O mês de novembro será sinónimo de estreias e estrelas no São Brás Cineteatro Jaime Pinto, em São Brás de Alportel. A Cinemalua – Associação Cultural, em parceria com a Câmara Municipal de São Brás de Alportel, preparou uma programação de luxo que reúne quatro grandes nomes do cinema internacional contemporâneo, com exibições todas as segundas-feiras, às 19:15.
“Novembro será um mês de estreias de estrelas”, anuncia a Cinemalua, sublinhando que cada sessão traz ao público algarvio “filmes premiados e realizadores consagrados, reconhecidos pela crítica internacional”.
A abrir o mês, no dia 3 de novembro, estreia-se “Alpha”, o mais recente filme da realizadora francesa Julia Ducournau, vencedora de 24 prémios e conhecida pelo multipremiado Titane. A obra, que estreou em Portugal a 30 de outubro, conta a história de uma adolescente rebelde e da sua mãe, confrontadas com uma descoberta inesperada.
Segue-se, no dia 10 de novembro, o documentário “Ernest Cole: Perdido e Achado”, de Raoul Peck, autor de I Am Not Your Negro, nomeado para um Óscar. O filme retrata a vida do fotógrafo sul-africano Ernest Cole, pioneiro na denúncia dos horrores do apartheid.
Na semana seguinte, a 17 de novembro, o consagrado realizador iraniano Jafar Panahi regressa ao grande ecrã com “Foi Só um Acidente”, vencedor da Palma de Ouro em Cannes 2025, um retrato intimista sobre o acaso e as consequências inesperadas da vida quotidiana.
Por fim, a 24 de novembro, encerra o ciclo “Los Destellos”, da espanhola Pilar Palomero, distinguida em San Sebastián e nos Prémios Carmen. A obra aborda as relações familiares e os afetos interrompidos pelo tempo, com interpretações de Patricia López Arnaiz e Antonio de la Torre.
Os bilhetes têm o preço de 5 euros por sessão, com descontos para assinantes mensais, jovens e seniores.
Este ciclo representa um encontro entre o cinema de autor e o público algarvio, num espaço que se afirma cada vez mais como ponto de referência cultural.
A iniciativa conta com o apoio do Instituto do Cinema e do Audiovisual, assim como de várias empresas.
Leia também: Chuva ‘a potes’ a caminho de Portugal nas próximas 48 horas e estas serão as regiões mais afetadas

 
			
							














