãos. Deu muito trabalho, mas é uma obra que nos orgulha imenso”.

“A modalidade principal do clube é o futebol de 11, que treina em instalações camarárias. O futevólei ainda não tem um ano no clube, mas é uma modalidade importante e pioneira no Algarve”, defende.

Os elementos do clube deixam o convite: “as pessoas são todas bem vindas, de qualquer idade. Não tenham medo de aparecer e experimentar”.

(Stefanie Palma / Henrique Dias Freire)

Salinas de Rio Maior.
Nacional Vida & Lazer

Nesta cidade a 80 km de Lisboa há um poço com água 7 vezes mais salgada que a do mar e é um dos fenómenos naturais mais invulgares do país

11:30 11 Maio, 2026 00:11 10 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Em Rio Maior, existe um poço natural com água sete vezes mais salgada do que a do mar e dali continua a sair o chamado “ouro branco”

Algarve Cultura Economia Gastronomia

Feira da Cabra regressa ao Azinhal com tradição, música e sabores algarvios

12:22 11 Maio, 2026 12:22 11 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Azinhal prepara três dias de festa com música, gastronomia regional e tradições ligadas à Cabra de Raça Algarvia no concelho de Castro Marim

Vigo, na Galiza.
Europa Vida & Lazer

Franceses ‘desistem’ de Portugal e elegem esta região espanhola mais barata e com praia para as férias

08:10 11 Maio, 2026 14:35 9 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Galiza está a conquistar cada vez mais turistas franceses, com preços mais baixos do que o Porto, praias conhecidas e gastronomia atlântica

Elevador da Boca do Vento, em Almada.
Nacional Vida & Lazer

Elevador panorâmico com 50 metros de altura reabre nesta cidade portuguesa e o acesso é gratuito

15:20 10 Maio, 2026 03:29 9 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Em Almada, o elevador panorâmico da Boca do Vento já reabriu após obras de requalificação e continua com acesso gratuito

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Depressão fria não dá tréguas com chuva ‘a potes’, vento forte e descida das temperaturas: mau tempo fica até esta data e este será o pior dia

06:30 11 Maio, 2026 10:57 10 Maio, 2026 | João Luís

Mau tempo vai manter-se com chuva forte, vento e frio em Portugal: saiba quando será o pior período e quais as regiões mais afetadas

Dia de granizo forte em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí ‘chuva de pedras’: chuva em força e muito granizo a caminho de Portugal a partir desta data e estas serão as regiões afetadas

16:00 11 Maio, 2026 20:32 10 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Os próximos dias serão marcados por instabilidade atmosférica, com chuva e muito granizo a afetar estas regiões

Algarve

Casal de motociclistas perde a vida em despiste na A22 em Faro

08:00 11 Maio, 2026 08:03 11 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Despiste de mota na A22, em Faro, provoca a morte de um casal ligado ao meio motard durante a madrugada de domingo

Algarve

AMAL integra projeto europeu de combate à Cortaderia

16:40 11 Maio, 2026 16:22 11 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Planta invasora erva-das-pampas preocupa municípios algarvios devido ao impacto na biodiversidade e na paisagem natural

Idosos a passear. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Idade da reforma volta a subir: saiba até quando tem de trabalhar em Portugal

17:00 11 Maio, 2026 15:50 11 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Em Portugal, a idade legal da reforma está fixada nos 66 anos e nove meses em 2026, mas já há nova subida prevista para 2027

Mundo Saúde

Vacina da Pfizer contra a Covid-19 tem como efeito secundário hantavírus? Especialistas esclarecem

16:10 11 Maio, 2026 15:58 11 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Circula nas redes sociais a alegação de que o hantavírus consta como efeito secundário da vacina da Pfizer contra a Covid-19

Algarve Ensino

Doutoranda da UAlg vence concurso “Três Minutos de Tese”

16:50 11 Maio, 2026 17:03 11 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Estudante da UAlg, Bruna Oliveira, venceu o concurso “Três Minutos de Tese” da Universidade do Algarve com trabalho sobre cancro da mama

Idosa em loja de ouro. Crédito: Freepik AI
Europa

“Tive que vender tudo para comer”: com 66 anos, foi despedida pelo irmão e descobriu que nunca pagaram os seus descontos

18:50 10 Maio, 2026 18:48 10 Maio, 2026 | Luís Santos

Aos 66 anos, descobriu que nunca tiveram sido feitos descontos durante décadas de trabalho na empresa da própria família

Navio num porto. Crédito: Magnific
Economia Mundo

Nem gás, nem petróleo: escassez deste recurso pode levar este setor essencial a uma crise mundial “gravíssima”

