Os carros elétricos têm conquistado cada vez mais adeptos devido à sua sustentabilidade e eficiência energética. No entanto, como qualquer outra tecnologia, também eles têm os seus desafios, especialmente à medida que envelhecem. Um estudo recente revela quais são as falhas mais comuns nos carros elétricos ao longo dos primeiros 10 anos de vida, e, surpreendentemente, as baterias não são o principal ponto frágil, como inicialmente se pensava.
Durante muito tempo, as baterias dos carros elétricos foram vistas como o seu calcanhar de Aquiles, com muitos a recearem que a sua vida útil fosse curta e com custos elevados de substituição. No entanto, de acordo com um estudo realizado pela consultora Grupo P3, em colaboração com a Aviloo, que analisou dados de 7.000 carros elétricos, os resultados revelam que, após 300.000 km, as baterias ainda mantêm uma capacidade média remanescente de 87%. Este dado sugere que as baterias têm uma durabilidade maior do que o esperado, contrariando a ideia de que as baterias falham rapidamente após alguns anos de uso. Assim, as falhas em carros elétricos associadas a baterias ocupam apenas o quarto lugar na lista de avarias mais frequentes.
Contudo, os casos de falha total ou de módulos de baterias específicos ainda podem ocorrer, principalmente quando o carro está fora da garantia, o que leva a custos de reparação elevados. Mas, no geral, a durabilidade das baterias tem mostrado ser mais robusta do que muitos previam inicialmente.
De acordo com um estudo da EV Clinic, empresa especializada em serviços de reparação de carros elétricos, que recolheu dados de 20 parceiros de reparação de todo o mundo, as as falhas em carros elétricos mais comuns nos primeiros 10 anos de vida dos veículos elétricos concentram-se em três áreas principais: motores elétricos, carregadores de bordo e inversores.
A bateria aparece em quarto lugar, embora a natureza dos problemas varie. Em particular, as baterias de forma bolsa têm sido apontadas como as mais problemáticas, enquanto as baterias cilíndricas são geralmente mais fiáveis e fáceis de reparar. Este tipo de falha tem sido menos frequente do que inicialmente se pensava, mas continua a ser um desafio, especialmente para veículos de primeiras gerações.
A fiabilidade dos veículos elétricos também varia consideravelmente de acordo com o modelo e a marca. No estudo da EV Clinic, alguns dos modelos de primeira geração apresentam melhor desempenho ao longo do tempo. Tesla, por exemplo, é frequentemente citada como uma das marcas mais fiáveis em termos de baterias, juntamente com o Volkswagen e-Golf e e-up, o Hyundai Ioniq, o BMW i3 e o Mercedes Classe B.
A Renault, com o ZOE, especialmente o fabricado entre 2013 e 2016, também recebeu boas avaliações, com a empresa a registar uma fiabilidade excecional, pois, segundo os dados, nunca foi necessário reparar o sistema de bateria.
Por outro lado, a Stellantis, que inclui marcas como Fiat, Opel, Peugeot e Citroën, apresenta um quadro diferente. Os seus motores elétricos podem falhar após cerca de 12.000 quilómetros, com problemas relacionados com a garantia, o fornecimento de peças sobresselentes e a documentação, segundo os dados da EV Clinic.
Embora as questões elétricas sejam a principal preocupação nos carros elétricos, a segurança dos veículos, como apontado pelo TÜV, um instituto focado na segurança, não é, de forma geral, mais problemática do que nos carros com motores de combustão. No entanto, os defeitos mais frequentes em carros elétricos tendem a estar nas áreas não elétricas, como a suspensão, os eixos e os travões. Estes componentes têm uma taxa de desgaste semelhante à dos veículos tradicionais, especialmente com o aumento da quilometragem.
Os dados indicam que as baterias dos carros elétricos são mais duráveis do que se pensava, mas ainda existem desafios técnicos a superar, nomeadamente em componentes como os motores, carregadores e inversores. A escolha de marca e modelo também pode fazer uma diferença significativa na fiabilidade do veículo a longo prazo. Por isso, ao considerar a compra de um carro elétrico ou a manutenção de um veículo com alguns anos de uso, é essencial ter em mente os pontos mais comuns de falha e garantir que o veículo seja regularmente mantido para evitar custos elevados de reparação. A evolução contínua da tecnologia promete melhorias, tornando os carros elétricos cada vez mais fiáveis ao longo do tempo.
No entanto, para os proprietários atuais, compreender as falhas mais comuns em carros elétricos e adotar práticas regulares de manutenção são passos essenciais para evitar reparações dispendiosas e garantir um desempenho consistente.
Leia também: É possível e simples descobrir o proprietário de um carro pela matrícula. Saiba como o fazer