De acordo com a mais recente listagem do Center for World University Rankings (CWUR), a Universidade do Algarve mantém-se no top 2000 das melhores universidades do mundo.
“No total, foram avaliadas 20.966 instituições de ensino superior de todo o mundo, mais 435 do que no ano anterior, e a Universidade do Algarve surge na posição 1309, com um score global de 68.9, sendo que na investigação ficou classificada em 1255”, refere a UAlg em comunicado, acrescentando que “a nível nacional, volta a ocupar o 7º lugar, entre 13 Instituições de Ensino Superior avaliadas”.
Desde 2012, o CWUR publica o único ranking académico de universidades a nível global, que avalia a qualidade da educação; empregabilidade, baseada no sucesso profissional dos antigos alunos; qualidade do corpo docente; e desempenho da investigação.
São utilizados indicadores objetivos para os quatro pilares fundamentais subjacentes à metodologia da classificação (educação, empregabilidade, corpo docente e investigação), sem depender de inquéritos e da apresentação de dados pelas universidades.
O CWUR é uma organização de consultoria, sediada nos Emirados Árabes Unidos, que fornece aconselhamento político, conhecimentos estratégicos e serviços de consultoria a governos e universidades para melhorar os resultados educacionais e de investigação.
Este ranking, que começou como um projeto em Jeddah, Arábia Saudita, com o objetivo de classificar as 100 melhores universidades mundiais, em 2019 expandiu-se para listar o top 2000 de quase vinte mil universidades em todo o mundo, tornando-o o maior ranking académico global de universidades.
Sobre a Universidade do Algarve
A Universidade do Algarve (UAlg) tem atualmente cerca de 10 mil estudantes, dos quais mais de 20% são estrangeiros, de 101 nacionalidades.
Com 43 anos de existência, aparece pela sexta vez no ranking do Times Higher Education (THE) Young University Rankings 2023, que analisa o desempenho de instituições de ensino superior criadas há 50 anos ou menos, destacando-se no indicador que avalia a projeção internacional. Este ano volta a integrar a lista das melhores do mundo no Shanghai Ranking’s Global Ranking of Academic Subjects 2023, destacando-se novamente na área de Hospitality & Tourism Management, entre os lugares 76-100.
Também integra pela quarta vez o Times Higher Education Impact Rankings, que avalia a nível global o desempenho e contributo das universidades para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas.
A UAlg ficou posicionada no intervalo 201-300 na classificação geral do THE Impact Rankings, de entre 1591 Instituições de Ensino Superior (IES) de 112 países.
Também integra pela quarta vez o Times Higher Education Impact Rankings, que avalia a nível global o desempenho e contributo das universidades para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas. A UAlg ficou posicionada no intervalo 201-300 na classificação geral do THE Impact Rankings, de entre 1591 Instituições de Ensino Superior (IES) de 112 países.
A UAlg oferece cursos de formação inicial e pós-graduada, nas suas diversas áreas de formação: Artes, Comunicação e Património; Ciências Sociais e da Educação; Ciências e Tecnologias da Saúde; Ciências Exatas e Naturais; Economia, Gestão e Turismo; Engenharias e Tecnologias.
Mais recentemente passou a integrar a Universidade Europeia dos Mares (SEA-EU), um “Super Campus” que tem como objetivo criar uma universidade europeia claramente internacional, pluriétnica, multilingue e interdisciplinar, formado por nove universidades: Cádis (Espanha), Bretanha Ocidental (França), Kiel (Alemanha), Gdansk (Polónia), Split (Croácia), Malta (Malta), Nápoles Parthenope (Itália), Algarve (Portugal) e Nord (Noruega).
Leia também: Uma das oliveiras mais velhas do país está no Algarve. Saiba onde encontrá-la