O The Campus Carby Volkswagen Ladies Open prepara-se para fazer história no ténis português. Segundo refere o Gabinete de Imprensa do torneio, “à quarta edição, esta será a competição mais importante de sempre a acontecer na região algarvia, onde nunca uma prova ofereceu tantos pontos (75) nem distribuiu um prize money tão elevado (60.000 dólares)”.
O evento decorre entre os dias 12 e 19 de outubro, no Resort da Quinta do Lago, e é organizado pelo The Campus, o complexo multidesportivo localizado no coração da Quinta do Lago, “com o apoio da Federação Portuguesa de Ténis”.

O torneio, que entrou em 2022 no calendário da Federação Internacional de Ténis (ITF) como prova da categoria W25, tem vindo a crescer de forma contínua: “foi elevado a W40 em 2023, a W50 em 2024 e alcança agora o estatuto de W75 em 2025”, destaca a organização.
Estrelas internacionais e presença portuguesa em destaque
A quarta edição contará com várias jogadoras do top 200 do ranking WTA, incluindo Nuria Brancaccio, atual 158.ª classificada, que lidera o quadro principal. A italiana de 24 anos chega a Portugal depois de vencer o torneio ITF W75 em Cordenons e de ter sido finalista num WTA 125 no mês passado.

Também presente estará a russa Maria Timofeeva (157.ª), que soma no currículo um título WTA 250 conquistado em Budapeste e uma recente vitória no ITF W100 da Figueira da Foz.
Entre as restantes jogadoras do top 200 figuram Sofia Costoulas (165.ª), Jana Fett (171.ª) e Clervie Ngounoue (173.ª), a que se junta a experiente Mona Barthel (203.ª), ex-número 23 mundial e detentora de quatro títulos WTA.
Irmãs Jorge representam Portugal
Portugal volta a estar representado pelas suas melhores tenistas da atualidade, Matilde e Francisca Jorge, ambas com entrada direta no quadro principal.
O Gabinete de Imprensa do torneio sublinha que “Matilde Jorge atravessa a melhor fase da carreira. A vimaranense conquistou o maior título do currículo ao derrotar a irmã mais velha no ITF W50 de Montemor-o-Novo e com essa conquista reclamou pela primeira vez o estatuto de número um nacional em singulares, feito entretanto também conseguido nos pares”.

Já Francisca Jorge, três anos mais velha, “aumentou o palmarés esta época, ao vencer a segunda final entre irmãs consecutiva para revalidar o título na cidade berço. A jovem de 25 anos foi 176.ª do ranking em julho de 2024 e persegue o regresso aos torneios do Grand Slam, tendo escolhido o The Campus como palco para voltar após quatro semanas a recuperar de uma entorse no pé direito sofrida em Évora”.
As duas irmãs vão disputar o último torneio internacional em Portugal antes de representarem a seleção nacional no play-off de acesso à fase final da Billie Jean King Cup, que terá lugar em Hobart, na Austrália, no mês de novembro.
A comitiva portuguesa contará ainda com Angelina Voloshchuk (497.ª), Inês Murta (830.ª), Ana Filipa Santos (1031.ª), Analu Freitas (1184.ª), Lena Couto (1329.ª) e Teresa Franco Dias (1330.ª).
“A composição final dos quadros ficará definida com a atribuição dos wild cards para o quadro principal e o qualifying”, acrescenta a organização.
Leia também: Britânicos lançam aviso sobre quem vai viajar para Portugal (e não só): novas regras entra