Albufeira recebe, a partir desta sexta-feira, 30 de outubro, o 12.º Campeonato do Mundo de natação para atletas com Síndrome de Down, uma competição em que Portugal participa com 11 nadadores e alimenta a expectativa de conquistar várias medalhas e estabelecer novos recordes.
O presidente da Federação Portuguesa de Natação, Miguel Arrobas, manifestou confiança no desempenho da equipa nacional, durante a apresentação do campeonato, realizada nas Piscinas Municipais de Albufeira, no distrito de Faro, em declarações à Agência Lusa.

“Queremos que haja um bom lote de medalhas e com certeza vai haver. Tenho a expectativa de haver portugueses a bater recordes e isso é muito possível”, afirmou o dirigente.
A competição contará com cerca de 180 atletas provenientes de 24 países, que começaram já a chegar a Albufeira. Entre os representantes portugueses destacam-se Vicente Pereira e Matilde Gaspar, apontados como duas das principais esperanças nacionais na conquista de medalhas.
Atletas portugueses querem conquistar medalhas e bater recordes
Para a atleta da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC), que participará nas provas de 50, 100 e 200 metros bruços, 800 e 1500 metros livres e 400 metros estilos, é um “grande orgulho” disputar um Mundial em Portugal.

“Significa muito para mim, porque temos aqui os colegas e a família a apoiar. Os meus treinos foram muito intensos e gosto muito de estar aqui”, disse.
O ‘colega’ de seleção Vicente Pereira traçou objetivos bem claros: “Ganhar medalhas e bater recordes”.

Em declarações à Lusa, o nadador, que já ganhou 17 títulos de campeão mundial, não escondeu também o sonho “de cantar o hino nacional no pódio”.
“É ainda mais espetacular por ser em Portugal e queremos todos evoluir muito”, disse.
Federação defende inclusão para atletas com Síndrome de Down nos Paralímpicos
Estes Mundiais também representam, na opinião do presidente da Federação Portuguesa de Natação, “mais um passo” na defesa de uma “bandeira”, a inclusão da natação para atletas com Síndrome de Down nas modalidades paralímpicas.
“Queremos que estes nadadores tenham iguais oportunidades a outros níveis como por exemplo os Paralímpicos. É uma luta que assumimos, com a Down Syndrome International Swimming Organisation. Sabemos que é difícil, que demorará o seu tempo, mas nós estamos cá”, referiu.

A 12.ª edição deste Campeonato do Mundo, que termina em 6 de novembro, faz parte também da programação de eventos de Albufeira como Cidade Europeia do Desporto de 2026.
Na natação adaptada para pessoas com Síndrome de Down, os atletas competem divididos em duas classes, consoante o grau da doença, de origem genética e da área da deficiência intelectual.
Leia também: Obras da dessalinizadora do Algarve embargadas pela Câmara de Albufeira
















