Orlando M. Mateus, residente nos Estados Unidos, está nomeado para os prémios Portugueses de Valor (PV 2025), atribuído pela LusoPress, sediada em França. Natural de Montinho da Corte Serrano, próximo de Cachopo, no concelho de Tavira, tem-se destacado na promoção da cultura portuguesa nos Estados Unidos. Filho de Manuel José Mateus e Maria Antonieta Martins Mateus, emigrou com oito anos para Fox Point, Providence, um bairro profundamente enraizado na comunidade portuguesa, o que fortaleceu a sua ligação às origens.
Esta distinção anual, criada em 2011, visa reconhecer o mérito de portugueses que, em diversos países, tiveram um percurso notável, honrando tanto a si próprios como às comunidades onde estão inseridos e a Portugal.
“A dedicação de Orlando à arte e à herança portuguesa começou na Hope High School, onde participou no Arts Magnet Program. Apesar de admitido na prestigiada Rhode Island School of Design, escolheu o Rhode Island College por questões financeiras, completando o bacharelato em Design Gráfico enquanto trabalhava a tempo inteiro no Hospital de São José”, refere a publicação LusoPress.
A sua carreira profissional passou por empresas como PrintSource e FGX International, onde liderou o departamento de gráficos durante 13 anos. Atualmente, é responsável pela equipa de design de etiquetas e embalagens na Hologic, uma empresa de tecnologia médica focada na saúde feminina.
Em 2015, com os filhos já adultos, Orlando abraçou o serviço comunitário, seguindo o lema: “Primeiro aprendes, depois ganhas e depois serves”.
No âmbito do Dia de Portugal em Rhode Island, assumiu um papel de liderança na revitalização da organização, criando um logótipo moderno e promovendo eventos como o jantar “Taste the Passion” e uma noite de cinema. Além disso, impulsionou a integração das celebrações do Dia de Portugal no PVD Fest.
Durante a sua presidência em 2018 e 2019, Orlando modernizou a organização e uniu clubes locais, promovendo uma celebração dinâmica e culturalmente rica. A sua visão resultou numa colaboração bem-sucedida com o PVD Fest, atraindo multidões e destacando a importância da diversidade cultural. A presença do Presidente Marcelo Rebelo de Sousa e do Primeiro-Ministro António Costa nas celebrações reforçou a relevância do evento a nível nacional.
Entre as suas iniciativas mais marcantes, destaca-se “a criação de uma matrícula comemorativa do Dia de Portugal e ainda a renomeação de uma rua em Providence para “Portugal Parkway”. Esta iniciativa, celebrada em 2023, contou com a presença de figuras como o Senador Jack Reed e o Embaixador Francisco Duarte Lopes, cimentando a influência portuguesa em Rhode Island”.
Além do seu contributo cultural, Orlando tem também um papel ativo em causas humanitárias em Moçambique e apoia eventos comunitários que celebram a cultura portuguesa. Em 2024, foi reconhecido como co-Grand Marshal nas festividades do Dia de Portugal, Camões e Comunidades Portuguesas.
A sua paixão pela preservação e promoção da cultura portuguesa reflete-se em cada projeto que desenvolve. Segundo afirmou à LusoPress, “acredita firmemente que cabe às gerações atuais honrar e transmitir o legado dos seus predecessores”.
Leia também: Este aspirador 3 em 1 do Lidl tem função trituradora, saco de 34L e custa menos de 30€