Nuno Campos Inácio, autor do projecto “Genealogia do Algarve”, vai apresentar no próximo sábado, pelas 15:00 horas, no Centro de Interpretação da Lota de Sagres, o “Levantamento Enciclopédico das Famílias de Sagres”, obra em dois volumes, com 1360 páginas, publicada pelo Município de Vila do Bispo.
Este evento marca o início das comemorações oficiais do Dia do Município de Vila do Bispo e do Dia de São Vicente, Padroeiro do Algarve, neste ano em que passam 850 anos sobre a trasladação das relíquias de São Vicente para a cidade de Lisboa.
Além da apresentação do livro, o evento contará com a inauguração de uma exposição de fotografias do fotógrafo Nuno Borges, com a exibição do documentário premiado “Gentes do Cabo – Faroleiros do Sudoeste Algarvio” e a divulgação de 125 personalidades que têm ligações genealógicas a Sagres.
“Este trabalho, que complementa o volume monográfico da mesma colecção, publicado no passado mês de agosto, revela-se o maior estudo alguma vez realizado sobre a freguesia de Sagres, com um total de 1.745 páginas”, refere Nuno Campos Inácio em comunicado.
Neste levantamento, são apresentadas 4.822 biografias de pessoas nascidas, casadas ou falecidas em Sagres, entre 1300 e 1918, com as respectivas ligações familiares, que permite a qualquer pessoa que tenha origens familiares em Sagres traçar a sua árvore genealógica e complementá-la com informação biográfica inédita.
Em termos gerais, a obra, que refere mais de 10.000 indivíduos, permite conhecer a evolução histórica e social de Sagres, saber de onde vieram e para onde foram os seus habitantes, que profissões tinham, o seu estatuto social, rendimentos, negócios, informação militar, numa conjugação de informação documental de milhares de documentos, de dezenas de arquivos e extensa bibliografia.
Nuno Campos Inácio iniciou o projecto “Genealogia do Algarve” em 2007, tendo sido lançado em 2009. Nestes anos relacionou mais de 260.000 indivíduos com ligações familiares ao Algarve, num portal que contabiliza mais de 5 milhões de dados informativos. Depois de oito anos a aperfeiçoar um método que permitisse passar este monumental trabalho para formato de livros, em Janeiro de 2022 lançou o primeiro trabalho completo, o «Levantamento Enciclopédico das Famílias de Barão de São Miguel». Além do levantamento de Sagres que será agora apresentado, tem em fase de finalização para serem apresentados ainda este ano os levantamentos das freguesias da Raposeira e de Ferragudo e em andamento os de Budens e de Porches.