Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Foto DR
Algarve, Desporto, Nacional

Presidente da FPAK vê “janela de oportunidade” para Fórmula 1 voltar a Portugal

Governo assegurou já a realização dos grandes prémios de MotoGP e que está “tudo pronto para se formalizar o regresso da Formula 1 ao Algarve”

18:20 15 Agosto, 2025 18:15 15 Agosto, 2025 | Henrique Dias Freire
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O presidente da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) assumiu-se esta sexta-feira “satisfeito com a vontade do Governo em voltar a ter Fórmula 1 em Portugal” e acredita que há “uma janela de oportunidade” para acontecer em 2027.

Questionado pela agência Lusa, Ni Amorim reagiu ao anúncio feito pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro, na quinta-feira de que o Governo assegurou já a realização dos grandes prémios de MotoGP para 2025 e 2026 e que está “tudo pronto para se formalizar o regresso da Formula 1 ao Algarve em automobilismo, em 2027”.

“Resta-me ficar satisfeito com a vontade do Governo em voltar a ter Fórmula 1 em Portugal, que já não vem ao nosso país desde 2021”, frisou Ni Amorim, em declarações à Lusa.

O líder federativo admite que “é um canal que está aberto”. “Portugal é sempre um país candidato. Haverá Grande Prémio desde que o Governo assim o entenda, pois não pode ser a FPAK a decidi-lo”, frisou.

O antigo piloto admitiu ter sido contactado pelos responsáveis do Autódromo Internacional do Algarve (AIA), em Portimão, para uma reunião “a acontecer nos próximos dias”.

“Vamos aguardar serenamente. É um projeto para 2027. A Fórmula 1 tem vários países em lista de espera mas poderá haver uma janela de oportunidade”, disse.

Segundo explicou o presidente da FPAK, “há uma quota de grandes prémios que têm de ser realizados na Europa”.

“É esse o acordo com as equipas. É aí que está a oportunidade para Portugal entrar”, sublinhou Ni Amorim.

O presidente da FPAK recorda, no entanto, que “há muitos países em fila de espera” para acolher uma prova de Fórmula 1, pelo que esta candidatura “depende única e exclusivamente do Governo”.

“Cá estaremos para assegurar, agentes do desporto, todas as partes operacionais, como já ficou provado em 2020 e 2021”, quando Portugal acolheu duas provas do Mundial em plena pandemia de covid-19, no Algarve.

Desde essa altura, o Grande Circo não voltou a Portugal.

“Estaremos à altura das responsabilidades”, garantiu o presidente da FPAK.

Já o presidente do Automóvel Club de Portugal (ACP), Carlos Barbosa, considera que a possibilidade de a Fórmula 1 regressar a território luso “é uma excelente notícia”.

Contudo, Barbosa entende que “devia haver um contrato de pelo menos três anos para ser mais barato”. Segundo adiantou à Lusa, o valor anual a pagar ao promotor do Campeonato do Mundo de Fórmula 1 (a Formula One Management) situa-se “entre os 25 e os 40 milhões de euros”.

Já em janeiro, o presidente da Federação Internacional do Automóvel (FIA), o saudita Mohammed ben Sulayem, disse à agência Lusa que o calendário do Mundial de Fórmula 1 está cheio, pelo que dificilmente haverá espaço para novas provas.

“Portugal é um excelente local, já tem outros campeonatos, como o de rali-raids. Mas na Fórmula 1 há um número restrito de vagas”, frisou o responsável máximo do automobilismo mundial.

O presidente da FIA explicou que no Conselho Mundial, que decide os destinos das competições, há duas preocupações: “Discutimos o lado dos regulamentos e o lado comercial. Tento sempre equilibrar o lado desportivo com o comercial. Penso que a F1 nunca deve deixar a Europa, pois foi na Europa que começou e é ali que ainda está a inovação. Mas isso não impede que vá para outras regiões”, disse.

Ben Sulayem sublinhou que “já há muitas viagens no calendário”: “Veja o que tantas viagens fazem ao pessoal das equipas. Tenho a responsabilidade de cuidar das minhas equipas. Já há muitas viagens no calendário. Por exemplo, a Alemanha tinha duas provas [de Fórmula 1] e agora não tem nenhuma”, disse, na altura, o presidente da FIA.

No entanto, com a perspetiva de alguma das atuais provas em solo europeu sair do calendário, poderá abrir-se a porta à entrada de Portugal.

Atualmente, Itália (Imola e Monza), Mónaco, Espanha, Áustria, Grã-Bretanha, Bélgica, Hungria, Países Baixos e Azerbaijão são os países europeus que integram o calendário de 24 corridas de 2025.

Leia também: Se vir isto no Multibanco, afaste-se: espanhóis alertam para esquema usado para roubar dinheiro sem que perceba

Reunião de professores. Crédito: Foto AI
Nacional

Nova idade da reforma? Petição de professores ultrapassa fasquia e pode acabar no Parlamento

06:30 30 Abril, 2026 01:45 30 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Uma iniciativa sobre a idade da reforma já passou uma fasquia importante e pode agora seguir um caminho com maior peso político

Algarve

Veteranos paraquedistas do Algarve visitam escola histórica em Espanha

08:56 30 Abril, 2026 08:56 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Memória e emoção marcam encontro de veteranos paraquedistas em Espanha, assinalando 70 anos da criação das tropas portuguesas

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva intensa e vento forte: mau tempo não vai dar tréguas e estas serão as regiões mais afetadas

06:00 30 Abril, 2026 14:38 29 Abril, 2026 | João Luís

Chuva intensa e vento forte estão previstos para várias regiões. Saiba quando o mau tempo será mais intenso e quais as zonas mais afetadas

Algarve Cultura

Maio traz jazz, fado e teatro a Faro

07:45 30 Abril, 2026 07:47 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Agenda cultural traz ao Teatro das Figuras música, teatro, dança, comédia e propostas para todas as idades

Bonsai. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Tem um bonsai em casa? Há locais onde nunca o deve colocar

08:10 30 Abril, 2026 02:13 30 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Associado à calma e à harmonia, o bonsai pode perder força quando é colocado no sítio errado dentro de casa

Algarve Desporto

Usumane Djumo regressa ao Algarve para competir no Meeting de Albufeira

08:30 30 Abril, 2026 08:30 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Prova em Albufeira junta competição e emoção no atletismo, com regresso de Usumane Djumo a casa no arranque da época ao ar livre

Consumidora a ler um rótulo. Crédito: Freepik AI
Saúde Vida & Lazer

“Pode conter vestígios de glúten”: saiba o que significa este aviso que aparece em tantos rótulos

07:30 30 Abril, 2026 02:12 30 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

A expressão surge em muitos produtos alimentares e pode passar despercebida, mas há uma razão para estar presente nos rótulos

Economia Opinião Política

O simbolismo do 1.º de Maio num tempo de capitalismo selvagem | Por Luís Ganhão

08:00 30 Abril, 2026 08:09 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

"Celebrar o 1.º de Maio, hoje, é mais do que homenagear o passado. É recusar a normalização da exploração disfarçada de flexibilidade"

Operação Stop da GNR.
Auto Nacional

Nem carta, nem seguro: autoridades apertam o cerco a este comprovativo do carro e a multa pode chegar aos 1.250€

12:45 29 Abril, 2026 12:28 29 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Falha detetada em milhares de veículos está a motivar multas nas estradas e pode pesar bastante no bolso dos condutores

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Vem aí uma nova prestação social e pode ‘dar uma folga’ à sua carteira: Governo esclarece quem poderá receber

08:30 26 Abril, 2026 10:00 28 Abril, 2026 | João Luís

Governo já deu mais detalhes sobre a nova prestação social. Descubra quem pode beneficiar e quando pode avançar

Megatúnel subaquático em construção. Crédito: Foto AI
Economia Europa Mundo

Megatúnel subaquático de 42 km de extensão e 475 m de profundidade vai unir 2 países ‘aqui ao lado’ e esta será a sua localização

09:30 26 Abril, 2026 16:50 23 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Este projeto de um megatúnel subaquático, pensado entre estes dois países desde 1980, teve avanços em 2025 mas a data do início da obra ainda não é oficial

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia Tech

Especialistas alertam: não deve imprimir o talão no Multibanco e estes são os motivos

18:30 28 Abril, 2026 17:50 28 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Certos gestos no Multibanco podem expor dados pessoais e bancários sem que se aperceba. Saiba porque deve evitar imprimir o talão após uma operação

Praia Nissi no Chipre. Crédito: Freepik
Europa Vida & Lazer

Reformados são chamados de volta ao trabalho para evitar o caos neste país da Europa

07:10 26 Abril, 2026 21:07 25 Abril, 2026 | Luís Santos

Perante a escassez de trabalhadores, este país recorre a reformados para regressarem ao trabalho e manter o setor turístico a funcionar

Avião da Ryanair no aeroporto.
Algarve Economia

Faro e Porto perdem voos diretos após decisão da Ryanair em Berlim

17:33 27 Abril, 2026 10:46 29 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Quebra de voos da Ryanair ameaça turismo na época baixa com menos ligações diretas e redução significativa de lugares entre Alemanha e Portugal

Médicos a realizar tratamento. Crédito: Foto AI
Gastronomia Saúde

Cardiologistas alertam: alimento ‘inofensivo’ que muitos portugueses comem ao pequeno-almoço aumenta risco de doença cardiovascular

20:20 29 Abril, 2026 20:27 29 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Muitos portugueses escolhem este alimento ao pequeno-almoço, mas o seu consumo frequente pode aumentar o risco de problemas cardiovasculares

Comboio de alta velocidade. Crédito: Freepik AI
Mundo

Vai ser construído um comboio ‘supersónico’ neste país onde se fala português que faz 250 km em 1h

20:33 29 Abril, 2026 20:34 29 Abril, 2026 | Luís Santos

O novo comboio de alta velocidade poderá mudar a forma como milhões de pessoas se deslocam neste país onde o português é língua oficial

Reunião de professores. Crédito: Foto AI
Nacional

Nova idade da reforma? Petição de professores ultrapassa fasquia e pode acabar no Parlamento

06:30 30 Abril, 2026 01:45 30 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Uma iniciativa sobre a idade da reforma já passou uma fasquia importante e pode agora seguir um caminho com maior peso político

Algarve

Veteranos paraquedistas do Algarve visitam escola histórica em Espanha

08:56 30 Abril, 2026 08:56 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Memória e emoção marcam encontro de veteranos paraquedistas em Espanha, assinalando 70 anos da criação das tropas portuguesas

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva intensa e vento forte: mau tempo não vai dar tréguas e estas serão as regiões mais afetadas

06:00 30 Abril, 2026 14:38 29 Abril, 2026 | João Luís

Chuva intensa e vento forte estão previstos para várias regiões. Saiba quando o mau tempo será mais intenso e quais as zonas mais afetadas

Algarve, Cultura

Maio traz jazz, fado e teatro a Faro

07:45 30 Abril, 2026 07:47 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Agenda cultural traz ao Teatro das Figuras música, teatro, dança, comédia e propostas para todas as idades

Bonsai. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Tem um bonsai em casa? Há locais onde nunca o deve colocar

08:10 30 Abril, 2026 02:13 30 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Associado à calma e à harmonia, o bonsai pode perder força quando é colocado no sítio errado dentro de casa

Algarve, Desporto

Usumane Djumo regressa ao Algarve para competir no Meeting de Albufeira

08:30 30 Abril, 2026 08:30 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Prova em Albufeira junta competição e emoção no atletismo, com regresso de Usumane Djumo a casa no arranque da época ao ar livre

Consumidora a ler um rótulo. Crédito: Freepik AI
Saúde, Vida & Lazer

“Pode conter vestígios de glúten”: saiba o que significa este aviso que aparece em tantos rótulos

07:30 30 Abril, 2026 02:12 30 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

A expressão surge em muitos produtos alimentares e pode passar despercebida, mas há uma razão para estar presente nos rótulos

Economia, Opinião, Política

O simbolismo do 1.º de Maio num tempo de capitalismo selvagem | Por Luís Ganhão

08:00 30 Abril, 2026 08:09 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

"Celebrar o 1.º de Maio, hoje, é mais do que homenagear o passado. É recusar a normalização da exploração disfarçada de flexibilidade"

Operação Stop da GNR.
Auto, Nacional

Nem carta, nem seguro: autoridades apertam o cerco a este comprovativo do carro e a multa pode chegar aos 1.250€

12:45 29 Abril, 2026 12:28 29 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Falha detetada em milhares de veículos está a motivar multas nas estradas e pode pesar bastante no bolso dos condutores

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Vem aí uma nova prestação social e pode ‘dar uma folga’ à sua carteira: Governo esclarece quem poderá receber

08:30 26 Abril, 2026 10:00 28 Abril, 2026 | João Luís

Governo já deu mais detalhes sobre a nova prestação social. Descubra quem pode beneficiar e quando pode avançar

Megatúnel subaquático em construção. Crédito: Foto AI
Economia, Europa, Mundo

Megatúnel subaquático de 42 km de extensão e 475 m de profundidade vai unir 2 países ‘aqui ao lado’ e esta será a sua localização

09:30 26 Abril, 2026 16:50 23 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Este projeto de um megatúnel subaquático, pensado entre estes dois países desde 1980, teve avanços em 2025 mas a data do início da obra ainda não é oficial

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia, Tech

Especialistas alertam: não deve imprimir o talão no Multibanco e estes são os motivos

18:30 28 Abril, 2026 17:50 28 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Certos gestos no Multibanco podem expor dados pessoais e bancários sem que se aperceba. Saiba porque deve evitar imprimir o talão após uma operação

Praia Nissi no Chipre. Crédito: Freepik
Europa, Vida & Lazer

Reformados são chamados de volta ao trabalho para evitar o caos neste país da Europa

07:10 26 Abril, 2026 21:07 25 Abril, 2026 | Luís Santos

Perante a escassez de trabalhadores, este país recorre a reformados para regressarem ao trabalho e manter o setor turístico a funcionar

Avião da Ryanair no aeroporto.
Algarve, Economia

Faro e Porto perdem voos diretos após decisão da Ryanair em Berlim

17:33 27 Abril, 2026 10:46 29 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Quebra de voos da Ryanair ameaça turismo na época baixa com menos ligações diretas e redução significativa de lugares entre Alemanha e Portugal

Médicos a realizar tratamento. Crédito: Foto AI
Gastronomia, Saúde

Cardiologistas alertam: alimento ‘inofensivo’ que muitos portugueses comem ao pequeno-almoço aumenta risco de doença cardiovascular

20:20 29 Abril, 2026 20:27 29 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Muitos portugueses escolhem este alimento ao pequeno-almoço, mas o seu consumo frequente pode aumentar o risco de problemas cardiovasculares

Comboio de alta velocidade. Crédito: Freepik AI
Mundo

Vai ser construído um comboio ‘supersónico’ neste país onde se fala português que faz 250 km em 1h

20:33 29 Abril, 2026 20:34 29 Abril, 2026 | Luís Santos

O novo comboio de alta velocidade poderá mudar a forma como milhões de pessoas se deslocam neste país onde o português é língua oficial

Últimas Notícias

  • Veteranos paraquedistas do Algarve visitam escola histórica em Espanha
    Veteranos paraquedistas do Algarve visitam escola histórica em Espanha
  • Usumane Djumo regressa ao Algarve para competir no Meeting de Albufeira
    Usumane Djumo regressa ao Algarve para competir no Meeting de Albufeira
  • Tem um bonsai em casa? Há locais onde nunca o deve colocar
    Tem um bonsai em casa? Há locais onde nunca o deve colocar
  • Maio traz jazz, fado e teatro a Faro
    Maio traz jazz, fado e teatro a Faro
  • “Pode conter vestígios de glúten”: saiba o que significa este aviso que aparece em tantos rótulos
    “Pode conter vestígios de glúten”: saiba o que significa este aviso que aparece em tantos rótulos
  • Gala de Fado em Olhão junta artistas locais e encerra ciclo “Fados ao Domingo”
    Gala de Fado em Olhão junta artistas locais e encerra ciclo “Fados ao Domingo”

Opinião

  • O simbolismo do 1.º de Maio num tempo de capitalismo selvagem | Por Luís Ganhão
    O simbolismo do 1.º de Maio num tempo de capitalismo selvagem | Por Luís Ganhão
  • A evolução da costa do Algarve na antiguidade: O extremo Sotavento. O Guadiana – Parte III | Por José Manuel do Carmo
    A evolução da costa do Algarve na antiguidade: O extremo Sotavento. O Guadiana – Parte III | Por José Manuel do Carmo
  • Politicamente (in)correto: Quando me quiserem calado, é porque ainda faço falta | Por Francisco Moleiro
    Politicamente (in)correto: Quando me quiserem calado, é porque ainda faço falta | Por Francisco Moleiro
  • Economia portuguesa manteve-se na 18.ª posição da UE em 2025, três posições abaixo de 2000
    Economia portuguesa manteve-se na 18.ª posição da UE em 2025, três posições abaixo de 2000
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • 40 anos de Europa celebrados em Faro com programa especial
    40 anos de Europa celebrados em Faro com programa especial
  • Cancelaram o seu voo devido à crise no combustível? Se fizer isto pode ter direito a 600€ de indemnização
    Cancelaram o seu voo devido à crise no combustível? Se fizer isto pode ter direito a 600€ de indemnização
  • Europa está a preparar novo tratamento ‘revolucionário’ para esta doença que afeta milhões de pessoas acima desta idade
    Europa está a preparar novo tratamento ‘revolucionário’ para esta doença que afeta milhões de pessoas acima desta idade
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal