O Município de Lagos assinala o Dia Mundial da Poesia, celebrado a 21 de março, com um conjunto de iniciativas culturais promovidas pela Biblioteca Municipal Dr. Júlio Dantas. O programa inclui a distribuição de postais com textos poéticos em diversos espaços da cidade e dois espetáculos dedicados à poesia, que terão lugar na própria biblioteca.
A iniciativa procura aproximar a comunidade da criação literária e incentivar o contacto com a poesia, valorizando autores de referência da literatura portuguesa.
Postais de poesia distribuídos pela cidade
Entre os dias 16 e 21 de março decorre a iniciativa “deixa que os meus olhos te leiam”, que consiste na oferta de postais com textos poéticos de autores como Adília Lopes, Eugénio de Andrade, Florbela Espanca, Luís de Camões, Manuel António Pina, Maria Teresa Horta, Natália Correia ou Sophia de Mello Breyner Andresen, entre outros.
Os postais serão distribuídos em vários locais do concelho, incluindo a Biblioteca Municipal e respetivos polos de leitura, o Centro Cultural de Lagos, o Museu de Lagos e o edifício da Câmara Municipal.
A distribuição estende-se também a escolas do 2.º e 3.º ciclos e do ensino secundário, aos autocarros da rede A ONDA e ainda a hotéis e restaurantes do concelho, envolvendo colaboradores municipais, a comunidade educativa e diversos agentes locais.
Segundo o Município de Lagos, a iniciativa pretende “reforçar a importância da criação literária na cultura portuguesa e incentivar o contacto do público com a leitura de poesia”.
Biblioteca recebe performance “Confissões de Estendal”
O programa inclui igualmente duas propostas culturais que terão lugar na Biblioteca Municipal Dr. Júlio Dantas.
No dia 20 de março, às 21:00, as Poetas do Avesso, constituídas por Carla Moreira e Joana Espiñal, apresentam o espetáculo “Confissões de Estendal”.
De acordo com a autarquia, trata-se de “uma performance que reúne poemas eróticos, burlescos e satíricos de diferentes épocas da literatura portuguesa”, propondo uma abordagem performativa e descontraída à poesia.
Espetáculo de poesia falada com Karen David
No dia 21 de março, também às 21:00, sobe ao palco da biblioteca a poeta e escritora brasileira Karen David, que apresenta o espetáculo “Desverso”.
Segundo o Município de Lagos, este é “um espetáculo de poesia falada que percorre afetos, perdas e recomeços, transformando experiências de vida em matéria literária e expressão artística”.
A iniciativa integra as comemorações do Dia Mundial da Poesia e reforça a aposta do município em programação cultural que valoriza a literatura e a criação poética.
Mais informações sobre estas iniciativas aqui.
Leia também: Nike vai abrir loja no Designer Outlet Algarve com mais de mil metros quadrados

















