Na próxima quarta-feira, mais de uma dúzia de instituições de Albufeira unirão esforços para proporcionar uma tarde inesquecível aos 425 alunos do 1º ciclo da Freguesia de Ferreiras. O objetivo é promover a sustentabilidade e a preservação da água, através de atividades educativas, culturais, desportivas e de cidadania. O evento contará com uma programação diversificada, onde as crianças serão as protagonistas.
O cabo Teixeira, da GNR de Albufeira, reforça a importância da participação ativa dos mais jovens, justificando a presença da Guarda Nacional Republicana com o seu trabalho ao nível da “conservação e a proteção da natureza e do meio ambiente através do Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente (SEPNA)”.
“O Projeto Educativo ‘O Arco da Íris’ é mais do que um evento; é um compromisso com a educação das nossas crianças e com o futuro da nossa comunidade. Acreditamos que, ao envolver escolas, associações e famílias, estamos a construir uma Albufeira mais consciente e solidária”, afirma Ricardo Xufre, presidente da Associação Albufeira Activa.
Dinis Pinto, da secção de Judo do CD Areias São João, observa: “a sustentabilidade e a poupança de água refletem dois princípios do judo: máxima eficiência com o mínimo de esforço; prosperidade e bem-estar mútuo”. Pedro Coelho, do Karate Clube de Albufeira, reforça o impacto desta abordagem ao salientar que “o trabalho em parceria com o tecido associativo local é essencial para cultivar valores de respeito à natureza e práticas sustentáveis”.
Evento resulta da colaboração entre diversas associações
Este evento é o resultado da colaboração entre diversas associações, como destacam César Prates e John Orjuela, da Escola de Capoeira Movimento Ginga: “a interação entre associações para a promoção de atividades para as crianças e jovens é imperativa e contribui para a formação de melhores cidadãos. Com respeito e entreajuda, tudo é possível”. Rita Cruz, da secção de Patinagem do FC Ferreiras, completa: “a sustentabilidade e o desporto não são modas, são uma necessidade. Neste evento, esperamos desenvolver e incentivar esta prioridade”.
Também participam na organização o Agrupamento de Escolas de Albufeira Poente, o Agrupamento de Escolas de Ferreiras, os Escuteiros – Agrupamento 1389 São José – Ferreiras, a Associação Soul, Acro Al-buhera, as Danças Sociais e Danças Orientais do FC Ferreiras, e a Associação Juvenil JuvAlbuhera.
Várias modalidades coletivas, como voleibol, futebol e basquetebol, irão reforçar o valor do trabalho em equipa. Carolina Carmo, do Atlético Clube de Albufeira, destaca que “o voleibol incentiva a cooperação e o espírito de equipa, valores que se aplicam em diversas áreas da vida”. Diogo Rosado, do FC Ferreiras, acrescenta: “o futebol é uma escola de princípios e valores sociais”.
Amândio Amorim, do Imortal Basket, refere: “estas atividades são essenciais para o desenvolvimento integral das crianças”.
A presença da fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Albufeira trará um momento especial, permitindo às crianças uma interação única com o Corpo de Bombeiros.
Ao longo da tarde, serão criadas peças artísticas, ao vivo, pelos alunos do Clube de Artes do Agrupamento de Escolas de Ferreiras, com momentos surpresa que reforçarão o espírito comunitário. Ricardo Xufre finaliza: “Quando as instituições se unem, fortalecemos a nossa comunidade, promovendo sustentabilidade e coesão social. Este é um esforço conjunto que cria um ambiente de partilha e aprendizagem, beneficiando todos”.
Este evento do Projeto Educativo “O Arco da Íris” será “uma celebração da educação, da cultura, do desporto, da cidadania e da sustentabilidade, proporcionando às crianças uma tarde inspiradora e repleta de aprendizagens”.
Leia também: Esta frigideira do Lidl pode ir ao forno e custa menos de 5€