“Regenerar Abril: Liberdade, Fraternidade e Dignidade” é o tema da quinta sessão da iniciativa Fórum Cidadania promovida pelos Cidadãos pelo CEAT e Hortas Urbanas de Tavira.
O evento realiza-se online no feriado de 25 de Abril, a partir das 18 horas, através da página de facebook do movimento.
O professor, poeta e músico Afonso Dias, a professora universitária Emilia Costa, a direção da Associação Môces, os membros da Associação MOJU, a jovem ativista Mourana Monteiro, o professor universitário Gil Moreira, o jornalista Frederico Cantante, bem como o músico Luís Monteiro, são alguns dos convidados que já confirmaram participação no fórum.
O movimento considera que “numa época em que os quadros de referência histórica e ideológica associados ao processo que conduziu à revolução dos cravos se encontram desvanecidos na memória coletiva importa fomentar o debate, referenciando, questionando, observando e equacionando a procura de soluções para as grandes problemáticas – de hoje, como de então – dentro de parâmetros de preceito democrático”.
“Vamos elevar a consciência cívica invocando os valores e testemunhos de Abril, valores indissociáveis dos princípios da inclusão e respeito pelas minorias sociais”, afirma o movimento de Cidadãos pelo CEAT, acrescentando que “vamos valorizar a diversidade social, travando de modo construtivo e proativo a narrativa emergente dos extremismos e populismos políticos”.
Um dos propósitos do movimento de Cidadãos pelo Centro de Experimentação Agrária de Tavira (CEAT) e Hortas Urbanas de Tavira é “fazer acontecer a democracia participativa e um dos objetivos é contribuir para a implementação de hortas comunitárias na localidade, as quais possam vir a ser espaços de integração e capacitação, envolvendo todos os cidadãos, especialmente os que mais sofrem o risco de exclusão social e de políticas menos democráticas” .