No próximo dia 1 de maio, Olhão volta a celebrar uma das suas mais emblemáticas tradições populares com a realização da 41.ª Exposição Tradicional dos Maios, ao longo da Estrada Nacional 125, entre Marim e Alfandanga. A iniciativa é organizada pelo Futebol Clube de Bias, contando com o apoio do Município de Olhão, nomeadamente através do Museu Municipal – Edifício do Compromisso Marítimo, bem como das juntas de freguesia do concelho.
Após a celebração dos 40 anos desta manifestação cultural, assinalada em 2024, a tradição mantém-se viva em 2025. A organização convida todos — residentes, instituições e associações — a criarem e exporem os seus próprios Maios.
Estes bonecos, de tamanho humano, vestidos e calçados, surgem isolados ou em grupo, representando cenas do quotidiano, do trabalho ao lazer. Através da combinação de sátira, criatividade e memória coletiva, esta prática ancestral celebra a primavera e o início de um novo ciclo agrícola, tradição que antigamente se materializava na colocação dos Maios à porta de casa, na açoteia ou no telhado.
Hoje, os Maios de Olhão são mais do que uma festa popular: constituem uma forte afirmação da identidade local e um testemunho vivo da força da cultura popular, continuando a mobilizar e a encantar sucessivas gerações.
Na confeção de alguns dos Maios que estarão expostos na EN125 colaboram também os jardins de infância do concelho e os agrupamentos de escolas Dr. Alberto Iria, Dr. Francisco Fernandes Lopes, João da Rosa e Prof. Paula Nogueira, em articulação com o Município de Olhão e o Museu Municipal.
Leia também: Lidl lança Grelhador a Gás com 3 Queimadores adaptável a vários espaços e que promete ‘animar’ os churrascos de verão