A segurança de Vilamoura será reforçada com a instalação de um novo sistema de videovigilância no espaço público, cujo despacho de autorização foi aprovado a 21 de março pelo gabinete do Secretário de Estado da Administração Interna.
Composto por 49 câmaras, o sistema será instalado nas imediações da Marina de Vilamoura e respetivos acessos, com o intuito de reforçar a perceção de segurança entre residentes, trabalhadores e turistas que escolhem a zona como destino de férias.
O equipamento funcionará 24 horas por dia, todos os dias da semana, sem captação ou gravação de som, garantindo o respeito pela privacidade e segurança dos cidadãos. Apenas serão recolhidas imagens, operadas em conformidade com os princípios da proteção de dados.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) será responsável pela monitorização e tratamento das imagens, enquanto a Câmara Municipal de Loulé ficará encarregue da instalação do sistema, num investimento estimado em cerca de 900 mil euros, que será executado através de concurso público a lançar em breve.
Numa segunda fase, está prevista a extensão do sistema a Quarteira e Almancil, estando já em curso os trabalhos de avaliação dos locais mais adequados, em articulação com as respetivas juntas de freguesia.
Leia também: País com mais de meio milhão de portugueses diz ‘adeus’ aos multibancos e prepara mudança histórica