O grupo Pensar Tavira defende que “a valorização dos recursos locais, nomeadamente, a promoção de uma agricultura com características específicas, é importante, não só para afirmar as características tradicionais do território, como também contribuirá potencialmente para um desenvolvimento local sustentável, económica e ambientalmente, em alternativa a uma agricultura baseada no agro-negócio e nos consumos excessivos”.
Com base nesta visão, o coletivo vai realizar uma nova sessão pública, dando continuidade a outras iniciativas promovidas anteriormente. A próxima conferência, intitulada “As variedades tradicionais no Algarve e a produção biológica”, está marcada para o dia 23 de maio, às 17:00, e terá lugar no Salão Nobre do Ginásio Clube de Tavira.
O evento contará com a participação de António Marreiros, representante da CCDR Algarve, que abordará a importância da preservação das variedades tradicionais da região e o papel da agricultura biológica na construção de modelos alternativos de produção mais sustentáveis.
O grupo Pensar Tavira sublinha que “pela importância do tema na construção de um pensamento colectivo e de uma opinião pública esclarecida sobre os futuros possíveis”, todos são convidados a participar na iniciativa.
Leia também: Mercadona usa um truque ‘invisível’ que está a funcionar com (quase) todos os clientes