O Seminário Internacional 2024 do Projeto RESUPERES (2022-2025) realizou-se esta terça-feira, via web, dinamizado por investigadores portugueses integrantes do Projeto Resilience in Higher Education. Overcaming Adversity (RESUPERES), um projeto cofinanciado pelo programa ERASMUS+.
Este seminário teve como objetivos alertar para a necessidade de promover a resiliência no ensino superior e divulgar as potencialidades de desenvolvimento curricular nesta perspetiva, com aplicação dos produtos e processos criados e difundidos pelo Projeto RESUPERES.
Trata-se de um projeto que envolve investigadores das Universidades de Granada, de Nápoles (Orsola Benincasa), de Bergen (Ciência Aplicada), do Algarve e de Belgrado, com coordenação geral da investigadora da Universidade de Granada, Mar Cepero.
Foram oradores os investigadores Carolina de Sousa (coordenadora do projeto em Portugal), Carla Dionísio e Jorge Santos, que se debruçaram, respetivamente, sobre o estado da arte relativa ao conceito de resiliência nas perspetivas psicológica e pedagógica, sobre os estudos piloto desenvolvidos pelos países participantes no projeto para testar atividades que promovem a resiliência e que constam do Manual, do WEBsite e da App do Projeto e sobre o contributo das artes no desenvolvimento da capacidade de superação das adversidades.
O seminário foi organizado e moderado pela investigadora do Projeto Aurízia Anica (UALG-IELT) e pelo investigador Geraldo Rosa (Universidade de Caxias do Sul).
Leia também: Estes passadiços ficam no Algarve e prometem vistas deslumbrantes para os amantes de caminhadas