Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Foto DR
Cultura, Europe Direct Algarve

Castro Marim promove turismo religioso e cooperação cultural na Fitur em Madrid

Campanha foi apresentada com o lançamento de um vídeo promocional centrado no rico património religioso de Castro Marim, VRSA e Ayamonte

12:24 24 Janeiro, 2025 12:26 24 Janeiro, 2025 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O Município de Castro Marim marcou presença na Feira Internacional de Turismo de Madrid (Fitur), no passado dia 22 de janeiro, como parte da Eurocidade do Guadiana. A participação teve como objetivo promover o turismo religioso nos três municípios que integram o Baixo Guadiana: Castro Marim, Vila Real de Santo António e Ayamonte.

A nova campanha, intitulada “Em Corpo e Alma”, foi apresentada no pavilhão de Andaluzia, no stand de Huelva, com o lançamento de um vídeo promocional que destaca o rico património religioso de Castro Marim e dos municípios vizinhos.

Esta iniciativa inclui uma programação anual variada, concebida para atrair visitantes interessados em explorar a conexão entre fé, tradição e cultura, tão característica destes territórios.

Entre os eventos religiosos destacados na programação estão as Festas em Honra de Nossa Senhora dos Mártires, do Imaculado Coração de Maria, de Nossa Senhora da Visitação, as Procissões dos Santos Populares e os eventos de Natal, como a Aldeia Presépio, o Presépio de Sal e das Artes e o Presépio de Crochet. A campanha também recorre à realidade virtual, oferecendo aos visitantes a possibilidade de explorar digitalmente espaços religiosos de Castro Marim e da Eurocidade do Guadiana, com base na Rota da Fé do Território Museu.

Para Francisco Amaral, presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, esta iniciativa “combate a sazonalidade, promovendo as tradições mais enraizadas em cada um dos municípios”.

Ainda no âmbito da Fitur, o Município de Castro Marim, juntamente com Vila Real de Santo António e Ayamonte, assinou um acordo com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR) e com a Região de Turismo do Algarve. Este protocolo tem como objetivo reforçar a cooperação, a coordenação e a promoção de atividades culturais.

Segundo o Município, “este acordo tem como objetivo principal o estabelecimento de sinergias para a criação de programas musicais de qualidade e a promoção do intercâmbio cultural entre os territórios”.

O plano inclui a realização de concertos com orquestras, bandas de música, ciclos de acordeão e guitarra, bem como a promoção da música e dança tradicionais do Algarve e da Andaluzia.

Adicionalmente, estão previstas atividades no âmbito do Dia da Europa e do Dia Europeu da Música, que serão organizadas pela Eurocidade do Guadiana, consolidando a cooperação cultural transfronteiriça.

Leia também: Parque de campismo procura trabalhadores: salário de 3.000€ por mês com casa grátis

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Nacional

Prisão preventiva para suspeitos de tráfico de droga em Albufeira

12:19 3 Julho, 2026 12:22 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Operação em Albufeira resultou na apreensão de droga, dinheiro, joias e outros objetos associados à investigação

Algarve

Confira a temperatura da água do mar no Algarve este fim de semana: em Cabanas de Tavira vai estar ‘um caldinho’

13:00 3 Julho, 2026 12:05 3 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A água do mar no Algarve deverá variar entre cerca de 20 ºC e 24 ºC nos dias 4 e 5 de julho

Nacional

Calor extremo leva CP a cancelar Intercidades entre Faro e Lisboa

13:10 3 Julho, 2026 12:57 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Cancelamentos da CP atingem ligações nacionais, incluindo dois comboios Intercidades entre Faro e Lisboa

Idoso a olhar para uma folha.
Economia Mundo Nacional

“Evite a suspensão da pensão”: Governo alerta reformados para este procedimento

16:30 1 Julho, 2026 14:37 1 Julho, 2026 | João Luís

Governo deixa aviso sobre um procedimento obrigatório que pode afetar o pagamento da pensão de alguns reformados se não for feito no prazo

Europe Direct Algarve Opinião

A gestão das fronteiras externas da Europa: um desafio permanente para a segurança coletiva e para a política regional

12:00 3 Julho, 2026 11:58 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Acredito que a gestão das fronteiras externas da União Europeia representa uma das maiores provas da capacidade de adaptação do projeto europeu" | Por Paulo Oliveira

Gonçalo Ramos. Crédito: FPF
Algarve Desporto Europa

Algarvio Gonçalo Ramos chega ao ‘histórico’ italiano AC Milan em transferência recorde de 74 milhões de euros

12:40 3 Julho, 2026 12:22 3 Julho, 2026 | João Luís

Gonçalo Ramos vai reforçar o AC Milan por 74 milhões de euros. Avançado algarvio torna-se na contratação mais cara da história do clube

Algarve Desporto

Mundial da Juventude de Vela junta 424 atletas em Vilamoura

11:31 3 Julho, 2026 11:44 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Marina de Vilamoura prepara-se para receber centenas de jovens velejadores numa competição internacional de referência

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: A consciência do Museu e o museu-consciente | Por Marco Lopes

11:13 3 Julho, 2026 11:13 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"A museologia pode estar em vários domínios. E ter um papel importante na vida dos territórios, das comunidades e do seu desenvolvimento"

Economia Opinião

PlayStation e FPF esquecem que o poder está nos consumidores | Por Tiago Manuel

09:53 3 Julho, 2026 10:05 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"A Federação e a PlayStation acreditam que terão mais poder ao controlar melhor a sua marca e os seus produtos. Mas esse poder pode revelar-se ilusório"

Dia de calor. Crédito: Foto AI
Tempo

Cúpula de calor em Portugal: temperaturas acima dos 40 ºC podem persistir vários dias nestes seis distritos

09:43 3 Julho, 2026 12:10 3 Julho, 2026 | João Luís

Seis distritos poderão enfrentar vários dias seguidos com temperaturas iguais ou superiores a 40 ºC. Saiba onde se sofre mais com o calor

Algarve Cultura

Faro Tributo Fest leva três dias de rock ao Parque de Lazer das Figuras

09:10 2 Julho, 2026 07:04 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

AC/DC, Iron Maiden, Ozzy Osbourne, Ramones e Creed vão ser recordados em três dias de música, dança e animação em Faro

Sardinhas. Crédito: Freepik
Saúde Vida & Lazer

Nem atum nem salmão: conheça o peixe que tem mais cálcio que leite e dá saúde aos ossos

21:00 30 Junho, 2026 23:56 30 Junho, 2026 | João Luís

Protege o cérebro, sacia sem engordar e é acessível: descubra por que este peixe está a conquistar os pratos dos que procuram saúde e sabor

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Melancia no frigorífico ou à temperatura ambiente? Saiba como a conservar sem perder sabor

13:16 2 Julho, 2026 13:16 2 Julho, 2026 | João Luís

Guardar melancia da forma errada pode fazê-la perder sabor e textura. Saiba quando deve ir ao frigorífico e como conservar depois de cortada

Ensino Opinião

O copo que transbordou na sala de aula | Editorial de Henrique Dias Freire

18:59 2 Julho, 2026 19:01 2 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

É imperativo repensar os mecanismos de proteção da classe docente e questionar seriamente a responsabilização legal e civil dos pais

Automobilistas aguardam para abastecer as suas viaturas num posto de combustível. Crédito: Lusa
Auto Economia Europa

Vai deixar de compensar abastecer em Espanha? ‘Nuestros hermanos’ acabam com descontos no IVA a 1 de julho

12:56 30 Junho, 2026 11:11 30 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Espanha vai terminar o IVA reduzido nos combustíveis a 1 de julho, regressando aos 21%, depois de vários meses com uma taxa reduzida

Turista deixa pó de comichão na espreguiçadeira. Crédito: Foto AI
Europa Vida & Lazer

Turista não conseguiu espreguiçadeira e vingou-se das toalhas que guardavam lugares com pó de comichão

19:30 1 Julho, 2026 18:44 1 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um turista britânico ficou irritado com hóspedes que reservavam espreguiçadeiras com toalhas em Maiorca e decidiu vingar-se de forma polémica

Nacional

Prisão preventiva para suspeitos de tráfico de droga em Albufeira

12:19 3 Julho, 2026 12:22 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Operação em Albufeira resultou na apreensão de droga, dinheiro, joias e outros objetos associados à investigação

Algarve

Confira a temperatura da água do mar no Algarve este fim de semana: em Cabanas de Tavira vai estar ‘um caldinho’

13:00 3 Julho, 2026 12:05 3 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A água do mar no Algarve deverá variar entre cerca de 20 ºC e 24 ºC nos dias 4 e 5 de julho

Nacional

Calor extremo leva CP a cancelar Intercidades entre Faro e Lisboa

13:10 3 Julho, 2026 12:57 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Cancelamentos da CP atingem ligações nacionais, incluindo dois comboios Intercidades entre Faro e Lisboa

Idoso a olhar para uma folha.
Economia, Mundo, Nacional

“Evite a suspensão da pensão”: Governo alerta reformados para este procedimento

16:30 1 Julho, 2026 14:37 1 Julho, 2026 | João Luís

Governo deixa aviso sobre um procedimento obrigatório que pode afetar o pagamento da pensão de alguns reformados se não for feito no prazo

Europe Direct Algarve, Opinião

A gestão das fronteiras externas da Europa: um desafio permanente para a segurança coletiva e para a política regional

12:00 3 Julho, 2026 11:58 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Acredito que a gestão das fronteiras externas da União Europeia representa uma das maiores provas da capacidade de adaptação do projeto europeu" | Por Paulo Oliveira

Gonçalo Ramos. Crédito: FPF
Algarve, Desporto, Europa

Algarvio Gonçalo Ramos chega ao ‘histórico’ italiano AC Milan em transferência recorde de 74 milhões de euros

12:40 3 Julho, 2026 12:22 3 Julho, 2026 | João Luís

Gonçalo Ramos vai reforçar o AC Milan por 74 milhões de euros. Avançado algarvio torna-se na contratação mais cara da história do clube

Algarve, Desporto

Mundial da Juventude de Vela junta 424 atletas em Vilamoura

11:31 3 Julho, 2026 11:44 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Marina de Vilamoura prepara-se para receber centenas de jovens velejadores numa competição internacional de referência

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: A consciência do Museu e o museu-consciente | Por Marco Lopes

11:13 3 Julho, 2026 11:13 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"A museologia pode estar em vários domínios. E ter um papel importante na vida dos territórios, das comunidades e do seu desenvolvimento"

Economia, Opinião

PlayStation e FPF esquecem que o poder está nos consumidores | Por Tiago Manuel

09:53 3 Julho, 2026 10:05 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"A Federação e a PlayStation acreditam que terão mais poder ao controlar melhor a sua marca e os seus produtos. Mas esse poder pode revelar-se ilusório"

Dia de calor. Crédito: Foto AI
Tempo

Cúpula de calor em Portugal: temperaturas acima dos 40 ºC podem persistir vários dias nestes seis distritos

09:43 3 Julho, 2026 12:10 3 Julho, 2026 | João Luís

Seis distritos poderão enfrentar vários dias seguidos com temperaturas iguais ou superiores a 40 ºC. Saiba onde se sofre mais com o calor

Algarve, Cultura

Faro Tributo Fest leva três dias de rock ao Parque de Lazer das Figuras

09:10 2 Julho, 2026 07:04 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

AC/DC, Iron Maiden, Ozzy Osbourne, Ramones e Creed vão ser recordados em três dias de música, dança e animação em Faro

Sardinhas. Crédito: Freepik
Saúde, Vida & Lazer

Nem atum nem salmão: conheça o peixe que tem mais cálcio que leite e dá saúde aos ossos

21:00 30 Junho, 2026 23:56 30 Junho, 2026 | João Luís

Protege o cérebro, sacia sem engordar e é acessível: descubra por que este peixe está a conquistar os pratos dos que procuram saúde e sabor

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Melancia no frigorífico ou à temperatura ambiente? Saiba como a conservar sem perder sabor

13:16 2 Julho, 2026 13:16 2 Julho, 2026 | João Luís

Guardar melancia da forma errada pode fazê-la perder sabor e textura. Saiba quando deve ir ao frigorífico e como conservar depois de cortada

Ensino, Opinião

O copo que transbordou na sala de aula | Editorial de Henrique Dias Freire

18:59 2 Julho, 2026 19:01 2 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

É imperativo repensar os mecanismos de proteção da classe docente e questionar seriamente a responsabilização legal e civil dos pais

Automobilistas aguardam para abastecer as suas viaturas num posto de combustível. Crédito: Lusa
Auto, Economia, Europa

Vai deixar de compensar abastecer em Espanha? ‘Nuestros hermanos’ acabam com descontos no IVA a 1 de julho

12:56 30 Junho, 2026 11:11 30 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Espanha vai terminar o IVA reduzido nos combustíveis a 1 de julho, regressando aos 21%, depois de vários meses com uma taxa reduzida

Turista deixa pó de comichão na espreguiçadeira. Crédito: Foto AI
Europa, Vida & Lazer

Turista não conseguiu espreguiçadeira e vingou-se das toalhas que guardavam lugares com pó de comichão

19:30 1 Julho, 2026 18:44 1 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um turista britânico ficou irritado com hóspedes que reservavam espreguiçadeiras com toalhas em Maiorca e decidiu vingar-se de forma polémica

Últimas Notícias

  • Drake deu sorte? Rapper canadiano assinou camisola de Gonçalo Ramos antes de o olhanense ser herói
    Drake deu sorte? Rapper canadiano assinou camisola de Gonçalo Ramos antes de o olhanense ser herói
  • Este radar é uma ‘mina de ouro’: multou 7.526 condutores em Portugal nesta localização
    Este radar é uma ‘mina de ouro’: multou 7.526 condutores em Portugal nesta localização
  • Calor extremo leva CP a cancelar Intercidades entre Faro e Lisboa
    Calor extremo leva CP a cancelar Intercidades entre Faro e Lisboa
  • Confira a temperatura da água do mar no Algarve este fim de semana: em Cabanas de Tavira vai estar ‘um caldinho’
    Confira a temperatura da água do mar no Algarve este fim de semana: em Cabanas de Tavira vai estar ‘um caldinho’
  • “Todos os dias ouvimos alguém dizer que se vai embora”: mais de 162.000 imigrantes abandonam a Segurança Social num ano
    “Todos os dias ouvimos alguém dizer que se vai embora”: mais de 162.000 imigrantes abandonam a Segurança Social num ano

Opinião

  • A gestão das fronteiras externas da Europa: um desafio permanente para a segurança coletiva e para a política regional
    A gestão das fronteiras externas da Europa: um desafio permanente para a segurança coletiva e para a política regional
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: A consciência do Museu e o museu-consciente | Por Marco Lopes
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: A consciência do Museu e o museu-consciente | Por Marco Lopes
  • PlayStation e FPF esquecem que o poder está nos consumidores | Por Tiago Manuel
    PlayStation e FPF esquecem que o poder está nos consumidores | Por Tiago Manuel

Europe Direct Algarve

  • A gestão das fronteiras externas da Europa: um desafio permanente para a segurança coletiva e para a política regional
    A gestão das fronteiras externas da Europa: um desafio permanente para a segurança coletiva e para a política regional
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: A consciência do Museu e o museu-consciente | Por Marco Lopes
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: A consciência do Museu e o museu-consciente | Por Marco Lopes
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal