As avarias mecânicas num automóvel podem tornar-se bastante dispendiosas, especialmente quando a manutenção não é realizada de forma adequada. O Royal Automóvel Clube de Espanha (RACE), citado pelo jornal 20Minutos, alertou recentemente para a importância de manter o veículo em boas condições, não só para garantir segurança e eficiência, mas também para evitar reparações de elevado custo.
De todas as avarias, a mais cara e temida afeta a caixa de velocidades. Segundo a RACE, citada pela Executive Digest, “a reparação de uma caixa manual pode exigir até 9 horas de trabalho, com um custo que varia entre os 7 e os 10 mil euros”. No caso de uma caixa automática, o preço pode alcançar entre 11 e 14 mil euros, com 11 horas de mão de obra. Recomenda-se uma condução suave, evitando acelerações bruscas.
A cabeça do cilindro, essencial para o funcionamento do motor, pode custar cerca de 5 mil euros, exigindo 16 horas de trabalho. Para prevenir falhas, deve-se seguir as recomendações do fabricante quanto às trocas de óleo e líquido de refrigeração.
O turbo, componente que aumenta a potência do motor, pode implicar uma reparação de 2.800 euros e cerca de 11 horas de serviço. Conduzir de forma moderada e evitar rotações elevadas ajuda a preservar o componente.
O volante do motor, responsável por armazenar energia para o motor, pode custar cerca de 1.600 euros e exigir 12 horas de trabalho, devido à complexidade da desmontagem. Já os injetores, essenciais para a combustão, custam em média 3.900 euros e requerem 3,5 horas de reparação. É importante utilizar combustível de qualidade e substituir o filtro regularmente.
A cambota, que converte o movimento dos pistões em rotação, implica um custo de 3.300 euros e 17 horas de mão de obra. É crucial vigiar fugas de óleo. Já a substituição do bloco do motor pode custar 5.300 euros e exigir entre 16 e 20 horas de trabalho, sendo o desgaste frequentemente causado por uma má lubrificação ou acelerações bruscas com o motor frio.
O filtro de partículas, que reduz as emissões poluentes, tem um custo de cerca de 2.500 euros e demora apenas 2 horas a substituir. Carros usados principalmente em meio urbano devem circular ocasionalmente em estrada para regeneração do filtro. Por sua vez, as bielas, ligadas aos pistões e à cambota, podem exigir uma reparação de 2.700 euros e 20 horas de trabalho. Manter o sistema de lubrificação em bom estado é fundamental para prevenir danos.
O ar condicionado, embora não essencial para o funcionamento do carro, pode custar cerca de 1.500 euros e demorar 3 horas a reparar. Já o evaporador, parte do mesmo sistema, pode custar 1.000 euros e demorar 2 horas a ser substituído.
Para prevenir estas avarias dispendiosas, o RACE recomenda seguir as indicações do fabricante e realizar manutenções periódicas, como mudanças regulares de óleo e filtros, verificação de líquidos e pressão dos pneus, revisão dos travões e inspeção do sistema de refrigeração. Conduzir de forma cuidadosa e fazer inspeções anuais ajudam a prolongar a vida útil do veículo e a evitar reparações de elevado custo.
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