Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Lusa
Algarve

Vento complica combate ao incêndio entre Aljezur e Lagos com várias reativações

Proteção Civil mobiliza 518 elementos e 9 meios aéreos para conter fogo no Algarve, afetando mato, pinhal e eucaliptal

16:43 22 Setembro, 2025 16:43 22 Setembro, 2025 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O incêndio que deflagrou no domingo, em Aljezur, e passou para o concelho vizinho de Lagos, mantém uma frente ativa e o vento está a causar reativações, que estão a ser combatidas, disse fonte da Proteção Civil.

O segundo-comandante regional da Proteção Civil do Algarve, Abel Gomes, fez um ponto de situação do fogo, pelas 15:30, e afirmou que, durante a tarde, o aumento da intensidade do vento causou várias reativações com potencial para alastrar, mas a pronta reposta das equipas de combate tem permitido manter o fogo com uma frente ativa e “sem aumentar muito o perímetro” afetado.

“Este é um incêndio em que, tal como tínhamos previsto, no período da tarde podíamos ter situações complicadas, como se estão a verificar. Por ação do vento moderado a forte estão a ocorrer várias reativações em todo o perímetro do incêndio, todas elas com elevado potencial de desenvolvimento”, disse o segundo-comandante regional do Algarve, em Alfambras, no concelho de Aljezur, no distrito de Faro.

Abel Gomes destacou a “prontidão” com que os meios de combate ao fogo têm respondido a essas reativações do incêndio – que chegou a ter quatro frentes ativas – para garantir que, com “todos os meios que estão no teatro de operações, e com o apoio aéreo”, se consegue “fazer face” a essas ocorrências.

O segundo-comandante da Proteção Civil algarvia salientou que esse objetivo tem sido, até agora, alcançado, apesar de os próprios meios aéreos estarem a enfrentar “dificuldade em operar face à quantidade de fumo e à turbulência causada pelo vento”.

“Neste momento, não temos indicação de habitações em risco”, afirmou também a fonte da Proteção Civil, adiantando que o dispositivo está a “trabalhar em antecipação com a GNR” para a eventualidade de ser necessário retirar pessoas da linha do fogo.

“Não estamos a falar de evacuações, mas de um trabalhão de análise e prevenção para uma reação o mais atempada possível”, esclareceu.

Ao longo do dia, têm estado a ajudar no combate ao incêndio nove meios aéreos, alguns de coordenação, que têm acorrido a essas reativações para evitar que o fogo alastre, destacou.

A área afetada é composta por mato, mas há também zonas de pinhal, de eucaliptal e sobreiros, caracterizou Abel Gomes, frisando que a zona de mato foi mais atingida na parte inicial do incêndio.

“Neste momento, temos uma frente ativa com as várias reativações, mas o incêndio não aumentou muito o seu perímetro”, disse ainda Abel Gomes.

A Proteção Civil informara de manhã que o incêndio estava dominado em 70%, mantendo-se uma linha de fogo “preocupante” com cerca de oito quilómetros.

Abel Gomes explicou na ocasião que, nos cerca de 30% que restavam do fogo, havia “pontos preocupantes” e que podiam “ser uma complicação”.

“São zonas que não arderam, as designadas ilhas, que podem resultar em reacendimentos e provocar projeções devido ao vento moderado a forte que se regista”, apontou.

No balanço das operações de combate ao incêndio, o responsável referiu que o fogo teve uma velocidade de desenvolvimento “muito acentuada”, progredindo de 52 hectares por hora para 236 hectares, “colocando grandes desafios aos bombeiros”.

Questionado sobre danos pessoais ou materiais, Abel Gomes disse que se registaram nove feridos ligeiros, a maioria por inalação de fumos, e há o registo da destruição de uma casa de segunda habitação no concelho de Aljezur.

Nas operações estão envolvidos um total de 518 elementos das várias entidades que integram a Proteção Civil, com o apoio de 181 veículos e nove meios aéreos.

Leia também: Carregar neste botão no Multibanco pode ser o início de uma burla: saiba como proteger o seu dinheiro

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve Nacional

Adeus pensão? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data

07:00 14 Junho, 2026 19:04 12 Junho, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Algarve Desporto Edição Papel

“Neco” inspira Olhão com nova travessia a nado aos quase 78 anos

10:00 14 Junho, 2026 16:40 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Aos quase 78 anos, Mário Barreto volta a liderar um desafio de resistência e amor à terra entre o Farol e Olhão

Sé do Porto.
Nacional Vida & Lazer

“Foi horrível”: turistas ‘revoltados’ com esta cidade portuguesa garantem nunca mais voltar a Portugal

14:30 14 Junho, 2026 02:33 14 Junho, 2026 | Luís Santos

Dois turistas relataram uma experiência negativa numa cidade portuguesa e garantem que não pretendem regressar a Portugal

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Governo aprovou novas regras para a carta de condução: conheça as mudanças importantes para os condutores

20:20 12 Junho, 2026 19:01 12 Junho, 2026 | João Luís

O Governo aprovou novas regras para a carta de condução. Descubra o que muda e o que ainda está por definir

Dia de chuva e vento. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva, trovoada e granizo a caminho: mau tempo neste dia e estas regiões devem sentir a maior mudança

06:00 14 Junho, 2026 11:44 13 Junho, 2026 | João Luís

IPMA prevê aguaceiros, trovoada e queda de granizo, sobretudo nestas regiões, com descida da temperatura máxima no litoral

Algarve Edição Papel

Especialistas debatem em Albufeira novo regime urbanístico

09:00 14 Junho, 2026 16:42 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Novo Regime Jurídico da Urbanização e da Edificação, controlo prévio municipal, responsabilidade civil e inteligência artificial estarão em debate em Albufeira

Edição Papel Opinião

Leão XIV: a coragem dos limites | Por Miguel Freitas

07:30 14 Junho, 2026 08:29 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Leão XIV escreve como quem observa o mundo sem ilusões, mas sem ceder ao cinismo".

Algarve Edição Papel Opinião

Praias livres ou praias desorganizadas? | Por João Paulo Sousa

12:50 14 Junho, 2026 12:31 14 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O Algarve não pode correr o risco de transformar um dos seus maiores ativos económicos e ambientais numa experiência marcada pela conflitualidade, pela improvisação e pela ausência de regras claras"

Edição Papel Opinião

O urbanismo regula tudo o que respeita à vida em sociedade | Por António Nóbrega

11:00 14 Junho, 2026 08:38 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Cidadão poderá iniciar as obras 'oito dias após a apresentação do pedido'”

JOAQUIM MANUEL DA SILVA - Juiz Desembargador. Foto DR
Edição Papel Opinião

O problema não é o divórcio. O problema é o conflito | Por Joaquim Manuel da Silva

15:20 13 Junho, 2026 16:14 13 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Justiça restaurativa, apontamentos sobre um novo protocolo: ‘Matar o casal conjugal, para fazer nascer o casal parental”

Família com malas. Crédito: Freepik
Algarve Nacional Vida & Lazer

Adeus A2? Há uma maneira de chegar ao Algarve em 35 minutos (e começa perto de Lisboa)

18:00 11 Junho, 2026 15:50 12 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Viajar entre Cascais e Portimão tornou-se mais simples, com esta ligação direta que evita trânsito e encurta o caminho até ao Algarve

Furo no pneu. Crédito: Freepik
Auto

Furou o pneu e não tem suplente? Saiba o que fazer antes de chamar o reboque

18:00 12 Junho, 2026 14:40 12 Junho, 2026 | João Luís

Muitos carros já não trazem roda suplente de fábrica. Saiba o que fazer em caso de furo e quando deve chamar assistência

Hacker a segurar telemóvel. Crédito: Freepik
Tech

Reiniciar ou desligar o telemóvel? FBI indica a melhor opção para a sua segurança

20:40 12 Junho, 2026 18:36 12 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Entidades americanas como o FBI ou a NSA falam sobre desligar e reiniciar o telemóvel por questões de segurança, e recomendam a melhor opção

Mulher em chamada. Crédito: Freepik
Economia Tech

Especialistas avisam: se disser estas palavras ‘proibidas’ em chamada pode ficar com a conta bancária ‘a zeros’

17:30 11 Junho, 2026 17:17 11 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Quando recebe uma chamada telefónica suspeita, não deve dizer estas três palavras, de modo a proteger a sua conta bancária

Chuva e trovoada numa cidade portuguesa. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí trovoada, chuva forte e granizo: mau tempo volta nesta data e estas regiões serão as mais afetadas

06:00 13 Junho, 2026 11:31 13 Junho, 2026 | João Luís

IPMA prevê mudança no estado do tempo: há regiões onde podem surgir aguaceiros fortes, trovoada e granizo

Juíz no tribunal. Crédito: Freepik
Economia Europa

Família de nómadas é impedida de estacionar as caravanas no próprio terreno: câmara municipal alega que o solo é agrícola

21:30 12 Junho, 2026 19:19 12 Junho, 2026 | João Luís

É proprietária do terreno, mas não pode lá viver: uma família de nómadas foi travada por uma ordem municipal que invoca solo agrícola

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve, Nacional

Adeus pensão? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data

07:00 14 Junho, 2026 19:04 12 Junho, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Algarve, Desporto, Edição Papel

“Neco” inspira Olhão com nova travessia a nado aos quase 78 anos

10:00 14 Junho, 2026 16:40 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Aos quase 78 anos, Mário Barreto volta a liderar um desafio de resistência e amor à terra entre o Farol e Olhão

Sé do Porto.
Nacional, Vida & Lazer

“Foi horrível”: turistas ‘revoltados’ com esta cidade portuguesa garantem nunca mais voltar a Portugal

14:30 14 Junho, 2026 02:33 14 Junho, 2026 | Luís Santos

Dois turistas relataram uma experiência negativa numa cidade portuguesa e garantem que não pretendem regressar a Portugal

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Governo aprovou novas regras para a carta de condução: conheça as mudanças importantes para os condutores

20:20 12 Junho, 2026 19:01 12 Junho, 2026 | João Luís

O Governo aprovou novas regras para a carta de condução. Descubra o que muda e o que ainda está por definir

Dia de chuva e vento. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva, trovoada e granizo a caminho: mau tempo neste dia e estas regiões devem sentir a maior mudança

06:00 14 Junho, 2026 11:44 13 Junho, 2026 | João Luís

IPMA prevê aguaceiros, trovoada e queda de granizo, sobretudo nestas regiões, com descida da temperatura máxima no litoral

Algarve, Edição Papel

Especialistas debatem em Albufeira novo regime urbanístico

09:00 14 Junho, 2026 16:42 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Novo Regime Jurídico da Urbanização e da Edificação, controlo prévio municipal, responsabilidade civil e inteligência artificial estarão em debate em Albufeira

Edição Papel, Opinião

Leão XIV: a coragem dos limites | Por Miguel Freitas

07:30 14 Junho, 2026 08:29 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Leão XIV escreve como quem observa o mundo sem ilusões, mas sem ceder ao cinismo".

Algarve, Edição Papel, Opinião

Praias livres ou praias desorganizadas? | Por João Paulo Sousa

12:50 14 Junho, 2026 12:31 14 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O Algarve não pode correr o risco de transformar um dos seus maiores ativos económicos e ambientais numa experiência marcada pela conflitualidade, pela improvisação e pela ausência de regras claras"

Edição Papel, Opinião

O urbanismo regula tudo o que respeita à vida em sociedade | Por António Nóbrega

11:00 14 Junho, 2026 08:38 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Cidadão poderá iniciar as obras 'oito dias após a apresentação do pedido'”

JOAQUIM MANUEL DA SILVA - Juiz Desembargador. Foto DR
Edição Papel, Opinião

O problema não é o divórcio. O problema é o conflito | Por Joaquim Manuel da Silva

15:20 13 Junho, 2026 16:14 13 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Justiça restaurativa, apontamentos sobre um novo protocolo: ‘Matar o casal conjugal, para fazer nascer o casal parental”

Família com malas. Crédito: Freepik
Algarve, Nacional, Vida & Lazer

Adeus A2? Há uma maneira de chegar ao Algarve em 35 minutos (e começa perto de Lisboa)

18:00 11 Junho, 2026 15:50 12 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Viajar entre Cascais e Portimão tornou-se mais simples, com esta ligação direta que evita trânsito e encurta o caminho até ao Algarve

Furo no pneu. Crédito: Freepik
Auto

Furou o pneu e não tem suplente? Saiba o que fazer antes de chamar o reboque

18:00 12 Junho, 2026 14:40 12 Junho, 2026 | João Luís

Muitos carros já não trazem roda suplente de fábrica. Saiba o que fazer em caso de furo e quando deve chamar assistência

Hacker a segurar telemóvel. Crédito: Freepik
Tech

Reiniciar ou desligar o telemóvel? FBI indica a melhor opção para a sua segurança

20:40 12 Junho, 2026 18:36 12 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Entidades americanas como o FBI ou a NSA falam sobre desligar e reiniciar o telemóvel por questões de segurança, e recomendam a melhor opção

Mulher em chamada. Crédito: Freepik
Economia, Tech

Especialistas avisam: se disser estas palavras ‘proibidas’ em chamada pode ficar com a conta bancária ‘a zeros’

17:30 11 Junho, 2026 17:17 11 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Quando recebe uma chamada telefónica suspeita, não deve dizer estas três palavras, de modo a proteger a sua conta bancária

Chuva e trovoada numa cidade portuguesa. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí trovoada, chuva forte e granizo: mau tempo volta nesta data e estas regiões serão as mais afetadas

06:00 13 Junho, 2026 11:31 13 Junho, 2026 | João Luís

IPMA prevê mudança no estado do tempo: há regiões onde podem surgir aguaceiros fortes, trovoada e granizo

Juíz no tribunal. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Família de nómadas é impedida de estacionar as caravanas no próprio terreno: câmara municipal alega que o solo é agrícola

21:30 12 Junho, 2026 19:19 12 Junho, 2026 | João Luís

É proprietária do terreno, mas não pode lá viver: uma família de nómadas foi travada por uma ordem municipal que invoca solo agrícola

Últimas Notícias

  • “Foi horrível”: turistas ‘revoltados’ com esta cidade portuguesa garantem nunca mais voltar a Portugal
    “Foi horrível”: turistas ‘revoltados’ com esta cidade portuguesa garantem nunca mais voltar a Portugal
  • Álcool ao volante leva à detenção de 66 condutores em apenas quatro horas
    Álcool ao volante leva à detenção de 66 condutores em apenas quatro horas
  • Artur Fonseca eleito coordenador da Iniciativa Liberal de Portimão
    Artur Fonseca eleito coordenador da Iniciativa Liberal de Portimão
  • Há uma aldeia no Algarve que pinta uma bandeira gigante para apoiar Portugal há mais de 20 anos
    Há uma aldeia no Algarve que pinta uma bandeira gigante para apoiar Portugal há mais de 20 anos
  • Milhares ficarão ‘sem luz’: saiba que localidades portuguesas que vão ficar ‘às escuras’ nesta data
    Milhares ficarão ‘sem luz’: saiba que localidades portuguesas que vão ficar ‘às escuras’ nesta data
  • “Neco” inspira Olhão com nova travessia a nado aos quase 78 anos
    “Neco” inspira Olhão com nova travessia a nado aos quase 78 anos

Opinião

  • Praias livres ou praias desorganizadas? | Por João Paulo Sousa
    Praias livres ou praias desorganizadas? | Por João Paulo Sousa
  • O urbanismo regula tudo o que respeita à vida em sociedade | Por António Nóbrega
    O urbanismo regula tudo o que respeita à vida em sociedade | Por António Nóbrega
  • Leão XIV: a coragem dos limites | Por Miguel Freitas
    Leão XIV: a coragem dos limites | Por Miguel Freitas
  • O problema não é o divórcio. O problema é o conflito | Por Joaquim Manuel da Silva
    O problema não é o divórcio. O problema é o conflito | Por Joaquim Manuel da Silva
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Adeus pensão? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data
    Adeus pensão? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data
  • Irritações cívicas | Por Mendes Bota
    Irritações cívicas | Por Mendes Bota
  • “O que devo ter em atenção para fazer compras mais saudáveis?”
    “O que devo ter em atenção para fazer compras mais saudáveis?”
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal