Já é um hábito o guia gastronómico TasteAtlas selecionar as melhores e as piores iguarias gastronómicas do mundo. O ano de 2025 não é exceção e já são conhecidos os piores pratos do planeta. Este ano houve uma surpresa e o quarto pior prato é originário do País Basco e o protagonista desta iguaria é um peixe, cujo preço por quilo ronda os 1.200 euros no mercado negro.
Chama-se duendes na caçarola o prato tradicional do País Basco que foi considerado um dos piores do mundo. Refere o TasteAtlas que “o prato é geralmente preparado com uma combinação de enguias raras e caras, alho, flocos de pimenta, azeite e sal”. “Os flocos de alho e pimenta são salteados em azeite numa caçarola. O prato é servido fresco na panela e tradicionalmente comido com garfo de madeira”, acrescenta a mesma fonte.
O que é certo é que a enguia, embora sempre tenha sido considerada um “peixe de luxo”, hoje é um “ouro” ainda mais valioso. É que o preço por quilo de enguia atingiu máximos históricos este Natal e alcançou os 1.200 euros no mercado ilícito. Segundo o Executive Digest, cada quilo de enguia tem cerca de 3.000 espécimes. O elevado preço da enguia deve-se ao facto de se tratar de uma espécie em vias de extinção.
De salientar que o desaparecimento das enguias que em tempos eram abundantes nos pântanos e rios espanhóis deve-se ao contrabando desta espécie de peixe, mantido principalmente por grupos criminosos asiáticos.
Apesar do elevado preço da enguia, em Portugal este peixe também é bastante consumido. Na vila de Alcoutim, no Algarve, o ensopado de enguia é tradição e costuma vir acompanhado de pão frito.
Leia também: Adeus, arroz de marisco: restaurante no Algarve fecha portas mas com uma palavra a dizer