A associação automóvel alemã ADAC (‘Allgemeiner Deutscher Automobil-Club’) divulgou os resultados do seu mais recente estudo anual, uma referência na Europa, que avalia os veículos mais eficientes em condições reais de condução. De acordo com a publicação espanhola ‘ABC’, o ADAC Ecotest examina diversos fatores que afetam o consumo de combustível e as emissões de CO2.
Em 2024, o estudo analisou um total de 84 modelos, concluindo que os automóveis elétricos dominaram as primeiras posições. Apesar disso, os motores a combustão mantiveram-se competitivos, com destaque para a eficiência de um modelo diesel. Conheça neste artigo os veículos mais eficientes de 2024 segundo o estudo ADAC Ecotest e poupe dinheiro mensalmente, partilhado pela Executive Digest.
Elétricos na liderança
Nos primeiros oito lugares da classificação estão veículos totalmente elétricos, todos avaliados com cinco estrelas. O ADAC considerou as emissões de CO2 e poluentes gerados durante a produção de eletricidade, não classificando os veículos elétricos como de emissões zero.
O Peugeot e-208 e o e-308 lideraram a lista, com 105 pontos. O consumo médio foi de 16 kWh por 100 quilómetros (incluindo perdas de carga), traduzindo-se em 80 gramas de CO2 por quilómetro. Na terceira posição ficou o Opel Corsa elétrico, com 103 pontos.
Entre os SUV, o Peugeot e-2008 destacou-se como líder, ocupando o sexto lugar na classificação geral. Este modelo, equipado com o mesmo motor dos seus “irmãos” e-208 e e-308, apresenta uma autonomia de 406 km (ciclo combinado WLTP).
O Tesla Model 3 surge na quarta posição, com um consumo médio de 17,2 kWh por 100 quilómetros e emissões de 86 gramas de CO2, totalizando 100 pontos. Já o Opel Astra Electric Sports Tourer ficou em quinto lugar, com uma classificação de 115 pontos e 87 gramas de CO2.
Eficiência nos híbridos e diesel
O Toyota Prius, na sua versão híbrida plug-in, demonstrou a eficiência possível em motores a combustão. Foi o único veículo a gasolina entre os dez primeiros, apresentando um consumo de 11,5 kWh de energia elétrica e 1,7 litros de gasolina por 100 quilómetros com a bateria totalmente carregada, resultando em 104 gramas de CO2 por quilómetro.
Entre os motores diesel, o VW Passat Variant 2.0 TDI destacou-se com o 38.º lugar e uma classificação de quatro estrelas. O modelo registou um consumo de 5 litros de gasóleo por 100 quilómetros. De acordo com o relatório, este resultado reflete “o quão limpos são os motores diesel modernos”.
Metodologia
Para realizar o Ecotest, o ADAC avaliou o consumo de combustível em diferentes cenários, incluindo cidade, autoestrada e ciclo combinado. Foram também testadas a aceleração, a recuperação e a resposta ao acelerador dos veículos, garantindo uma análise completa das condições reais de condução.
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