Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Vítor Guerreiro. Foto DR
Algarve, Política

Presidente de São Brás é um dos 12 autarcas que suspendem funções para integrar listas às legislativas

Doze autarcas suspendem funções para disputar as legislativas. Vítor Guerreiro representa o Algarve na lista do PS por Faro

09:30 11 Abril, 2025 09:23 11 Abril, 2025 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Doze presidentes de câmaras municipais, 10 deles no último mandato e impedidos de se recandidatar nas próximas autárquicas, suspenderam os mandatos para serem candidatos às eleições legislativas antecipadas agendadas para 18 de maio.

Entre estes presidentes, há sete socialistas e quatro social-democratas, além do madeirense Filipe Sousa, presidente da Câmara de Santa Cruz, do Juntos Pelo Povo (JPP).

O PSD candidata os presidentes de Boticas (pelo círculo de Vila Real), Arcos de Valdevez (Viana do Castelo), Vila Nova de Foz Côa (Guarda) e Vila de Rei (Castelo Branco).

Os socialistas candidatam os presidentes de Vila Real, Sines (Setúbal), Cinfães (Viseu), Mirandela (Bragança), Porto Moniz (Madeira), Paços Ferreira (Porto) e São Brás de Alportel (Faro).

À exceção de Júlia Rodrigues, no segundo mandato como presidente da Câmara Municipal de Mirandela (PS), e de João Paulo Sousa no primeiro como presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Foz Coa (PSD), todos os restantes autarcas cumprem o último mandato na liderança das respetivas câmaras e estão impedidos de se recandidatar às autárquicas do próximo outono.

O socialista Rui Santos, um dos vice-presidentes da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), suspendeu na segunda-feira o mandato como presidente da Câmara de Vila Real para encabeçar a lista do PS pelo distrito.

Também neste círculo transmontano, e no último mandato como presidente da Câmara de Boticas, o social-democrata Fernando Queiroga suspendeu o mandato para ocupar o terceiro lugar na lista da AD – Coligação PSD/CDS-PP, que é encabeçada pela ministra da Saúde, Ana Paula Martins.

Neste círculo eleitoral, tanto o PS como o PSD elegeram dois deputados em março de 2024.

Em Arcos de Valdevez, o social-democrata João Manuel Esteves suspendeu o mandato para ser o segundo na lista da coligação PSD/CDS-PP às legislativas por Viana do Castelo. O atual presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, encabeça a lista neste círculo, onde nas últimas eleições a coligação elegeu dois deputados.

A médica veterinária e ex-deputada na Assembleia da República Júlia Rodrigues, no segundo mandato como presidente da Câmara Municipal de Mirandela, suspendeu o mandato para encabeçar a lista de Bragança do PS, partido que elegeu um deputado por este círculo em 2024.

No final do ano passado, Júlia Rodrigues já tinha anunciado que não seria recandidata a um terceiro mandato autárquico porque se iria dedicar a novos projetos pessoais e profissionais, sendo agora substituída pelo vice-presidente, Vítor Correia.

O presidente da Câmara de Paços de Ferreira, Humberto Brito, integra a lista de candidatos do PS pelo círculo do Porto, no 10.º lugar, num distrito onde os socialistas elegeram 13 deputados no ano passado.

O advogado Humberto Brito, sempre eleito com maioria absoluta, foi substituído no município pelo ‘vice’, Paulo Ferreira, que será o candidato socialista nas autárquicas deste ano.

O presidente da distrital de Viseu do PS e do município de Cinfães, Armando Mourisco, suspendeu as funções “só porque a lei obriga” para ser o número dois no círculo de Viseu, encabeçado por Elza Pais, e conta “regressar à Câmara logo no dia 19 de maio” até assumir funções no parlamento.

Neste círculo eleitoral, em 2024, o PS elegeu três deputados.

No final do primeiro mandato, o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Foz Côa, João Paulo Sousa, suspendeu as funções na autarquia para ser o sexto candidato a deputado pela AD no círculo da Guarda, um lugar não elegível, uma vez que o distrito apenas elege três parlamentares e apenas um dos eleitos em 2024 foi social-democrata.

João Paulo Sousa foi substituído pelo vice-presidente, Pedro Duarte, que já é o candidato confirmado às eleições autárquicas pelo PSD.

O presidente da Câmara de Vila de Rei, Ricardo Aires, anunciou a suspensão do mandato até 18 de maio, sendo substituído pelo vice-presidente, Paulo César Luís, para ser o segundo na lista da coligação PSD/CDS-PP às legislativas pelo círculo de Castelo Branco, onde a AD elegeu um deputado nas últimas eleições.

O socialista Nuno Mascarenhas foi substituído pelo vice-presidente, Fernando Ramos, na liderança da Câmara de Sines até 18 de maio. Vai ocupar o oitavo lugar a lista do PS à Assembleia da República pelo círculo de Setúbal, onde o partido elegeu sete deputados em 2024.

No distrito de Faro, o presidente da autarquia de São Brás de Alportel anunciou a suspensão do mandato para integrar em quinto lugar a lista do PS, encabeçada por Jamila Madeira, num círculo que elegeu três deputados socialistas em 2024.

Vítor Guerreiro, que foi substituído pela vereadora Marlene Guerreiro, anunciou que regressará ao município em 19 de maio, independentemente do resultado das eleições legislativas, para retomar as funções de presidente até ao final do mandato.

Na Madeira há mais dois casos: os presidentes das câmaras municipais do Porto Moniz, Emanuel Câmara (PS), e de Santa Cruz, Filipe Sousa (JPP), ambos a cumprir o último mandato autárquico, são cabeças de lista pelo círculo da região autónoma.

Os dois autarcas suspenderam funções na segunda-feira, sendo que Emanuel Câmara disse à Lusa que pretende voltar à autarquia depois do sufrágio, até ao final do mandato, enquanto Filipe Sousa indicou que vai assumir o lugar de deputado se for eleito.

Em 2024, a Madeira elegeu dois deputados socialistas e nenhum pelo JPP. O PSD assegurou três parlamentares.

Nas legislativas de março de 2014, 17 presidentes de câmara suspenderam os mandatos para se candidatarem à Assembleia da República, dos quais 11 foram eleitos, oito do PSD e três socialistas. Não foram então eleitos e são candidatos repetentes este ano os presidentes das câmaras de Santa Cruz, Vila de Rei e Cinfães.

Nas eleições europeias de junho outros três presidentes em fim de mandato deixaram as câmaras: as socialistas Carla Tavares (Amadora) e Isilda Gomes (Portimão) e o social-democrata Hélder Sousa Silva (Mafra).

O exercício do mandato de deputado à Assembleia da República é incompatível com o cargo de presidente e de vice-presidente de Câmara Municipal, pelo que a lei obriga à suspensão dos mandatos para serem candidatos. A suspensão permite o regresso ao cargo após as eleições.

Portugal vai ter eleições legislativas antecipadas em 18 de maio e a campanha eleitoral decorrerá entre os dias 04 e 16.

Leia também: País com mais de meio milhão de portugueses diz ‘adeus’ aos multibancos e prepara mudança histórica

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve Nacional

Adeus pensão? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data

07:00 14 Junho, 2026 19:04 12 Junho, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Algarve Desporto Edição Papel

“Neco” inspira Olhão com nova travessia a nado aos quase 78 anos

10:00 14 Junho, 2026 16:40 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Aos quase 78 anos, Mário Barreto volta a liderar um desafio de resistência e amor à terra entre o Farol e Olhão

Sé do Porto.
Nacional Vida & Lazer

“Foi horrível”: turistas ‘revoltados’ com esta cidade portuguesa garantem nunca mais voltar a Portugal

14:30 14 Junho, 2026 02:33 14 Junho, 2026 | Luís Santos

Dois turistas relataram uma experiência negativa numa cidade portuguesa e garantem que não pretendem regressar a Portugal

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Governo aprovou novas regras para a carta de condução: conheça as mudanças importantes para os condutores

20:20 12 Junho, 2026 19:01 12 Junho, 2026 | João Luís

O Governo aprovou novas regras para a carta de condução. Descubra o que muda e o que ainda está por definir

Algarve Política

Artur Fonseca eleito coordenador da Iniciativa Liberal de Portimão

11:58 14 Junho, 2026 12:23 14 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

Eleição decorreu no Plenário Eleitoral do Núcleo Territorial de Portimão, realizado no Museu de Portimão

Algarve Edição Papel

Especialistas debatem em Albufeira novo regime urbanístico

09:00 14 Junho, 2026 16:42 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Novo Regime Jurídico da Urbanização e da Edificação, controlo prévio municipal, responsabilidade civil e inteligência artificial estarão em debate em Albufeira

Polícia em operação de fiscalização. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Anda com isto no carro? Multas podem sair caro (e não é o seguro nem a carta de condução)

20:10 13 Junho, 2026 11:47 13 Junho, 2026 | João Luís

Não é o seguro nem a carta de condução: a falta deste documento válido no carro pode custar até 1.250 euros de multa

Dia de chuva e vento. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva, trovoada e granizo a caminho: mau tempo neste dia e estas regiões devem sentir a maior mudança

06:00 14 Junho, 2026 11:44 13 Junho, 2026 | João Luís

IPMA prevê aguaceiros, trovoada e queda de granizo, sobretudo nestas regiões, com descida da temperatura máxima no litoral

Edição Papel Opinião

Leão XIV: a coragem dos limites | Por Miguel Freitas

07:30 14 Junho, 2026 08:29 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Leão XIV escreve como quem observa o mundo sem ilusões, mas sem ceder ao cinismo".

Carro parado na garagem.
Auto Nacional

Tem o carro na garagem? Pode arriscar uma das multas de trânsito mais pesadas em Portugal que vai até 2.500€

14:50 13 Junho, 2026 15:13 12 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Mesmo com o carro parado na garagem, pode arriscar ser alvo de uma das multas mais pesadas em Portugal, que vai até 2.500€

Edição Papel Opinião

O urbanismo regula tudo o que respeita à vida em sociedade | Por António Nóbrega

11:00 14 Junho, 2026 08:38 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Cidadão poderá iniciar as obras 'oito dias após a apresentação do pedido'”

Chuva e trovoada numa cidade portuguesa. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí trovoada, chuva forte e granizo: mau tempo volta nesta data e estas regiões serão as mais afetadas

06:00 13 Junho, 2026 11:31 13 Junho, 2026 | João Luís

IPMA prevê mudança no estado do tempo: há regiões onde podem surgir aguaceiros fortes, trovoada e granizo

Pessoas a passear pela rua. Crédito: Foto AI
Nacional

“Movem-se com arrogância pela cidade”: estrangeiros são cada vez menos bem-vindos nesta cidade portuguesa

18:50 10 Junho, 2026 18:53 10 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Tensão vai aumentando com a presença cada vez maior de estrangeiros nesta cidade portuguesa, que até consideram abandoná-la por não se sentirem bem-vindos

Furo no pneu. Crédito: Freepik
Auto

Furou o pneu e não tem suplente? Saiba o que fazer antes de chamar o reboque

18:00 12 Junho, 2026 14:40 12 Junho, 2026 | João Luís

Muitos carros já não trazem roda suplente de fábrica. Saiba o que fazer em caso de furo e quando deve chamar assistência

Algarve Economia Vida & Lazer

Faro reforça oferta de lazer com abertura da NEOFUN

18:10 12 Junho, 2026 18:07 12 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Novo centro combina atividade física, tecnologia e trabalho em equipa em desafios onde os participantes entram no jogo

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Tem um destes veículos? Pode estar isento de pagar IUC e muitos condutores não sabem

14:30 12 Junho, 2026 14:15 12 Junho, 2026 | João Luís

Nem todos os veículos pagam IUC em Portugal: fique a par das isenções e veja se se pode aplicar ao seu caso

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve, Nacional

Adeus pensão? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data

07:00 14 Junho, 2026 19:04 12 Junho, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Algarve, Desporto, Edição Papel

“Neco” inspira Olhão com nova travessia a nado aos quase 78 anos

10:00 14 Junho, 2026 16:40 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Aos quase 78 anos, Mário Barreto volta a liderar um desafio de resistência e amor à terra entre o Farol e Olhão

Sé do Porto.
Nacional, Vida & Lazer

“Foi horrível”: turistas ‘revoltados’ com esta cidade portuguesa garantem nunca mais voltar a Portugal

14:30 14 Junho, 2026 02:33 14 Junho, 2026 | Luís Santos

Dois turistas relataram uma experiência negativa numa cidade portuguesa e garantem que não pretendem regressar a Portugal

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Governo aprovou novas regras para a carta de condução: conheça as mudanças importantes para os condutores

20:20 12 Junho, 2026 19:01 12 Junho, 2026 | João Luís

O Governo aprovou novas regras para a carta de condução. Descubra o que muda e o que ainda está por definir

Algarve, Política

Artur Fonseca eleito coordenador da Iniciativa Liberal de Portimão

11:58 14 Junho, 2026 12:23 14 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

Eleição decorreu no Plenário Eleitoral do Núcleo Territorial de Portimão, realizado no Museu de Portimão

Algarve, Edição Papel

Especialistas debatem em Albufeira novo regime urbanístico

09:00 14 Junho, 2026 16:42 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Novo Regime Jurídico da Urbanização e da Edificação, controlo prévio municipal, responsabilidade civil e inteligência artificial estarão em debate em Albufeira

Polícia em operação de fiscalização. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Anda com isto no carro? Multas podem sair caro (e não é o seguro nem a carta de condução)

20:10 13 Junho, 2026 11:47 13 Junho, 2026 | João Luís

Não é o seguro nem a carta de condução: a falta deste documento válido no carro pode custar até 1.250 euros de multa

Dia de chuva e vento. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva, trovoada e granizo a caminho: mau tempo neste dia e estas regiões devem sentir a maior mudança

06:00 14 Junho, 2026 11:44 13 Junho, 2026 | João Luís

IPMA prevê aguaceiros, trovoada e queda de granizo, sobretudo nestas regiões, com descida da temperatura máxima no litoral

Edição Papel, Opinião

Leão XIV: a coragem dos limites | Por Miguel Freitas

07:30 14 Junho, 2026 08:29 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Leão XIV escreve como quem observa o mundo sem ilusões, mas sem ceder ao cinismo".

Carro parado na garagem.
Auto, Nacional

Tem o carro na garagem? Pode arriscar uma das multas de trânsito mais pesadas em Portugal que vai até 2.500€

14:50 13 Junho, 2026 15:13 12 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Mesmo com o carro parado na garagem, pode arriscar ser alvo de uma das multas mais pesadas em Portugal, que vai até 2.500€

Edição Papel, Opinião

O urbanismo regula tudo o que respeita à vida em sociedade | Por António Nóbrega

11:00 14 Junho, 2026 08:38 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Cidadão poderá iniciar as obras 'oito dias após a apresentação do pedido'”

Chuva e trovoada numa cidade portuguesa. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí trovoada, chuva forte e granizo: mau tempo volta nesta data e estas regiões serão as mais afetadas

06:00 13 Junho, 2026 11:31 13 Junho, 2026 | João Luís

IPMA prevê mudança no estado do tempo: há regiões onde podem surgir aguaceiros fortes, trovoada e granizo

Pessoas a passear pela rua. Crédito: Foto AI
Nacional

“Movem-se com arrogância pela cidade”: estrangeiros são cada vez menos bem-vindos nesta cidade portuguesa

18:50 10 Junho, 2026 18:53 10 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Tensão vai aumentando com a presença cada vez maior de estrangeiros nesta cidade portuguesa, que até consideram abandoná-la por não se sentirem bem-vindos

Furo no pneu. Crédito: Freepik
Auto

Furou o pneu e não tem suplente? Saiba o que fazer antes de chamar o reboque

18:00 12 Junho, 2026 14:40 12 Junho, 2026 | João Luís

Muitos carros já não trazem roda suplente de fábrica. Saiba o que fazer em caso de furo e quando deve chamar assistência

Algarve, Economia, Vida & Lazer

Faro reforça oferta de lazer com abertura da NEOFUN

18:10 12 Junho, 2026 18:07 12 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Novo centro combina atividade física, tecnologia e trabalho em equipa em desafios onde os participantes entram no jogo

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Tem um destes veículos? Pode estar isento de pagar IUC e muitos condutores não sabem

14:30 12 Junho, 2026 14:15 12 Junho, 2026 | João Luís

Nem todos os veículos pagam IUC em Portugal: fique a par das isenções e veja se se pode aplicar ao seu caso

Últimas Notícias

  • Banco de Portugal ‘avisa’: nestas situações a sua conta bancária é bloqueada sem qualquer aviso prévio
    Banco de Portugal ‘avisa’: nestas situações a sua conta bancária é bloqueada sem qualquer aviso prévio
  • “Foi horrível”: turistas ‘revoltados’ com esta cidade portuguesa garantem nunca mais voltar a Portugal
    “Foi horrível”: turistas ‘revoltados’ com esta cidade portuguesa garantem nunca mais voltar a Portugal
  • Álcool ao volante leva à detenção de 66 condutores em apenas quatro horas
    Álcool ao volante leva à detenção de 66 condutores em apenas quatro horas
  • Artur Fonseca eleito coordenador da Iniciativa Liberal de Portimão
    Artur Fonseca eleito coordenador da Iniciativa Liberal de Portimão
  • Há uma aldeia no Algarve que pinta uma bandeira gigante para apoiar Portugal há mais de 20 anos
    Há uma aldeia no Algarve que pinta uma bandeira gigante para apoiar Portugal há mais de 20 anos
  • Milhares ficarão ‘sem luz’: saiba que localidades portuguesas que vão ficar ‘às escuras’ nesta data
    Milhares ficarão ‘sem luz’: saiba que localidades portuguesas que vão ficar ‘às escuras’ nesta data

Opinião

  • Praias livres ou praias desorganizadas? | Por João Paulo Sousa
    Praias livres ou praias desorganizadas? | Por João Paulo Sousa
  • O urbanismo regula tudo o que respeita à vida em sociedade | Por António Nóbrega
    O urbanismo regula tudo o que respeita à vida em sociedade | Por António Nóbrega
  • Leão XIV: a coragem dos limites | Por Miguel Freitas
    Leão XIV: a coragem dos limites | Por Miguel Freitas
  • O problema não é o divórcio. O problema é o conflito | Por Joaquim Manuel da Silva
    O problema não é o divórcio. O problema é o conflito | Por Joaquim Manuel da Silva
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Adeus pensão? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data
    Adeus pensão? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data
  • Irritações cívicas | Por Mendes Bota
    Irritações cívicas | Por Mendes Bota
  • “O que devo ter em atenção para fazer compras mais saudáveis?”
    “O que devo ter em atenção para fazer compras mais saudáveis?”
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal