A Noruega está prestes a dar início à construção de um dos projetos de infraestrutura mais ambiciosos da atualidade: o túnel que irá atravessar um fiorde a grande profundidade para ligar duas regiões estratégicas do país. O Rogfast, como foi batizado, terá 26 quilómetros de extensão e atingirá uma profundidade de até 396 metros sob o mar.
Redução significativa do tempo de viagem
Atualmente, a viagem entre Kristiansand, no sul, e Trondheim, no norte, percorre cerca de 1.100 quilómetros e leva mais de 21 horas, incluindo múltiplas travessias de balsa. Com a conclusão do túnel, prevista para 2033, essa jornada será reduzida em 11 horas, eliminando a necessidade de utilizar embarcações para atravessar o fiorde.
Infraestrutura inovadora
O Rogfast será o túnel submarino mais longo e profundo do mundo, superando o atual recordista, o túnel de Lærdal, também na Noruega, que se estende por 24 quilómetros. O projeto envolve avanços significativos em engenharia civil e técnicas de escavação submarina, garantindo maior eficiência e segurança na travessia, neste que será o túnel “mais longo e profundo do mundo” revela a Executive Digest.
Ligação estratégica entre cidades
O túnel que atravessará o fiorde irá conectar os municípios de Randaberg e Bokn, no condado de Rogaland, facilitando o transporte entre centros económicos como Stavanger e Bergen. Stavanger, um dos principais polos da indústria petrolífera do Mar do Norte, e Bergen, conhecida pela sua atividade pesqueira, beneficiarão diretamente da nova ligação rodoviária.
Impacto no transporte e economia
A nova infraestrutura não só reduzirá o tempo de deslocação, como também permitirá um fluxo mais previsível de transportes, uma vez que os viajantes não precisarão de depender das condições meteorológicas para atravessar a região. O projeto visa melhorar a conectividade e impulsionar o desenvolvimento económico da região sudoeste da Noruega.
Custos e financiamento
O orçamento estimado para o Rogfast é de aproximadamente 1,8 mil milhões de euros. O governo norueguês financiará cerca de 40% do custo total, enquanto o restante será coberto por receitas provenientes de um pedágio, que deverá custar cerca de 35 euros por travessia.
Volume de tráfego esperado
As previsões indicam que cerca de 6.000 veículos utilizarão diariamente o túnel que atravessa o fiorde, tornando a viagem mais rápida e eficiente. A travessia subterrânea deverá levar aproximadamente 35 minutos, uma redução significativa em relação ao tempo atual, que pode ser afetado por filas e atrasos nas travessias de balsa.
Benefícios para os condutores
Além da redução do tempo de viagem, os condutores terão uma opção mais estável e previsível para deslocações de longa distância. Como destacou Oddvar Kaarmo, gestor de projeto, a infraestrutura eliminará a dependência de boas condições climáticas para manter as estradas acessíveis.
Desafios na execução
O projeto foi originalmente aprovado em 2017, mas passou por revisões devido a desafios orçamentais e contratuais. Com a reformulação dos planos, o Rogfast está agora pronto para avançar, com as obras previstas para iniciar nos próximos meses.
Um marco na engenharia civil
O Rogfast representa um dos projetos mais inovadores da engenharia civil moderna. A sua conclusão reforçará a posição da Noruega como referência em infraestrutura de transporte, ao mesmo tempo que proporcionará uma melhoria significativa na mobilidade e qualidade de vida dos seus cidadãos.
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