Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Pedro Adão e Silva, ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva - Foto D.R.
Cultura

Técnicos do património alertam para perigos da integração de serviços da Cultura nas CCDR

“Estão em risco a coerência e a autoridade do Estado no que diz respeito à salvaguarda do Património Arqueológico e Cultural, passando a existir vários ‘Estados’ em território nacional”, alertam os signatários de uma carta enviada ao ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, partilhada pelos profissionais

08:33 4 Abril, 2023 08:52 4 Abril, 2023
Cristina MendonçaCristina MendonçaJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Investigadores e arqueólogos que trabalham em serviços tutelados pelo Ministério da Cultura alertam para as “consequências desastrosas” da integração dos serviços e competências do Património Cultural nas Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR).

“A transferência de competências para as CCDR poderá colocar em causa o adequado funcionamento de instrumentos nacionais especializados de salvaguarda e gestão do Património Arqueológico, com a previsível duplicação desses instrumentos (cada CCDR quererá criar e implementar os seus próprios instrumentos)”, alertam os signatários, numa carta enviada ao ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, partilhada pelos profissionais.

“Estão assim em risco a coerência e a autoridade do Estado no que diz respeito à salvaguarda do Património Arqueológico e Cultural, passando a existir vários ‘Estados’ em território nacional”, acrescentam.

A carta dirigida a Adão e Silva, a quem pediram uma audiência, foi enviada no passado dia 7 de março, e é assinada por 70% dos arqueólogos e investigadores afetos às Direções Regionais de Cultura (DRC) e à Direção-Geral do Património Cultural (DGPC).

Nessa data, a carta também foi enviada ao Presidente da República, ao primeiro-ministro e, através da Assembleia da República, aos deputados com assento na Comissão Parlamentar de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto.

De Pedro Adão e Silva, “até à data, não obtivemos resposta, nem sequer foi acusada a receção” da missiva, referem os signatários.

A carta é assinada por cerca de 30 investigadores e arqueólogos, entre os quais a arqueóloga Jacinta Bugalhão da DGPC, e a investigadora Isabel Inácio, do Panteão Nacional, que “consideram que esta reforma do aparelho do Estado poderá ter consequências desastrosas para a gestão do Património Cultural, nomeadamente do Património Arqueológico, desde logo por não se ter verificado uma análise prévia da situação existente com o objetivo de resolver os problemas há muito identificados”.

“Teme-se que as propostas legislativas governamentais que visam a transferência de competências de organismos especializados da administração pública central para as CCDR possam consubstanciar ‘uma rotura de consequências não devidamente avaliadas das políticas culturais que vêm sendo adotadas desde os anos 80 do século passado em respeito pelas convenções internacionais que o Estado Português ratificou, assim como pelas boas práticas vigentes’”, lê-se no documento ao qual a agência Lusa teve acesso.

“Apenas a existência de uma tutela patrimonial, tecnicamente competente e independente, forte e credível, pode fazer frente às constantes destruições, delapidações e atropelos ao Património Cultural, tão característicos do nosso tempo. Num contexto em que a escassez de recursos é uma constante, em que a sua racionalização e rentabilização são obrigatórias, não é defensável a sua dispersão por vários organismos”, garantem arqueólogos e investigadores, entre os quais Ângela Ferreira, da DRC do Algarve, e Maria Ramalho, da DRC do Alentejo.

No tocante ao Património Arqueológico, para os autores da carta, “a resolução de problemas crónicos e estruturais depende da existência de políticas públicas nacionais, sérias e consistentes”.

“A atividade arqueológica sofre com o enfraquecimento dos instrumentos legais e regulamentares e da fiscalização, com a desregulação da atividade arqueológica decorrente da excessiva predominância da atividade preventiva resultante da economia e consequente subalternização da investigação, com os problemas relacionados com a muitíssimo elevada precariedade laboral ao nível do exercício profissional dos arqueólogos, com o défice de publicação científica e com a situação dramática das coleções e espólios arqueológicos”, alertam.

Os investigadores e arqueólogos têm “dúvidas” que “estas [medidas propostas] possam ser convenientemente desenvolvidas, em regime de independência técnica, especializada e baseada exclusivamente no interesse público, por organismos, cadeias hierárquicas e processos de decisão sem especialização técnica e científica, como as CCDR, cuja missão é muitas vezes conflituante com a salvaguarda do Património Cultural”, duvidando também de “um funcionamento eficiente e eficaz entre as estruturas das CCDR e o organismo tutelar nacional, prevendo-se um aumento da burocracia, complexificação e delonga nos processos entre aquelas entidades e a tutela”.

Na carta, o ministro da Cultura é alertado para o facto de que a “descentralização dos serviços” não esclarece “o destino dos diversos sítios arqueológicos geridos diretamente pelas Direções Regionais Culturais (DRC), propriedade do Estado, classificados como Monumentos Nacionais, abertos ao público, onde foram investidas verbas procedentes de fundos comunitários”.

Os signatários, entre os quais também se encontram Helena Moura, da DRC Centro, e Sandra Lourenço, da DGPC, realçam que “o exercício das competências de salvaguarda, licenciamento e fiscalização das intervenções sobre o património classificado e o património arqueológico, é o problema mais crítico, pois envolve muitos interesses em conflito, a nível económico, político e social.”

Idalina Moniz. Crédito: Junta de Freguesia da Ribeirinha, Ribeira Grande
Nacional

Idalina Moniz fez 110 anos e é a segunda pessoa mais velha de Portugal

09:12 29 Outubro, 2026 09:11 29 Outubro, 2026

Nascida em 1916, Idalina Moniz vive nos Açores, onde a comunidade preparou uma homenagem para assinalar o aniversário

Pub

Centro de Congressos de Lagoa

06:01 27 Outubro, 2026 01:23 28 Outubro, 2026

12 a 13 novembro

Algarve

Jovem residente em Lagoa desapareceu há uma semana e foi visto pela última vez em Albufeira

10:54 29 Outubro, 2026 10:54 29 Outubro, 2026

Família procura Rodrigo Santos, desaparecido desde quinta-feira, 22 de outubro. O jovem foi visto pela última vez em Albufeira

Algarve Opinião Política

Faro, um ano depois: entre as promessas e a estagnação | Por Martim Lopes

10:05 29 Outubro, 2026 10:11 29 Outubro, 2026

"É importante que as promessas comecem a ser cumpridas, porque já se ouvem muitos farenses a dizer que foram enganados"

Universidade do Algarve.
Algarve Ensino

Tem 50 anos ou mais? Universidade do Algarve abriu aulas sem exames e não exige habilitações académicas

16:10 28 Outubro, 2026 12:47 28 Outubro, 2026

Universidade do Algarve criou um programa para maiores de 50 anos, com aulas de diferentes áreas e horários flexíveis

Cão com o dono.
Animais

Tem um cão? Pequenos gestos do dia a dia podem revelar que confia verdadeiramente em si

13:40 29 Outubro, 2026 12:28 29 Outubro, 2026

Os cães demonstram confiança e afeto através de diferentes comportamentos. A Kiwoko explica os sinais a que os donos devem estar atentos

Algarve Desporto

Caminhadas gratuitas no Algarve convidam a desacelerar e a reduzir o stress

09:02 29 Outubro, 2026 09:13 29 Outubro, 2026

Projeto Mindwalk promove caminhadas gratuitas pela costa algarvia, combinando contacto com a natureza, reflexão pessoal e partilha em grupo

Levantamento de dinheiro no Multibanco.
Economia Europa Nacional

Análise aponta referência de 1.808 euros líquidos por mês para viver sozinho confortavelmente em Portugal: e se for em casal?

08:20 29 Outubro, 2026 08:21 29 Outubro, 2026

Comparação europeia usa 150% do rendimento mediano como referência: veja os o que muda nos casais e famílias com filhos

Ciência Cultura Europe Direct Algarve Gastronomia

Faro recebe festival gratuito de ciência com experiências, cinema, gastronomia e atividades para famílias

07:45 29 Outubro, 2026 07:40 29 Outubro, 2026

Evento leva a ciência ao Jardim da Alameda e ao IPDJ, nos dias 30 e 31 de outubro, com dezenas de atividades gratuitas e mais de 30 parceiros

Europe Direct Algarve

CCDR Algarve defende ligação ferroviária a Sevilha até 2040 e ponte Alcoutim–Sanlúcar

08:02 29 Outubro, 2026 08:02 29 Outubro, 2026

Região reforça aposta na ligação ferroviária Faro–Huelva–Sevilha, na construção da ponte sobre o Guadiana e na cooperação hídrica

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Lusa
Tempo

Frente fria traz chuva a Portugal: IPMA emite avisos para região portuguesa

06:00 29 Outubro, 2026 08:02 29 Outubro, 2026

Chuva por vezes forte está prevista nos Açores. Na Madeira, a precipitação deverá ser mais localizada até domingo, 1 de novembro

Filho de manifestante em Lisboa.
Economia Nacional Vídeo

Filho de manifestante revela dificuldades com a crise da habitação: “A mãe precisa do dinheiro para não ficarmos na rua”

11:10 28 Outubro, 2026 12:12 28 Outubro, 2026

Mãe de dois filhos contou que paga 800 euros de renda e recebe 460 euros de salário: o filho também explicou como vive esta realidade

Europe Direct Algarve

Jovens do Algarve, Alentejo e Andaluzia apresentam seis propostas à Comissão Europeia para reforçar a democracia

18:23 28 Outubro, 2026 18:23 28 Outubro, 2026

Encontro reuniu 50 jovens de três regiões ibéricas, que elaboraram seis propostas sobre democracia e participação cívica, agora disponíveis para votação

Opinião

Do pedestal da nobreza à realidade quotidiana | Por José Figueiredo Santos

18:51 28 Outubro, 2026 18:51 28 Outubro, 2026

"Não tenho brasão, reconheço. Mas tenho uma vantagem de ninguém me exigir que faça manutenção heráldica"

Jovem com tonturas.
Saúde

Quando se levanta rapidamente da cama fica com tonturas durante alguns segundos? Saiba o que pode estar a acontecer

17:10 28 Outubro, 2026 11:18 28 Outubro, 2026

Sentir tonturas ao levantar-se rapidamente pode estar relacionado com uma descida temporária da tensão arterial

Mulher com alergia a gatos.
Animais Saúde

É alérgico a gatos? Ciência mostra que afinal o problema não está propriamente no pelo

15:30 28 Outubro, 2026 12:22 28 Outubro, 2026

Alergia aos gatos está associada a proteínas presentes na saliva e na pele dos animais, que se espalham pela casa

Idalina Moniz. Crédito: Junta de Freguesia da Ribeirinha, Ribeira Grande
Nacional

Idalina Moniz fez 110 anos e é a segunda pessoa mais velha de Portugal

09:12 29 Outubro, 2026 09:11 29 Outubro, 2026

Nascida em 1916, Idalina Moniz vive nos Açores, onde a comunidade preparou uma homenagem para assinalar o aniversário

Pub

Centro de Congressos de Lagoa

06:01 27 Outubro, 2026 01:23 28 Outubro, 2026

12 a 13 novembro

Algarve

Jovem residente em Lagoa desapareceu há uma semana e foi visto pela última vez em Albufeira

10:54 29 Outubro, 2026 10:54 29 Outubro, 2026

Família procura Rodrigo Santos, desaparecido desde quinta-feira, 22 de outubro. O jovem foi visto pela última vez em Albufeira

Algarve, Opinião, Política

Faro, um ano depois: entre as promessas e a estagnação | Por Martim Lopes

10:05 29 Outubro, 2026 10:11 29 Outubro, 2026

"É importante que as promessas comecem a ser cumpridas, porque já se ouvem muitos farenses a dizer que foram enganados"

Universidade do Algarve.
Algarve, Ensino

Tem 50 anos ou mais? Universidade do Algarve abriu aulas sem exames e não exige habilitações académicas

16:10 28 Outubro, 2026 12:47 28 Outubro, 2026

Universidade do Algarve criou um programa para maiores de 50 anos, com aulas de diferentes áreas e horários flexíveis

Cão com o dono.
Animais

Tem um cão? Pequenos gestos do dia a dia podem revelar que confia verdadeiramente em si

13:40 29 Outubro, 2026 12:28 29 Outubro, 2026

Os cães demonstram confiança e afeto através de diferentes comportamentos. A Kiwoko explica os sinais a que os donos devem estar atentos

Algarve, Desporto

Caminhadas gratuitas no Algarve convidam a desacelerar e a reduzir o stress

09:02 29 Outubro, 2026 09:13 29 Outubro, 2026

Projeto Mindwalk promove caminhadas gratuitas pela costa algarvia, combinando contacto com a natureza, reflexão pessoal e partilha em grupo

Levantamento de dinheiro no Multibanco.
Economia, Europa, Nacional

Análise aponta referência de 1.808 euros líquidos por mês para viver sozinho confortavelmente em Portugal: e se for em casal?

08:20 29 Outubro, 2026 08:21 29 Outubro, 2026

Comparação europeia usa 150% do rendimento mediano como referência: veja os o que muda nos casais e famílias com filhos

Ciência, Cultura, Europe Direct Algarve, Gastronomia

Faro recebe festival gratuito de ciência com experiências, cinema, gastronomia e atividades para famílias

07:45 29 Outubro, 2026 07:40 29 Outubro, 2026

Evento leva a ciência ao Jardim da Alameda e ao IPDJ, nos dias 30 e 31 de outubro, com dezenas de atividades gratuitas e mais de 30 parceiros

Europe Direct Algarve

CCDR Algarve defende ligação ferroviária a Sevilha até 2040 e ponte Alcoutim–Sanlúcar

08:02 29 Outubro, 2026 08:02 29 Outubro, 2026

Região reforça aposta na ligação ferroviária Faro–Huelva–Sevilha, na construção da ponte sobre o Guadiana e na cooperação hídrica

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Lusa
Tempo

Frente fria traz chuva a Portugal: IPMA emite avisos para região portuguesa

06:00 29 Outubro, 2026 08:02 29 Outubro, 2026

Chuva por vezes forte está prevista nos Açores. Na Madeira, a precipitação deverá ser mais localizada até domingo, 1 de novembro

Filho de manifestante em Lisboa.
Economia, Nacional, Vídeo

Filho de manifestante revela dificuldades com a crise da habitação: “A mãe precisa do dinheiro para não ficarmos na rua”

11:10 28 Outubro, 2026 12:12 28 Outubro, 2026

Mãe de dois filhos contou que paga 800 euros de renda e recebe 460 euros de salário: o filho também explicou como vive esta realidade

Europe Direct Algarve

Jovens do Algarve, Alentejo e Andaluzia apresentam seis propostas à Comissão Europeia para reforçar a democracia

18:23 28 Outubro, 2026 18:23 28 Outubro, 2026

Encontro reuniu 50 jovens de três regiões ibéricas, que elaboraram seis propostas sobre democracia e participação cívica, agora disponíveis para votação

Opinião

Do pedestal da nobreza à realidade quotidiana | Por José Figueiredo Santos

18:51 28 Outubro, 2026 18:51 28 Outubro, 2026

"Não tenho brasão, reconheço. Mas tenho uma vantagem de ninguém me exigir que faça manutenção heráldica"

Jovem com tonturas.
Saúde

Quando se levanta rapidamente da cama fica com tonturas durante alguns segundos? Saiba o que pode estar a acontecer

17:10 28 Outubro, 2026 11:18 28 Outubro, 2026

Sentir tonturas ao levantar-se rapidamente pode estar relacionado com uma descida temporária da tensão arterial

Mulher com alergia a gatos.
Animais, Saúde

É alérgico a gatos? Ciência mostra que afinal o problema não está propriamente no pelo

15:30 28 Outubro, 2026 12:22 28 Outubro, 2026

Alergia aos gatos está associada a proteínas presentes na saliva e na pele dos animais, que se espalham pela casa

Últimas Notícias

  • Temperaturas podem chegar aos 29 graus no Sul este fim de semana e o IPMA já sabe quando poderá terminar o calor
    Temperaturas podem chegar aos 29 graus no Sul este fim de semana e o IPMA já sabe quando poderá terminar o calor
  • Tem um cão? Pequenos gestos do dia a dia podem revelar que confia verdadeiramente em si
    Tem um cão? Pequenos gestos do dia a dia podem revelar que confia verdadeiramente em si
  • W Algarve conquista sete prémios internacionais nas áreas da hotelaria, gastronomia e bem-estar
    W Algarve conquista sete prémios internacionais nas áreas da hotelaria, gastronomia e bem-estar
  • Francisco Louçã apresenta novo livro em gravação ao vivo de podcast no AlgarveShopping
    Francisco Louçã apresenta novo livro em gravação ao vivo de podcast no AlgarveShopping
  • Frederico Varandas pode receber 675.000€ esta época: salário no Sporting provoca contestação entre acionistas
    Frederico Varandas pode receber 675.000€ esta época: salário no Sporting provoca contestação entre acionistas

Opinião

  • Faro, um ano depois: entre as promessas e a estagnação | Por Martim Lopes
    Faro, um ano depois: entre as promessas e a estagnação | Por Martim Lopes
  • Uma crise anunciada, uma resposta adiada | Por Luís Ganhão
    Uma crise anunciada, uma resposta adiada | Por Luís Ganhão
  • Do pedestal da nobreza à realidade quotidiana | Por José Figueiredo Santos
    Do pedestal da nobreza à realidade quotidiana | Por José Figueiredo Santos

Europe Direct Algarve

  • CCDR Algarve defende ligação ferroviária a Sevilha até 2040 e ponte Alcoutim–Sanlúcar
    CCDR Algarve defende ligação ferroviária a Sevilha até 2040 e ponte Alcoutim–Sanlúcar
  • Faro recebe festival gratuito de ciência com experiências, cinema, gastronomia e atividades para famílias
    Faro recebe festival gratuito de ciência com experiências, cinema, gastronomia e atividades para famílias
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal