Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto O Arco da Íris | DR
Algarve, Cultura, Ensino

Instituições de Albufeira vão proporcionar uma tarde inesquecível aos alunos de Ferreiras

Evento do Projeto Educativo “O Arco da Íris” vai possibilitar às crianças uma tarde inspiradora e repleta de aprendizagens

10:52 22 Outubro, 2024 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Na próxima quarta-feira, mais de uma dúzia de instituições de Albufeira unirão esforços para proporcionar uma tarde inesquecível aos 425 alunos do 1º ciclo da Freguesia de Ferreiras. O objetivo é promover a sustentabilidade e a preservação da água, através de atividades educativas, culturais, desportivas e de cidadania. O evento contará com uma programação diversificada, onde as crianças serão as protagonistas.

O cabo Teixeira, da GNR de Albufeira, reforça a importância da participação ativa dos mais jovens, justificando a presença da Guarda Nacional Republicana com o seu trabalho ao nível da “conservação e a proteção da natureza e do meio ambiente através do Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente (SEPNA)”.

“O Projeto Educativo ‘O Arco da Íris’ é mais do que um evento; é um compromisso com a educação das nossas crianças e com o futuro da nossa comunidade. Acreditamos que, ao envolver escolas, associações e famílias, estamos a construir uma Albufeira mais consciente e solidária”, afirma Ricardo Xufre, presidente da Associação Albufeira Activa.

Dinis Pinto, da secção de Judo do CD Areias São João, observa: “a sustentabilidade e a poupança de água refletem dois princípios do judo: máxima eficiência com o mínimo de esforço; prosperidade e bem-estar mútuo”. Pedro Coelho, do Karate Clube de Albufeira, reforça o impacto desta abordagem ao salientar que “o trabalho em parceria com o tecido associativo local é essencial para cultivar valores de respeito à natureza e práticas sustentáveis”.

Evento resulta da colaboração entre diversas associações

Este evento é o resultado da colaboração entre diversas associações, como destacam César Prates e John Orjuela, da Escola de Capoeira Movimento Ginga: “a interação entre associações para a promoção de atividades para as crianças e jovens é imperativa e contribui para a formação de melhores cidadãos. Com respeito e entreajuda, tudo é possível”. Rita Cruz, da secção de Patinagem do FC Ferreiras, completa: “a sustentabilidade e o desporto não são modas, são uma necessidade. Neste evento, esperamos desenvolver e incentivar esta prioridade”.

Também participam na organização o Agrupamento de Escolas de Albufeira Poente, o Agrupamento de Escolas de Ferreiras, os Escuteiros – Agrupamento 1389 São José – Ferreiras, a Associação Soul, Acro Al-buhera, as Danças Sociais e Danças Orientais do FC Ferreiras, e a Associação Juvenil JuvAlbuhera.

Várias modalidades coletivas, como voleibol, futebol e basquetebol, irão reforçar o valor do trabalho em equipa. Carolina Carmo, do Atlético Clube de Albufeira, destaca que “o voleibol incentiva a cooperação e o espírito de equipa, valores que se aplicam em diversas áreas da vida”. Diogo Rosado, do FC Ferreiras, acrescenta: “o futebol é uma escola de princípios e valores sociais”.

Amândio Amorim, do Imortal Basket, refere: “estas atividades são essenciais para o desenvolvimento integral das crianças”.

A presença da fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Albufeira trará um momento especial, permitindo às crianças uma interação única com o Corpo de Bombeiros.

Ao longo da tarde, serão criadas peças artísticas, ao vivo, pelos alunos do Clube de Artes do Agrupamento de Escolas de Ferreiras, com momentos surpresa que reforçarão o espírito comunitário. Ricardo Xufre finaliza: “Quando as instituições se unem, fortalecemos a nossa comunidade, promovendo sustentabilidade e coesão social. Este é um esforço conjunto que cria um ambiente de partilha e aprendizagem, beneficiando todos”.

Este evento do Projeto Educativo “O Arco da Íris” será “uma celebração da educação, da cultura, do desporto, da cidadania e da sustentabilidade, proporcionando às crianças uma tarde inspiradora e repleta de aprendizagens”.

Leia também: Esta frigideira do Lidl pode ir ao forno e custa menos de 5€

Idosa em entrevista. Crédito: Foto AI
Nacional

Professora reformada Maria Teresa tem 88 anos, recebe 400 euros de pensão e pode ser despejada da própria casa: “Querem que morra”

12:33 4 Outubro, 2026 13:41 4 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

A professora reformada vive há mais de 30 anos no apartamento de que é proprietária, mas um processo judicial e numa ordem de despejo

Incêndio destrói restaurante Cabana Sass', no Algarve. Crédito: DR
Algarve

Chamas destroem restaurante de luxo no Algarve e equipa promete regressar: “Estamos com o coração partido”

13:21 4 Outubro, 2026 13:21 4 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

O Cabana Sass’, junto à Praia do Almargem, em Quarteira, ficou destruído por um incêndio. O espaço tinha aberto há pouco mais de um ano

Portugal está dividido em três jurisdições consulares que vão condicionar o ato eleitoral- Porto, Lisboa – onde pertencem as ilhas dos Açores e da Madeira – e Faro. Crédito: Lusa
Algarve Mundo Nacional Política

Faro tem perto de nove mil brasileiros recenseados nas presidenciais

13:10 4 Outubro, 2026 16:44 4 Outubro, 2026 | Henrique Dias Freire

Votação decorre este domingo, das 08:00 às 17:00. Em Lisboa, brasileiros residentes em Portugal ajudam a verificar urnas e a orientar os eleitores

O pastor André Gonçalves cuida das suas cabras e ovelhas que fazem a limpeza da vegetação de um resort no Algarve alimentando-se do mato e ajudando a manter controlada a vegetação da propriedade. Crédito: Lusa
Algarve Economia

Ovelhas e cabras fazem manutenção natural do Amendoeira Golf Resort no Algarve [fotogaleria]

12:10 4 Outubro, 2026 12:14 4 Outubro, 2026 | Henrique Dias Freire

Nos caminhos circundantes do ‘resort’ e dos seus dois campos de golfe, são as 70 ovelhas e as 20 cabras que vão tratando de comer ervas, silvas, mato e os rebentos das oliveiras

Opinião Política

Que República? | Por José Figueiredo Santos

16:00 4 Outubro, 2026 15:59 4 Outubro, 2026 | Henrique Dias Freire

Porque o verdadeiro problema talvez esteja numa palavra aparentemente inocente e tão usada em nome de todos: o “nós”, aponta José Figueiredo Santos

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Mais chuva e trovoada em Portugal continental: gota fria ganha força e estas serão as regiões mais afetadas (com possibilidade de granizo)

07:00 4 Outubro, 2026 07:25 4 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Depois da instabilidade registada no sábado, uma gota fria ganha força em Portugal continental, com mais chuva e trovoada nestas regiões

Cultura Edição Papel Opinião

Tempus fugit (o tempo foge): Camacho, o guerrilheiro miguelista de Tavira | Por Óscar Caeiro Pinto

07:30 4 Outubro, 2026 14:10 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"Em Tavira, terra do guerrilheiro André Camacho, quase ninguém conhece a sua história. Para o bem e para o mal, André Camacho faz parte da história do Algarve, e esse lugar no passado da região ninguém lho poderá retirar"

Mulher a inserir o cartão numa caixa Multibanco.
Economia Nacional

Recebeu um cartão Multibanco pelo correio? Banco de Portugal alerta para nova burla

15:50 4 Outubro, 2026 13:46 4 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Um cartão que parece ter sido enviado pelo banco pode esconder uma tentativa de fraude. O Banco de Portugal alerta para os sinais a que deve estar atento

Rolo de papel higiénico.
Vida & Lazer

Poucos sabem para que servem os desenhos no papel higiénico: não estão lá apenas para decorar

16:10 4 Outubro, 2026 13:45 4 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Os padrões em relevo que aparecem nos rolos de papel higiénico podem parecer meramente decorativos, mas ajudam a unir as várias folhas e podem influenciar a maciez, absorção e resistência

Trovoada.
Tempo

Chuva forte e trovoada a caminho de Portugal continental: estas serão as regiões mais afetadas pelo mau tempo

06:00 3 Outubro, 2026 06:34 3 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

A instabilidade aumenta ao longo deste sábado, com chuva forte e trovoada previstas sobretudo durante a tarde

Algarve Cultura Economia

Vila Real de Santo António prepara seis dias de Feira da Praia entre 8 e 13 de outubro

14:30 1 Outubro, 2026 14:27 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Durante seis dias, a Feira da Praia regressa ao centro de Vila Real de Santo António com comércio, artesanato, restauração, doçaria e divertimentos

Auto Nacional

Tem carro com matrícula de outubro? Tem este imposto para pagar e o prazo não termina no dia 31

20:00 2 Outubro, 2026 15:00 2 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Os proprietários de veículos com matrícula de outubro têm de estar atentos ao prazo do IUC, que este ano não termina no último dia do mês

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto Europa

Vai conduzir em Espanha? Estas regras de trânsito mudam a partir de 1 de outubro e há multas de 200 euros

20:30 30 Setembro, 2026 14:30 30 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Espanha prepara alterações às regras de trânsito que abrangem automóveis, motociclos, bicicletas e trotinetes

Homem a conduzir. Crédito: Freepik
Auto

Quer poupar combustível? Este erro depois dos 90 km/h pode aumentar o consumo em 10%

21:50 3 Outubro, 2026 21:33 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Carregar um pouco mais no acelerador pode parecer uma diferença pequena, mas a partir dos 90 km/h há um efeito significativo no consumo de combustível

Europe Direct Algarve

Habitação social mobiliza mais de 105 milhões de euros em sete municípios do Algarve

06:56 2 Outubro, 2026 06:58 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Onze candidaturas de sete municípios algarvios preveem construir, reabilitar ou reconverter edifícios destinados a habitação social

Edição Papel Opinião

Quando o Oriente bate à nossa porta | Por Miguel Freitas

15:00 4 Outubro, 2026 12:14 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"O mundo que Portugal ajudou a ligar tornou-se agora o mundo que bate à nossa porta"

Idosa em entrevista. Crédito: Foto AI
Nacional

Professora reformada Maria Teresa tem 88 anos, recebe 400 euros de pensão e pode ser despejada da própria casa: “Querem que morra”

12:33 4 Outubro, 2026 13:41 4 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

A professora reformada vive há mais de 30 anos no apartamento de que é proprietária, mas um processo judicial e numa ordem de despejo

Incêndio destrói restaurante Cabana Sass', no Algarve. Crédito: DR
Algarve

Chamas destroem restaurante de luxo no Algarve e equipa promete regressar: “Estamos com o coração partido”

13:21 4 Outubro, 2026 13:21 4 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

O Cabana Sass’, junto à Praia do Almargem, em Quarteira, ficou destruído por um incêndio. O espaço tinha aberto há pouco mais de um ano

Portugal está dividido em três jurisdições consulares que vão condicionar o ato eleitoral- Porto, Lisboa – onde pertencem as ilhas dos Açores e da Madeira – e Faro. Crédito: Lusa
Algarve, Mundo, Nacional, Política

Faro tem perto de nove mil brasileiros recenseados nas presidenciais

13:10 4 Outubro, 2026 16:44 4 Outubro, 2026 | Henrique Dias Freire

Votação decorre este domingo, das 08:00 às 17:00. Em Lisboa, brasileiros residentes em Portugal ajudam a verificar urnas e a orientar os eleitores

O pastor André Gonçalves cuida das suas cabras e ovelhas que fazem a limpeza da vegetação de um resort no Algarve alimentando-se do mato e ajudando a manter controlada a vegetação da propriedade. Crédito: Lusa
Algarve, Economia

Ovelhas e cabras fazem manutenção natural do Amendoeira Golf Resort no Algarve [fotogaleria]

12:10 4 Outubro, 2026 12:14 4 Outubro, 2026 | Henrique Dias Freire

Nos caminhos circundantes do ‘resort’ e dos seus dois campos de golfe, são as 70 ovelhas e as 20 cabras que vão tratando de comer ervas, silvas, mato e os rebentos das oliveiras

Opinião, Política

Que República? | Por José Figueiredo Santos

16:00 4 Outubro, 2026 15:59 4 Outubro, 2026 | Henrique Dias Freire

Porque o verdadeiro problema talvez esteja numa palavra aparentemente inocente e tão usada em nome de todos: o “nós”, aponta José Figueiredo Santos

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Mais chuva e trovoada em Portugal continental: gota fria ganha força e estas serão as regiões mais afetadas (com possibilidade de granizo)

07:00 4 Outubro, 2026 07:25 4 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Depois da instabilidade registada no sábado, uma gota fria ganha força em Portugal continental, com mais chuva e trovoada nestas regiões

Cultura, Edição Papel, Opinião

Tempus fugit (o tempo foge): Camacho, o guerrilheiro miguelista de Tavira | Por Óscar Caeiro Pinto

07:30 4 Outubro, 2026 14:10 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"Em Tavira, terra do guerrilheiro André Camacho, quase ninguém conhece a sua história. Para o bem e para o mal, André Camacho faz parte da história do Algarve, e esse lugar no passado da região ninguém lho poderá retirar"

Mulher a inserir o cartão numa caixa Multibanco.
Economia, Nacional

Recebeu um cartão Multibanco pelo correio? Banco de Portugal alerta para nova burla

15:50 4 Outubro, 2026 13:46 4 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Um cartão que parece ter sido enviado pelo banco pode esconder uma tentativa de fraude. O Banco de Portugal alerta para os sinais a que deve estar atento

Rolo de papel higiénico.
Vida & Lazer

Poucos sabem para que servem os desenhos no papel higiénico: não estão lá apenas para decorar

16:10 4 Outubro, 2026 13:45 4 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Os padrões em relevo que aparecem nos rolos de papel higiénico podem parecer meramente decorativos, mas ajudam a unir as várias folhas e podem influenciar a maciez, absorção e resistência

Trovoada.
Tempo

Chuva forte e trovoada a caminho de Portugal continental: estas serão as regiões mais afetadas pelo mau tempo

06:00 3 Outubro, 2026 06:34 3 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

A instabilidade aumenta ao longo deste sábado, com chuva forte e trovoada previstas sobretudo durante a tarde

Algarve, Cultura, Economia

Vila Real de Santo António prepara seis dias de Feira da Praia entre 8 e 13 de outubro

14:30 1 Outubro, 2026 14:27 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Durante seis dias, a Feira da Praia regressa ao centro de Vila Real de Santo António com comércio, artesanato, restauração, doçaria e divertimentos

Auto, Nacional

Tem carro com matrícula de outubro? Tem este imposto para pagar e o prazo não termina no dia 31

20:00 2 Outubro, 2026 15:00 2 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Os proprietários de veículos com matrícula de outubro têm de estar atentos ao prazo do IUC, que este ano não termina no último dia do mês

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto, Europa

Vai conduzir em Espanha? Estas regras de trânsito mudam a partir de 1 de outubro e há multas de 200 euros

20:30 30 Setembro, 2026 14:30 30 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Espanha prepara alterações às regras de trânsito que abrangem automóveis, motociclos, bicicletas e trotinetes

Homem a conduzir. Crédito: Freepik
Auto

Quer poupar combustível? Este erro depois dos 90 km/h pode aumentar o consumo em 10%

21:50 3 Outubro, 2026 21:33 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Carregar um pouco mais no acelerador pode parecer uma diferença pequena, mas a partir dos 90 km/h há um efeito significativo no consumo de combustível

Europe Direct Algarve

Habitação social mobiliza mais de 105 milhões de euros em sete municípios do Algarve

06:56 2 Outubro, 2026 06:58 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Onze candidaturas de sete municípios algarvios preveem construir, reabilitar ou reconverter edifícios destinados a habitação social

Edição Papel, Opinião

Quando o Oriente bate à nossa porta | Por Miguel Freitas

15:00 4 Outubro, 2026 12:14 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"O mundo que Portugal ajudou a ligar tornou-se agora o mundo que bate à nossa porta"

Últimas Notícias

  • Poucos sabem para que servem os desenhos no papel higiénico: não estão lá apenas para decorar
    Poucos sabem para que servem os desenhos no papel higiénico: não estão lá apenas para decorar
  • Recebeu um cartão Multibanco pelo correio? Banco de Portugal alerta para nova burla
    Recebeu um cartão Multibanco pelo correio? Banco de Portugal alerta para nova burla
  • Nesta vila no Algarve ainda pode visitar a ermida que serviu de refúgio à população durante as grandes cheias do Guadiana em 1876
    Nesta vila no Algarve ainda pode visitar a ermida que serviu de refúgio à população durante as grandes cheias do Guadiana em 1876
  • Especialistas explicam como deve lavar a roupa para durar mais e não perder a cor
    Especialistas explicam como deve lavar a roupa para durar mais e não perder a cor
  • Carlos Vianna vê polarização do Brasil refletida na comunidade em Portugal
    Carlos Vianna vê polarização do Brasil refletida na comunidade em Portugal

Opinião

  • Que República? | Por José Figueiredo Santos
    Que República? | Por José Figueiredo Santos
  • Quando o Oriente bate à nossa porta | Por Miguel Freitas
    Quando o Oriente bate à nossa porta | Por Miguel Freitas
  • Tempus fugit (o tempo foge): Camacho, o guerrilheiro miguelista de Tavira | Por Óscar Caeiro Pinto
    Tempus fugit (o tempo foge): Camacho, o guerrilheiro miguelista de Tavira | Por Óscar Caeiro Pinto

Europe Direct Algarve

  • Fundo Ambiental liberta 3,7 milhões para reforçar eficiência hídrica no Algarve
    Fundo Ambiental liberta 3,7 milhões para reforçar eficiência hídrica no Algarve
  • A nova linha da frente urbana, a reforma das Capitais Europeias e o caminho até 2031 | Por João Palmeiro
    A nova linha da frente urbana, a reforma das Capitais Europeias e o caminho até 2031 | Por João Palmeiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal