No ano em que comemora 35 anos de existência, a Associação Recreativa e Cultural de Músicos (ARCM) inicia uma nova fase ao eleger, pela primeira vez na sua história, uma mulher para a presidência. A baterista Sónia Cabrita assume a liderança da associação, após as eleições realizadas no passado dia 25 de janeiro, que contaram com a maior participação de sempre.
A ARCM, uma das mais relevantes associações culturais do Algarve, continua o seu compromisso com a promoção da cultura e da música na região, apontando para um futuro de fortalecimento da Escola de Música Moderna do Sul, que já conta com 100 alunos, e de uma programação mais abrangente e inclusiva.
Nova direção aposta na continuidade e inovação
A nova direção tomou posse no passado sábado, 1 de fevereiro, e será oficialmente apresentada à comunidade na próxima quarta-feira, 5 de fevereiro, pelas 22h, durante a já tradicional jam session, que terá lugar na sede da associação, na Rua do Castelo, n.º 4, em Faro.
Para além de Sónia Cabrita, a nova equipa conta com José Jesus como vice-presidente. O artista visual e músico, com uma ligação de longa data à ARCM, tem sido responsável por diversos projetos culturais na instituição.
A mesa da Assembleia Geral será presidida por Armindo José Duarte Silva, sócio fundador e primeiro presidente da ARCM, cargo que ocupou durante 30 anos.
Abertura à comunidade e participação ativa dos sócios
Num claro esforço para envolver mais os seus sócios e a comunidade, a nova direção promoverá uma sessão participativa no próximo dia 7 de fevereiro, às 21h, na sede da ARCM. O encontro servirá para debater a programação para 2025, reforçando o compromisso da associação com a abertura e o diálogo com a comunidade cultural de Faro e do Algarve.
A ARCM, que desde 1990 desempenha um papel essencial no acesso à cultura no Algarve, reafirma, assim, o seu propósito de promover a música e as artes, mantendo-se como um espaço de criação, formação e experimentação artística na região.
Leia também: Conheça as datas de pagamento dos subsídios e pensões para fevereiro