16:30 11 Maio, 2026 15:21 11 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Bloqueio do Estreito de Ormuz já levou a uma subida de 80% neste recurso essencial, que não é o gás nem o petróleo

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia Europa

Idoso deixa apartamentos, outros imóveis e 250 mil euros à cuidadora: vizinhos disseram que terá sido obrigado a fazer testamento e tribunal teve a última palavra

19:30 9 Maio, 2026 08:58 10 Maio, 2026 | João Luís

O idoso deixou apartamentos, outros imóveis e 250 mil euros à cuidadora, mas familiares levantaram suspeitas sobre o testamento

Ladrão a assaltar uma casa. Crédito: Freepik
Economia Europa

Espanhóis revelam os ‘esquemas’ mais utilizados pelos ‘okupas’: saiba como evitar ser a próxima vítima

14:30 10 Maio, 2026 14:32 10 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

O aumento das ocupações ilegais preocupa proprietários, com táticas cada vez mais sofisticadas que atrasam despejos e complicam a recuperação dos imóveis

Praia no verão. Crédito: Foto AI
Algarve Nacional

Adeus Algarve? Praia popular perde bandeira azul devido à qualidade da água e não foi a única

16:20 7 Maio, 2026 16:08 7 Maio, 2026 | Luís Santos

A perda da bandeira azul numa conhecida praia do Algarve está a dar que falar e não foi caso único em Portugal

Salinas de Rio Maior.
Nacional, Vida & Lazer

Nesta cidade a 80 km de Lisboa há um poço com água 7 vezes mais salgada que a do mar e é um dos fenómenos naturais mais invulgares do país

11:30 11 Maio, 2026 00:11 10 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Em Rio Maior, existe um poço natural com água sete vezes mais salgada do que a do mar e dali continua a sair o chamado “ouro branco”

Algarve, Cultura, Economia, Gastronomia

Feira da Cabra regressa ao Azinhal com tradição, música e sabores algarvios

12:22 11 Maio, 2026 12:22 11 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Azinhal prepara três dias de festa com música, gastronomia regional e tradições ligadas à Cabra de Raça Algarvia no concelho de Castro Marim

Vigo, na Galiza.
Europa, Vida & Lazer

Franceses ‘desistem’ de Portugal e elegem esta região espanhola mais barata e com praia para as férias

08:10 11 Maio, 2026 14:35 9 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Galiza está a conquistar cada vez mais turistas franceses, com preços mais baixos do que o Porto, praias conhecidas e gastronomia atlântica

Elevador da Boca do Vento, em Almada.
Nacional, Vida & Lazer

Elevador panorâmico com 50 metros de altura reabre nesta cidade portuguesa e o acesso é gratuito

15:20 10 Maio, 2026 03:29 9 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Em Almada, o elevador panorâmico da Boca do Vento já reabriu após obras de requalificação e continua com acesso gratuito

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Depressão fria não dá tréguas com chuva ‘a potes’, vento forte e descida das temperaturas: mau tempo fica até esta data e este será o pior dia

06:30 11 Maio, 2026 10:57 10 Maio, 2026 | João Luís

Mau tempo vai manter-se com chuva forte, vento e frio em Portugal: saiba quando será o pior período e quais as regiões mais afetadas

Dia de granizo forte em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí ‘chuva de pedras’: chuva em força e muito granizo a caminho de Portugal a partir desta data e estas serão as regiões afetadas

16:00 11 Maio, 2026 20:32 10 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Os próximos dias serão marcados por instabilidade atmosférica, com chuva e muito granizo a afetar estas regiões

Algarve

Casal de motociclistas perde a vida em despiste na A22 em Faro

08:00 11 Maio, 2026 08:03 11 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Despiste de mota na A22, em Faro, provoca a morte de um casal ligado ao meio motard durante a madrugada de domingo

Algarve

AMAL integra projeto europeu de combate à Cortaderia

16:40 11 Maio, 2026 16:22 11 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Planta invasora erva-das-pampas preocupa municípios algarvios devido ao impacto na biodiversidade e na paisagem natural

Idosos a passear. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Idade da reforma volta a subir: saiba até quando tem de trabalhar em Portugal

17:00 11 Maio, 2026 15:50 11 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Em Portugal, a idade legal da reforma está fixada nos 66 anos e nove meses em 2026, mas já há nova subida prevista para 2027

Mundo, Saúde

Vacina da Pfizer contra a Covid-19 tem como efeito secundário hantavírus? Especialistas esclarecem

16:10 11 Maio, 2026 15:58 11 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Circula nas redes sociais a alegação de que o hantavírus consta como efeito secundário da vacina da Pfizer contra a Covid-19

Algarve, Ensino

Doutoranda da UAlg vence concurso “Três Minutos de Tese”

16:50 11 Maio, 2026 17:03 11 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Estudante da UAlg, Bruna Oliveira, venceu o concurso “Três Minutos de Tese” da Universidade do Algarve com trabalho sobre cancro da mama

Idosa em loja de ouro. Crédito: Freepik AI
Europa

“Tive que vender tudo para comer”: com 66 anos, foi despedida pelo irmão e descobriu que nunca pagaram os seus descontos

18:50 10 Maio, 2026 18:48 10 Maio, 2026 | Luís Santos

Aos 66 anos, descobriu que nunca tiveram sido feitos descontos durante décadas de trabalho na empresa da própria família

Navio num porto. Crédito: Magnific
Economia, Mundo

Nem gás, nem petróleo: escassez deste recurso pode levar este setor essencial a uma crise mundial “gravíssima”

16:30 11 Maio, 2026 15:21 11 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Bloqueio do Estreito de Ormuz já levou a uma subida de 80% neste recurso essencial, que não é o gás nem o petróleo

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Idoso deixa apartamentos, outros imóveis e 250 mil euros à cuidadora: vizinhos disseram que terá sido obrigado a fazer testamento e tribunal teve a última palavra

19:30 9 Maio, 2026 08:58 10 Maio, 2026 | João Luís

O idoso deixou apartamentos, outros imóveis e 250 mil euros à cuidadora, mas familiares levantaram suspeitas sobre o testamento

Ladrão a assaltar uma casa. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Espanhóis revelam os ‘esquemas’ mais utilizados pelos ‘okupas’: saiba como evitar ser a próxima vítima

14:30 10 Maio, 2026 14:32 10 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

O aumento das ocupações ilegais preocupa proprietários, com táticas cada vez mais sofisticadas que atrasam despejos e complicam a recuperação dos imóveis

Praia no verão. Crédito: Foto AI
Algarve, Nacional

Adeus Algarve? Praia popular perde bandeira azul devido à qualidade da água e não foi a única

16:20 7 Maio, 2026 16:08 7 Maio, 2026 | Luís Santos

A perda da bandeira azul numa conhecida praia do Algarve está a dar que falar e não foi caso único em Portugal

Últimas Notícias

  • Idade da reforma volta a subir: saiba até quando tem de trabalhar em Portugal
    Idade da reforma volta a subir: saiba até quando tem de trabalhar em Portugal
  • Doutoranda da UAlg vence concurso “Três Minutos de Tese”
    Doutoranda da UAlg vence concurso “Três Minutos de Tese”
  • AMAL integra projeto europeu de combate à Cortaderia
    AMAL integra projeto europeu de combate à Cortaderia
  • Nem gás, nem petróleo: escassez deste recurso pode levar este setor essencial a uma crise mundial “gravíssima”
    Nem gás, nem petróleo: escassez deste recurso pode levar este setor essencial a uma crise mundial “gravíssima”
  • Primavera Literária transforma Faro num palco dedicado aos livros e à cultura
    Primavera Literária transforma Faro num palco dedicado aos livros e à cultura
  • Vacina da Pfizer contra a Covid-19 tem como efeito secundário hantavírus? Especialistas esclarecem
    Vacina da Pfizer contra a Covid-19 tem como efeito secundário hantavírus? Especialistas esclarecem

Opinião

  • Politicamente (in)correto: Verão Quente, Outono Tórrido | Por Francisco Moleiro
    Politicamente (in)correto: Verão Quente, Outono Tórrido | Por Francisco Moleiro
  • A influência do abraço no nosso bem-estar | Por Andrea Moura
    A influência do abraço no nosso bem-estar | Por Andrea Moura
  • Habitação, urbanismo e deferimento tácito | Por António Nóbrega
    Habitação, urbanismo e deferimento tácito | Por António Nóbrega
  • Já não há bitoques grátis | Por Mendes Bota
    Já não há bitoques grátis | Por Mendes Bota
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Faro celebrou Dia da Europa e 40 anos da adesão à UE
    Faro celebrou Dia da Europa e 40 anos da adesão à UE
  • Agrupamento de Olhão recebeu alunos e professores europeus no âmbito do Erasmus
    Agrupamento de Olhão recebeu alunos e professores europeus no âmbito do Erasmus
  • União Europeia volta a insistir na inspeção periódica para motas: Portugal vai ter de mudar?
    União Europeia volta a insistir na inspeção periódica para motas: Portugal vai ter de mudar?
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal