Cerca de 30 empresas ou entidades com atividades ligadas ao rio Guadiana, no Algarve, participaram no “Choose Guadiana”, projeto de promoção do turismo naquele território, disse hoje a diretora da Odiana – Associação de Desenvolvimento do Baixo Guadiana.
O projeto chegou hoje ao fim com uma sessão realizada numa unidade hoteleira em Castro Marim, no distrito de Faro, e a diretora executiva da Odiana, Catarina Cavaco, destacou o contributo dado pelo projeto à promoção, valorização e a inovação turística e empresarial do Baixo Guadiana.
“O ‘Choose Guadiana’ foi um compilar de diversas atividades em prol do rio [Guadiana], da promoção do rio e da capacitação de todos os empresários que com o rio e em volta do rio trabalham”, afirmou a diretora executiva da Odiana aos jornalista, no final da sessão, assegurando que o ‘feedback’ dos participantes foi “bastante positivo” e permitiu melhorar o contacto entre os diversos atores que operam no território.
Catarina Cavaco quantificou em “cerca de 30 aderentes” o número de participantes no projeto, mas considerou que, “se fosse hoje o início, não seriam só 30, haveria certamente 40 ou 50” devido ao efeito do “passa-palavra” e dos “objetivos e resultados tão bons e tão concretos” que o projeto permitiu alcançar.
“E já estão a ver algum dos resultados do projeto refletido no seu negócio, nomeadamente através do Guadiana Weekend, que foi um fim de semana em que promovemos atividades relacionadas com o rio, gratuitas, mas em que o passa-palavra já permitiu que fossem contactadas por algumas dessas pessoas para usufruírem dessas experiências”, acrescentou.
Catarina Cavaco referia-se a um fim de semana em que um grupo de convidados experimentou atividades disponíveis no território, como passeios de barco, percursos todo-o-terreno na serra, visitas a um spa salino ou para conhecer a produção de sal tradicional que se faz em Castro Marim.
Além da promoção das atividades, o projeto permitiu também identificar potencialidades e pontos onde é necessário intervir, como a identificação de cais ao longo do rio Guadiana para permitir ao visitante de turismo náutico saber onde se encontra, exemplificou.
No final da iniciativa, foi anunciado o vencedor do Guadiana Lab, que premiou com 2.500 euros um projeto destinado a fazer passeios no rio com enfoque na sustentabilidade e na proteção ambiental.
“A marca Nautipark cativou o júri por ser algo diferente do que estamos habituados aqui no território, ao terem atividades náuticas de acordo com toda a economia azul e a economia verde, com a sustentabilidade, tendo patente as alterações climáticas. E precisamos de ter isso bem presente nos dias de hoje para termos um melhor futuro amanhã”, argumentou.
Catarina Cavaco assinalou o contributo dado pelas equipas da Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia (CRIA) da Universidade do Algarve às cinco candidaturas recebidas e às três finalistas, considerando que todas elas têm “quase 100% de capacidade para correr bem no futuro”.
Entre os finalistas esteve também um projeto destinado a criar ‘snacks’ para animais através de “desperdícios de restaurantes e do rio e as plantas do território, como a salicórnia” e outro que propõe a reconversão de uma salina tradicional para “outras atividades”, como um centro interpretativo que mostre o trabalho artesanal feito em Castro Marim.
A diretora executiva da Odiana enalteceu, ainda, a capacidade que o “Choose Guadiana” teve de colocar empresários e entidades do território em contacto, aumentando uma “cooperação e união” que pode agora servir de base para novas iniciativas.
O projeto “Choose Guadiana” foi promovido pela Odiana, com o apoio dos municípios de Alcoutim, Castro Marim e Vila Real de Santo António, e contou com financiamento do Programa Operacional CRESC Algarve2020.