A Ribeira das Naves guarda um segredo que fascina quem por lá passa: o Covão dos Conchos. Este funil, que parece engolir as águas do lago onde está inserido, desperta a curiosidade de muitos pela sua aparência enigmática, como se fosse um portal de outro mundo. No entanto, a explicação é bem mais simples.
Construído na Serra da Estrela na década de 1950, o Covão dos Conchos é a entrada para um túnel com 1519 metros de comprimento, que transporta as águas da Ribeira das Naves até à Lagoa Comprida. Este sistema faz parte da infraestrutura hidroelétrica da central do Sabugueiro, no Poço Negro, e tem como objetivo otimizar o aproveitamento hídrico da Serra da Estrela para a produção de energia.
A Lagoa Comprida, onde o túnel desemboca, começou a ser preparada em 1912 e foi concluída em 1955. Desde então, o já conhecido funil de Covão dos Conchos cumpre a sua função com eficiência, destacando-se também como um ponto de interesse turístico e fotográfico.
O acesso ao Covão dos Conchos faz-se a partir da Lagoa Comprida, por um trilho pedestre de cerca de cinco quilómetros. O percurso alterna entre dificuldade moderada e difícil, com terreno rochoso e desníveis, mas compensa pelas vistas deslumbrantes. Chegar ao destino é uma experiência única, perfeita para amantes da natureza e da fotografia, segundo o Ekonomista.
Foto DR
A Serra da Estrela é rica em mitos, e a Lagoa Escura, próxima ao Covão dos Conchos, é protagonista de várias histórias. Desde rumores sobre um navio afundado que sugeriam uma ligação ao mar, até tesouros escondidos nas suas profundezas, as lendas envolvem este local em mistério.
No entanto, e independentemente das histórias, a beleza natural do Covão dos Conchos e da Serra da Estrela é inegável. Uma visita ao local promete uma experiência que combina um testemunho da engenhosidade humana em harmonia com a natureza. Entre as paisagens naturais e a sua rica história, é uma visita a não perder para quem explora a Serra da Estrela.
Leia também: Há uma nova regra para quem viaja com bagagem de mão e não é o peso