Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto DR
Cultura, Mundo

Conheça Tristão da Cunha: a ilha mais isolada do mundo que foi descoberta por um português

Tristão da Cunha, o arquipélago habitado mais isolado do mundo, abriga uma comunidade autossuficiente com raízes portuguesas

15:30 8 Fevereiro, 2025 15:28 8 Fevereiro, 2025 | Rubén Gonçalves
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Já imaginou viver num local onde o vizinho mais próximo está a mais de dois mil quilómetros de distância? E onde a única maneira de chegar ou partir é através de um navio que demora seis dias a percorrer o trajeto? Esse lugar existe e chama-se Tristão da Cunha, o arquipélago habitado mais isolado do mundo, situado no sul do Oceano Atlântico. Curiosamente, este remoto território tem uma ligação com Portugal, pois foi descoberto por um navegador português em 1506.

Tristão da Cunha é composto por seis ilhas vulcânicas, sendo a maior delas a Ilha de Tristão da Cunha, onde se localiza a única povoação, Edimburgo dos Sete Mares. As restantes ilhas do arquipélago incluem a Ilha Nightingale, a Ilha Inacessível, a Ilha de Gonçalo Álvares (também conhecida como Ilha Gough), a Ilha do Meio e a Ilha Stoltenhoff. Administrativamente, faz parte do território britânico ultramarino de Santa Helena, Ascensão e Tristão da Cunha, possuindo, contudo, uma constituição própria e um governo local.

Descoberta e colonização

O arquipélago foi descoberto pelo navegador português Tristão da Cunha em 1506, durante uma expedição rumo à Índia. Ele nomeou a ilha principal em sua homenagem, mas não conseguiu desembarcar devido às adversas condições meteorológicas. Apesar da descoberta, os portugueses nunca colonizaram a região, utilizando-a apenas como ponto de referência para as rotas marítimas. Ao longo dos séculos, outros navegadores europeus, incluindo holandeses, franceses e ingleses, também exploraram as ilhas.

Segundo a Vortex Magazine, a primeira tentativa de colonização ocorreu em 1643, pelos holandeses, mas foi rapidamente abandonada. Em 1767, os franceses tentaram estabelecer-se no arquipélago, porém, a colónia não prosperou e acabou por ser desmantelada ao fim de alguns anos.

Em 1816, os ingleses tomaram posse da ilha, receando que os franceses pudessem usá-la como base para resgatar Napoleão Bonaparte, exilado em Santa Helena. Para evitar essa possibilidade, instalaram uma guarnição militar, que permaneceu no local até 1817.

A colonização definitiva começou nesse mesmo ano, quando Jonathan Lambert, um aventureiro norte-americano, chegou à ilha acompanhado por três homens – dois compatriotas e um italiano. Lambert proclamou-se soberano do território e dedicou-se à pesca e à agricultura. No entanto, em 1818, ele e um dos seus companheiros faleceram num acidente no mar, deixando os restantes colonos a cargo da ilha.

Poucos anos depois, em 1821, o escocês William Glass, ex-membro da guarnição britânica, estabeleceu-se na ilha. Casou-se com uma das filhas do colono italiano e tornou-se líder da comunidade, organizando a vida social e religiosa da ilha. Com o tempo, novos colonos chegaram, incluindo ex-escravizados libertados das ilhas Maurício e náufragos de um navio americano. Assim, a população cresceu e tornou-se mais diversa.

Em 1836, Charles Darwin visitou a ilha e ficou fascinado com a sua fauna e flora. Durante a estadia, recolheu amostras de plantas e animais e estudou o vulcão que domina a paisagem local. Além disso, destacou a simplicidade e hospitalidade dos habitantes.

Foi apenas em 1867 que a ilha foi formalmente anexada ao Império Britânico, passando a contar com um administrador nomeado por Londres. Ao longo dos anos, foram criadas infraestruturas como uma escola, uma igreja, um hospital e um serviço de correios.

No entanto, a vida no arquipélago foi severamente afetada em 1961, quando uma erupção vulcânica obrigou à evacuação de todos os habitantes. Foram levados para o Reino Unido e alojados numa base militar. Alguns optaram por permanecer na Europa, mas a maioria desejava regressar à sua terra natal. Assim, em 1963, após dois anos de exílio, voltaram à ilha e reconstruíram as suas vidas.

Foto DR

Vida na ilha nos dias de hoje

Atualmente, a população de Tristão da Cunha ronda os 250 habitantes, que vivem em Edimburgo dos Sete Mares. A comunidade é unida e partilha sete apelidos principais: Glass, Green, Hagan, Lavarello, Repetto, Rogers e Swain. O idioma predominante é o inglês, mas o sotaque local tem influências portuguesas e africanas.

A economia baseia-se na agricultura, na pesca e na exploração sustentável dos recursos naturais. Os moradores cultivam batatas, cenouras, couves e outras hortaliças, criam animais para consumo e pescam lagostas, atuns e peixes-espada. Além disso, recolhem algas marinhas para fertilização dos campos e alimentação do gado.

A ilha também dispõe de serviços essenciais, como educação e saúde. Existe uma escola pública que oferece ensino até ao nono ano, sendo que alguns estudantes continuam os estudos à distância ou viajam para Santa Helena ou para o Reino Unido. O hospital local, com um médico residente e uma equipa de enfermagem, consegue prestar cuidados básicos e atender emergências, mas casos mais graves necessitam de evacuação médica.

A vida em Tristão da Cunha continua a ser marcada pelo isolamento, mas os seus habitantes orgulham-se da sua história e da resiliência que os mantém no arquipélago mais remoto do mundo.

Leia também: Adeus, arroz de marisco: restaurante no Algarve fecha portas mas com uma palavra a dizer

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Mulher triste ao telemóvel.
Economia Nacional

Atenção à fatura do telemóvel: cobranças associadas a estes números podem ser ilegais

19:00 25 Julho, 2026 15:59 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Se encontrar este tipo de cobrança na fatura do telemóvel, poderá recusar o pagamento. A lei obriga ao bloqueio destes serviços por defeito em muitos casos

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Algarve Nacional

Vai haver cortes de luz prolongados no Algarve (e não só): estas vão ser as regiões afetadas

06:00 25 Julho, 2026 14:31 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A E-REDES tem interrupções e cortes de luz programados para domingo, 26 de julho, em várias localidades do país

Frigorífico com produtos congelados. Crédito: Freepik
Economia Gastronomia Saúde

O alimento barato que muitos ignoram e que faz bem ao coração, à visão e ao cérebro

14:10 25 Julho, 2026 18:46 22 Julho, 2026 | João Luís

Fácil de encontrar e simples de preparar, este alimento comum tem nutrientes associados a vários benefícios para a saúde

Meia Praia, Lagos.
Algarve Vida & Lazer

Uma das maiores praias do Algarve tem mais de 4 km de areal e fica ao lado de uma estação ferroviária

15:50 24 Julho, 2026 16:15 14 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Tem mais de 4 km de areia, fica junto a uma estação ferroviária e continua a esconder zonas tranquilas mesmo nos dias de maior afluência

Barata dentro de casa. Crédito: Freepik AI
Animais Saúde

Nunca pise uma barata: especialistas explicam o risco que pode estar a espalhar em casa

19:20 25 Julho, 2026 14:22 23 Julho, 2026 | João Luís

A reação mais comum perante uma barata pode parecer eficaz, mas há cuidados a ter para evitar contaminar superfícies dentro da habitação

Avião estacionado no aeroporto.
Economia Nacional

Novo aeroporto de Lisboa terá duas pistas, 64 portas de embarque e terminal com 500 mil m²: veja as imagens

08:00 25 Julho, 2026 15:21 24 Julho, 2026 | João Luís

ANA divulgou novas imagens do futuro Aeroporto Luís de Camões, num projeto pensado para receber milhões de passageiros nas próximas décadas

Supermercado da Mercadona.
Algarve Economia Nacional

Mercadona acelera expansão em Portugal: saiba onde vão abrir os próximos 8 supermercados este ano (Algarve incluído)

13:00 24 Julho, 2026 12:36 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de inaugurar quatro lojas em 2026, a Mercadona prepara mais oito aberturas em Portugal

Algarve Edição Papel

Plano de renováveis pode ameaçar áreas sensíveis do Algarve, alertam ambientalistas

14:30 25 Julho, 2026 07:51 23 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Plataforma ambientalista alerta que o plano de renováveis abrange corredores ecológicos e habitats de espécies ameaçadas no Algarve

Algarve

Tavira Plaza torna-se refúgio climático em períodos de calor extremo

13:40 25 Julho, 2026 13:35 25 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A adesão à rede Stay Cool transforma o centro comercial num refúgio climatizado para residentes e visitantes em períodos de calor intenso

W Algarve.
Algarve Vida & Lazer

Hotel algarvio tem uma piscina onde qualquer um pode entrar por 40€ e com espreguiçadeira e toalha incluída

17:50 23 Julho, 2026 15:01 15 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Em Albufeira, um hotel de luxo lançou passes diários que permitem utilizar a piscina, o spa ou ambos, mesmo sem reservar alojamento

Economia Europe Direct Algarve

Fim ao desperdício: destruir roupa não vendida já está proibido na União Europeia

14:40 25 Julho, 2026 14:57 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Grandes empresas deixam de poder eliminar vestuário, acessórios e calçado que não conseguiram vender. A medida será alargada a mais negócios em 2030

Dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Aguaceiros e temperaturas abaixo da média antes de nova subida: veja onde a chuva pode chegar este fim de semana

12:30 25 Julho, 2026 11:34 25 Julho, 2026 | João Luís

O estado do tempo deverá manter-se instável em algumas regiões, antes de uma recuperação gradual das temperaturas a partir de domingo

Casa do Polvo Tasquinha, em Santa Luzia.
Algarve Gastronomia

À procura do melhor polvo à lagareiro: conheça 3 restaurantes no Algarve onde pode prová-lo

17:50 24 Julho, 2026 08:14 18 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Polvo à lagareiro é um dos pratos mais procurados no Algarve: em Querença, Portimão e Santa Luzia este prato é sempre uma boa escolha

Ricardo Claro. Crédito: Facebook
Algarve

Suspeito de assassinar Ricardo Claro em Loulé é encontrado morto na prisão

13:10 24 Julho, 2026 10:05 25 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Ricardo Claro, gestor financeiro de um restaurante de luxo em Loulé, foi assassinado em março. O único detido pelo crime foi agora encontrado morto na prisão de Faro

Polícia Municipal aborda mulher em biquíni. Crédito: Foto AI
Algarve

“Fui barrada na praia em Portugal por estar de biquíni”: caso ocorreu no Algarve por este motivo

11:20 23 Julho, 2026 13:46 23 Julho, 2026 | João Luís

Relato de uma turista brasileira em Albufeira gerou debate nas redes sociais e voltou a chamar a atenção para as regras em vigor no concelho

Algarve Cultura Gastronomia

Festa do Frango da Guia regressa com cinco noites de gastronomia e música popular

16:12 21 Julho, 2026 16:12 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Rosinha, Belito Campos, Joana D'Arc e Valter Cabrita integram a programação musical da 37.ª edição da Festa do Frango da Guia

Mulher triste ao telemóvel.
Economia, Nacional

Atenção à fatura do telemóvel: cobranças associadas a estes números podem ser ilegais

19:00 25 Julho, 2026 15:59 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Se encontrar este tipo de cobrança na fatura do telemóvel, poderá recusar o pagamento. A lei obriga ao bloqueio destes serviços por defeito em muitos casos

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Algarve, Nacional

Vai haver cortes de luz prolongados no Algarve (e não só): estas vão ser as regiões afetadas

06:00 25 Julho, 2026 14:31 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A E-REDES tem interrupções e cortes de luz programados para domingo, 26 de julho, em várias localidades do país

Frigorífico com produtos congelados. Crédito: Freepik
Economia, Gastronomia, Saúde

O alimento barato que muitos ignoram e que faz bem ao coração, à visão e ao cérebro

14:10 25 Julho, 2026 18:46 22 Julho, 2026 | João Luís

Fácil de encontrar e simples de preparar, este alimento comum tem nutrientes associados a vários benefícios para a saúde

Meia Praia, Lagos.
Algarve, Vida & Lazer

Uma das maiores praias do Algarve tem mais de 4 km de areal e fica ao lado de uma estação ferroviária

15:50 24 Julho, 2026 16:15 14 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Tem mais de 4 km de areia, fica junto a uma estação ferroviária e continua a esconder zonas tranquilas mesmo nos dias de maior afluência

Barata dentro de casa. Crédito: Freepik AI
Animais, Saúde

Nunca pise uma barata: especialistas explicam o risco que pode estar a espalhar em casa

19:20 25 Julho, 2026 14:22 23 Julho, 2026 | João Luís

A reação mais comum perante uma barata pode parecer eficaz, mas há cuidados a ter para evitar contaminar superfícies dentro da habitação

Avião estacionado no aeroporto.
Economia, Nacional

Novo aeroporto de Lisboa terá duas pistas, 64 portas de embarque e terminal com 500 mil m²: veja as imagens

08:00 25 Julho, 2026 15:21 24 Julho, 2026 | João Luís

ANA divulgou novas imagens do futuro Aeroporto Luís de Camões, num projeto pensado para receber milhões de passageiros nas próximas décadas

Supermercado da Mercadona.
Algarve, Economia, Nacional

Mercadona acelera expansão em Portugal: saiba onde vão abrir os próximos 8 supermercados este ano (Algarve incluído)

13:00 24 Julho, 2026 12:36 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de inaugurar quatro lojas em 2026, a Mercadona prepara mais oito aberturas em Portugal

Algarve, Edição Papel

Plano de renováveis pode ameaçar áreas sensíveis do Algarve, alertam ambientalistas

14:30 25 Julho, 2026 07:51 23 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Plataforma ambientalista alerta que o plano de renováveis abrange corredores ecológicos e habitats de espécies ameaçadas no Algarve

Algarve

Tavira Plaza torna-se refúgio climático em períodos de calor extremo

13:40 25 Julho, 2026 13:35 25 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A adesão à rede Stay Cool transforma o centro comercial num refúgio climatizado para residentes e visitantes em períodos de calor intenso

W Algarve.
Algarve, Vida & Lazer

Hotel algarvio tem uma piscina onde qualquer um pode entrar por 40€ e com espreguiçadeira e toalha incluída

17:50 23 Julho, 2026 15:01 15 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Em Albufeira, um hotel de luxo lançou passes diários que permitem utilizar a piscina, o spa ou ambos, mesmo sem reservar alojamento

Economia, Europe Direct Algarve

Fim ao desperdício: destruir roupa não vendida já está proibido na União Europeia

14:40 25 Julho, 2026 14:57 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Grandes empresas deixam de poder eliminar vestuário, acessórios e calçado que não conseguiram vender. A medida será alargada a mais negócios em 2030

Dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Aguaceiros e temperaturas abaixo da média antes de nova subida: veja onde a chuva pode chegar este fim de semana

12:30 25 Julho, 2026 11:34 25 Julho, 2026 | João Luís

O estado do tempo deverá manter-se instável em algumas regiões, antes de uma recuperação gradual das temperaturas a partir de domingo

Casa do Polvo Tasquinha, em Santa Luzia.
Algarve, Gastronomia

À procura do melhor polvo à lagareiro: conheça 3 restaurantes no Algarve onde pode prová-lo

17:50 24 Julho, 2026 08:14 18 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Polvo à lagareiro é um dos pratos mais procurados no Algarve: em Querença, Portimão e Santa Luzia este prato é sempre uma boa escolha

Ricardo Claro. Crédito: Facebook
Algarve

Suspeito de assassinar Ricardo Claro em Loulé é encontrado morto na prisão

13:10 24 Julho, 2026 10:05 25 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Ricardo Claro, gestor financeiro de um restaurante de luxo em Loulé, foi assassinado em março. O único detido pelo crime foi agora encontrado morto na prisão de Faro

Polícia Municipal aborda mulher em biquíni. Crédito: Foto AI
Algarve

“Fui barrada na praia em Portugal por estar de biquíni”: caso ocorreu no Algarve por este motivo

11:20 23 Julho, 2026 13:46 23 Julho, 2026 | João Luís

Relato de uma turista brasileira em Albufeira gerou debate nas redes sociais e voltou a chamar a atenção para as regras em vigor no concelho

Algarve, Cultura, Gastronomia

Festa do Frango da Guia regressa com cinco noites de gastronomia e música popular

16:12 21 Julho, 2026 16:12 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Rosinha, Belito Campos, Joana D'Arc e Valter Cabrita integram a programação musical da 37.ª edição da Festa do Frango da Guia

Últimas Notícias

  • Nunca pise uma barata: especialistas explicam o risco que pode estar a espalhar em casa
    Nunca pise uma barata: especialistas explicam o risco que pode estar a espalhar em casa
  • Atenção à fatura do telemóvel: cobranças associadas a estes números podem ser ilegais
    Atenção à fatura do telemóvel: cobranças associadas a estes números podem ser ilegais
  • Poeiras do Saara estão a chegar mais a Portugal: cientistas explicam o fenómeno
    Poeiras do Saara estão a chegar mais a Portugal: cientistas explicam o fenómeno
  • Costuma usar descrições no MB WAY? Certas ‘brincadeiras’ podem causar problemas com o banco
    Costuma usar descrições no MB WAY? Certas ‘brincadeiras’ podem causar problemas com o banco
  • NASA continua a vigiar Bennu: asteroide pode atingir a Terra nesta data e provocar um “inverno global”
    NASA continua a vigiar Bennu: asteroide pode atingir a Terra nesta data e provocar um “inverno global”

Opinião

  • A saúde pela hora da morte | Por José Figueiredo Santos
    A saúde pela hora da morte | Por José Figueiredo Santos
  • Ronaldo, Portugal e o Mundial de 2030. Um erro que não podemos cometer | Por Paulo Freitas do Amaral
    Ronaldo, Portugal e o Mundial de 2030. Um erro que não podemos cometer | Por Paulo Freitas do Amaral
  • Cáceres 2031 apresenta a candidatura ECOC na Escola de Verão Europaeum em Cracóvia | Por João Palmeiro
    Cáceres 2031 apresenta a candidatura ECOC na Escola de Verão Europaeum em Cracóvia | Por João Palmeiro

Europe Direct Algarve

  • Fim ao desperdício: destruir roupa não vendida já está proibido na União Europeia
    Fim ao desperdício: destruir roupa não vendida já está proibido na União Europeia
  • Novas notas de euro já têm propostas finalistas: europeus podem votar até setembro
    Novas notas de euro já têm propostas finalistas: europeus podem votar até setembro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento