No ano de 2020, os condutores portugueses foram apresentados a novidades nas estradas do país, com a introdução de novos sinais de trânsito. Esta mudança significativa foi resultado da primeira grande revisão ao Regulamento de Sinalização do Trânsito (RST), que entrou em vigor a 20 de abril de 2020, segundo a Generali Tranquilidade.
Esta revisão, regida pelo Decreto Regulamentar n.º 22-A/98, de 1 de outubro, tinha como objetivo principal o aperfeiçoamento e atualização da sinalização rodoviária, em linha com o Código da Estrada e os objetivos delineados no Plano Estratégico Nacional de Segurança Rodoviária — PENSE 2020. Entre os novos sinais de trânsito introduzidos, destacam-se o D5c e o D11c, cada um com uma função específica, apesar de relacionada, e relevante para a segurança e organização do tráfego nas estradas portuguesas.
Os sinais D5c e D11c têm como função principal organizar e regular o trânsito em Portugal, especificamente no que diz respeito à circulação de motociclos.
O sinal D5c- Via obrigatória para motociclos – informa que os motociclos são obrigados a circular na via indicada pelo sinal, promovendo uma maior segurança e fluidez no tráfego ao canalizar este tipo de veículos para uma faixa específica.
Sinal D5c | Foto Sinalarte | DR
Por outro lado, o sinal D11c – Fim da via obrigatória para motociclos – indica que termina a obrigação de os motociclos circularem exclusivamente nessa via, permitindo que retomem a circulação de acordo com as regras gerais de trânsito.
Sinal D11c | Foto Sinalarte | DR
Estes sinais contribuem para uma utilização mais eficiente das vias públicas e para a prevenção de acidentes, ao delimitar claramente os espaços de circulação para diferentes tipos de veículos. Neste caso, são os condutores de motociclos que beneficam de uma via exclusiva.
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