O Carnaval de Loulé volta a aliar a sátira e a folia à reflexão sobre um tema sério. Em 2025, o desfile, que decorre nos dias 2, 3 e 4 de março na Avenida José da Costa Mealha, será inspirado nos problemas da falta de água no Algarve e apresenta-se sob o mote “O Carnaval não é uma seca …”.
O evento, considerado o mais antigo Carnaval do país, contará com 15 carros alegóricos, cerca de 600 animadores, escolas de samba, grupos de animação, cabeçudos, gigantones e muita sátira política e social, proporcionando um espetáculo dinâmico e interativo, onde o público também faz parte da festa.
A seca que tem assolado a região nos últimos anos será um dos temas centrais, destacando-se a recriação da tão aguardada dessalinizadora num dos carros alegóricos, que será apresentada em primeira mão ao público. Outro dos destaques é um carro dedicado ao mundo rural algarvio, protagonizado pelo ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, e pelo icónico Zé Povinho. A proliferação de abacateiros, criticada pelo elevado consumo de água, será contraposta à defesa do pomar de sequeiro, representado pelo Zé Povinho, fiel às suas alfarrobeiras e amendoeiras.
A política internacional também será alvo de sátira, com destaque para os Estados Unidos e as políticas anti-imigração de Donald Trump. Num dos carros, imigrantes mexicanos e de outras nacionalidades são expulsos, e até Kamala Harris, a sua adversária na corrida à Casa Branca, é enviada para o deserto do México, num trocadilho intitulado “Kamala na mão”.
Cristiano Ronaldo, figura recorrente no Carnaval de Loulé, regressa este ano ao desfile para representar a sua luxuosa vida na Arábia Saudita e a renovação milionária do seu contrato. Numa região onde a água é um bem cada vez mais precioso, o craque português é descrito como estando a ser pago “a peso da água”.
Além destes, outros acontecimentos que têm marcado a atualidade nacional e internacional estarão em destaque, sempre num tom irreverente e bem-humorado. O desfile realiza-se entre as 15:00 e as 18:00, com bilhetes a um custo de 2 euros, cujas receitas revertem para causas sociais e para os grupos participantes, que representam coletividades locais.
A programação do Carnaval de Loulé inclui ainda um conjunto de atividades paralelas, desde eventos desportivos ao tradicional Baile de Gala, que terá lugar na noite de segunda-feira, 3 de março, no Salão de Festas de Loulé.
A Câmara Municipal de Loulé lança o convite: “Venha a Loulé e divirta-se à grande e à Louletana!”.
Leia também: Este café vendido em supermercados contém ingrediente proibido na Europa