Skip to content
Postal

Postal

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
    • Europa
    • Mundo
    • Economia
    • Política
    • Europe Direct Algarve
    • Opinião
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
      • Cultura.Sul
    • Lifestyle
      • Astrologia
      • Animais
      • Insólito
      • Pensamentos
      • Gastronomia
    • Video
    • Desporto
    • Saúde
    • Auto
    • Tech
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Ofertas & Descobertas
  • ANUNCIAR
Menu
Lusa
Ouvir
Algarve

Fogo de Aljezur volta a ganhar dimensão devido a projeções para fora do perímetro controlado

Existem algumas habitações na linha de fogo e algumas pessoas de Vale da Coelha “foram aconselhadas a abandonarem as habitações”

19:47 23 Setembro, 2025 19:53 23 Setembro, 2025 | Henrique Dias Freire
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Linkedin
  • Pinterest

O fogo que começou domingo em Aljezur, no Algarve, aumentou de intensidade durante a tarde desta terça-feira devido a projeções para fora do perímetro queimado que estava a ser controlado pelos bombeiros, disse fonte da Proteção Civil.

Em conferência de imprensa, o segundo-comandante do Comando Regional de Emergência e Proteção Civil (CREPC) do Algarve, Abel Gomes, afirmou que as chamas alimentadas “pela continuidade do vento dirigem-se agora para este” da região.

O agravamento do incêndio, que começou domingo em Aljezur e passou para o concelho vizinho de Lagos, deveu-se a um reacendimento na zona da Feiteira que originou quatro projeção num dos flancos do incêndio, numa altura em que os meios de combate estavam posicionados em ações de consolidação e de extinção, referiu Abel Gomes.

De acordo com o responsável, a primeira projeção aconteceu para fora do limite queimado pelo incêndio, seguida de mais quatro projeções que rapidamente ultrapassaram a capacidade de combate dos meios que estavam pré-posicionados”.

“Tivemos de fazer um reposicionamento dos meios e as ações decorrem pelos flancos com a intervenção de máquinas de rasto”, apontou.

Segundo Abel Gomes, as projeções fizeram alargar o perímetro do incêndio para Este, “aumentando de 30% para 40% a área das chamas, existindo agora 60% do perímetro de fogo dominado, faltando estabilizar 40%”.

O comandante das operações de socorro indicou também que há uma estimativa de 2.000 hectares de área ardida nos concelhos de Aljezur e de Lagos.

O responsável admitiu que existem agora algumas habitações na linha de fogo e algumas pessoas da localidade de Vale da Coelha “foram aconselhadas a abandonarem as habitações”.

Abel Gomes disse ainda que durante a tarde verificaram-se duas outras ignições de fogo em São Marcos da Serra, concelho de Silves, “o que motivou o desvio de meios aéreos para evitar outro grande incêndio, numa zona de elevadíssimo risco”.

Por seu turno, o presidente da Câmara de Aljezur, José Gonçalves, indicou que se mantém “o registo de uma casa de segunda habitação afetada pelo fogo, continuando os serviços municipais no terreno a efetuar o levantamento de outros danos que possam existir”.

Também o presidente da Câmara de Lagos, Hugo Pereira, indicou que o município tem equipas no terreno a fazer o levantamento de eventuais danos materiais, realçando que “até ao momento não há registo de habitações danificadas”.

O segundo-comandante do Comando Regional de Emergência e Proteção Civil (CREPC) do Algarve, Abel Gomes, esclareceu ainda que desde domingo, se verificaram apenas três feridos, ou seja, pessoas que precisaram de assistência hospitalar, e nove pessoas assistidas no local, não sendo estas classificadas como feridos.

Leia também: Filha dos reis de Espanha está a viver em Lisboa e este é o valor que paga de renda

×
Publicidade
Ciência, Nacional

“Podem atingir até 11 toneladas”: biólogos explicam por que estão as orcas a ‘atacar’ tantos barcos em Portugal

11:50 23 Setembro, 2025 23:03 23 Setembro, 2025 | Miguel Frazão

Os incidentes com orcas estão a aumentar na costa portuguesa e estão a trazer consequências para os velejadores e empresas náuticas

Algarve, Gastronomia

“As pessoas têm de saber”: chef Noélia Jerónimo diz que este é um dos pratos que mais representa o Algarve

16:30 23 Setembro, 2025 16:16 23 Setembro, 2025 | Miguel Frazão

Noélia Jerónimo marcou presença no festival Chefs on Fire e apresentou um prato que representa a região do Algarve

Economia, Lifestyle, Mundo

“A comida é mais barata, a roupa é mais barata”: reformada muda-se para país ‘aqui ao lado’ e vê a pensão render como nunca

12:50 23 Setembro, 2025 18:40 23 Setembro, 2025 | Tiago Alcobia

Reformada de 68 anos muda-se para outro país, paga menos e vê a pensão render o dobro enquanto viaja todos os meses

Mundo

Já foi inaugurada: conheça a ponte suspensa mais longa do mundo com mais de 10 km e capacidade para 110 camiões ao mesmo tempo

18:40 23 Setembro, 2025 16:47 23 Setembro, 2025 | Rubén Gonçalves

Uma travessia que antes demorava mais de uma hora transformou-se numa viagem de apenas vinte minutos graças à ponte suspensa mais longa do mundo

Economia, Nacional

A sua conta bancária pode estar em risco: conheça a nova burla digital ‘invisível’ que já fez vítimas

18:30 23 Setembro, 2025 19:07 23 Setembro, 2025 | João Luís

Há uma nova burla digital que passa despercebida e já enganou vários clientes. Saiba o que está em causa e como se proteger

Auto, Mundo

Nem radar nem câmara: descubra o que significa uma luz azul num semáforo

20:00 23 Setembro, 2025 17:45 23 Setembro, 2025 | Rubén Gonçalves

Pequenos pontos de luz azul começaram a aparecer junto a semáforos e já geraram muitas teorias entre condutores, e não são câmaras nem sensores comuns

Lifestyle

Já lhe pediram isto à saída do supermercado? Saiba se é permitido por lei e o que deve fazer

13:40 23 Setembro, 2025 18:49 23 Setembro, 2025 | Gonçalo Viegas

À saída do supermercado, muitas pessoas já foram surpreendidas com este pedido. Saiba se o tem de fazer segundo a lei portuguesa

Algarve, Cultura

“A Almadrava” e “O Copejo” exibidos em Cabanas de Tavira com música ao vivo

07:30 23 Setembro, 2025 07:41 23 Setembro, 2025 | Cristina Mendonça

Cinemalua exibe documentários da RTP de 1969 sobre atum no Algarve, em Cabanas de Tavira, com música original ao vivo

Algarve

Fogo de Aljezur volta a ganhar dimensão devido a projeções para fora do perímetro controlado

19:47 23 Setembro, 2025 19:53 23 Setembro, 2025 | Henrique Dias Freire

Existem algumas habitações na linha de fogo e algumas pessoas de Vale da Coelha “foram aconselhadas a abandonarem as habitações”

Lifestyle, Nacional

Milhares ficarão sem luz: saiba quais são as localidades portuguesas que vão ficar ‘às escuras’ nesta data

20:10 22 Setembro, 2025 19:53 22 Setembro, 2025 | Luís Santos

Algumas localidades portuguesas vão ficar totalmente 'às escuras' durante um fenómeno raro que já tem data marcada

Economia, Tech

CGD alerta para a “fraude romance”: saiba como não cair no esquema que já enganou vários portugueses

19:10 21 Setembro, 2025 10:50 22 Setembro, 2025 | Tiago Alcobia

Banco português avisa sobre a fraude romance que tem enganado portugueses e como se proteger deste esquema

Mundo

“Venho abastecer-me”: esta região com mais de 2.000 portugueses prepara-se para um tufão e há risco de inundações

12:30 23 Setembro, 2025 23:01 23 Setembro, 2025 | Miguel Frazão

"A fila na caixa é sempre longa”, relata o funcionário de um supermercado no país que se prepara para receber um tufão

Astrologia

Este é o signo mais invejado pelos outros pelo seu “brilho” natural

14:40 23 Setembro, 2025 13:15 23 Setembro, 2025 | Gonçalo Viegas

Pela sua 'aura' magnética e a sua capacidade de liderar, este signo costuma ser invejado pelos outros

Gastronomia, Mundo

“Não cobrámos a mais”: restaurante cobra 239€ por meio frango por culpa deste ingrediente ‘secreto’

10:00 20 Setembro, 2025 15:18 19 Setembro, 2025 | Luís Santos

Conheça o ingrediente 'secreto' que gerou polémica em Xangai e levou um prato aparentemente simples a custar mais de 230 euros

Algarve, Cultura

“Território e Paisagem” de Fernando Santos Pessoa vai ser lançado na CCDR Algarve

18:20 23 Setembro, 2025 19:00 23 Setembro, 2025 | Cristina Mendonça

Obra reúne 34 textos e desenhos sobre ambiente, áreas protegidas, ecologia e paisagem com prefácio de Idálio Revez

Auto, Europa

Vai conduzir a Espanha? Estas são as multas que estão a sair mais ‘caras’ aos condutores

22:20 23 Setembro, 2025 19:40 23 Setembro, 2025 | João Luís

Saiba quais as multas em Espanha que mais aumentaram em 2024 e por que podem sair cada vez mais caras aos condutores portugueses

Ciência, Nacional

“Podem atingir até 11 toneladas”: biólogos explicam por que estão as orcas a ‘atacar’ tantos barcos em Portugal

11:50 23 Setembro, 2025 23:03 23 Setembro, 2025 | POSTAL

Os incidentes com orcas estão a aumentar na costa portuguesa e estão a trazer consequências para os velejadores e empresas náuticas

Algarve, Gastronomia

“As pessoas têm de saber”: chef Noélia Jerónimo diz que este é um dos pratos que mais representa o Algarve

16:30 23 Setembro, 2025 16:16 23 Setembro, 2025 | POSTAL

Noélia Jerónimo marcou presença no festival Chefs on Fire e apresentou um prato que representa a região do Algarve

Economia, Lifestyle, Mundo

“A comida é mais barata, a roupa é mais barata”: reformada muda-se para país ‘aqui ao lado’ e vê a pensão render como nunca

12:50 23 Setembro, 2025 18:40 23 Setembro, 2025 | POSTAL

Reformada de 68 anos muda-se para outro país, paga menos e vê a pensão render o dobro enquanto viaja todos os meses

Mundo

Já foi inaugurada: conheça a ponte suspensa mais longa do mundo com mais de 10 km e capacidade para 110 camiões ao mesmo tempo

18:40 23 Setembro, 2025 16:47 23 Setembro, 2025 | POSTAL

Uma travessia que antes demorava mais de uma hora transformou-se numa viagem de apenas vinte minutos graças à ponte suspensa mais longa do mundo

Economia, Nacional

A sua conta bancária pode estar em risco: conheça a nova burla digital ‘invisível’ que já fez vítimas

18:30 23 Setembro, 2025 19:07 23 Setembro, 2025 | POSTAL

Há uma nova burla digital que passa despercebida e já enganou vários clientes. Saiba o que está em causa e como se proteger

Auto, Mundo

Nem radar nem câmara: descubra o que significa uma luz azul num semáforo

20:00 23 Setembro, 2025 17:45 23 Setembro, 2025 | POSTAL

Pequenos pontos de luz azul começaram a aparecer junto a semáforos e já geraram muitas teorias entre condutores, e não são câmaras nem sensores comuns

Lifestyle

Já lhe pediram isto à saída do supermercado? Saiba se é permitido por lei e o que deve fazer

13:40 23 Setembro, 2025 18:49 23 Setembro, 2025 | POSTAL

À saída do supermercado, muitas pessoas já foram surpreendidas com este pedido. Saiba se o tem de fazer segundo a lei portuguesa

Algarve, Cultura

“A Almadrava” e “O Copejo” exibidos em Cabanas de Tavira com música ao vivo

07:30 23 Setembro, 2025 07:41 23 Setembro, 2025 | POSTAL

Cinemalua exibe documentários da RTP de 1969 sobre atum no Algarve, em Cabanas de Tavira, com música original ao vivo

Algarve

Fogo de Aljezur volta a ganhar dimensão devido a projeções para fora do perímetro controlado

19:47 23 Setembro, 2025 19:53 23 Setembro, 2025 | POSTAL

Existem algumas habitações na linha de fogo e algumas pessoas de Vale da Coelha “foram aconselhadas a abandonarem as habitações”

Lifestyle, Nacional

Milhares ficarão sem luz: saiba quais são as localidades portuguesas que vão ficar ‘às escuras’ nesta data

20:10 22 Setembro, 2025 19:53 22 Setembro, 2025 | POSTAL

Algumas localidades portuguesas vão ficar totalmente 'às escuras' durante um fenómeno raro que já tem data marcada

Economia, Tech

CGD alerta para a “fraude romance”: saiba como não cair no esquema que já enganou vários portugueses

19:10 21 Setembro, 2025 10:50 22 Setembro, 2025 | POSTAL

Banco português avisa sobre a fraude romance que tem enganado portugueses e como se proteger deste esquema

Mundo

“Venho abastecer-me”: esta região com mais de 2.000 portugueses prepara-se para um tufão e há risco de inundações

12:30 23 Setembro, 2025 23:01 23 Setembro, 2025 | POSTAL

"A fila na caixa é sempre longa”, relata o funcionário de um supermercado no país que se prepara para receber um tufão

Astrologia

Este é o signo mais invejado pelos outros pelo seu “brilho” natural

14:40 23 Setembro, 2025 13:15 23 Setembro, 2025 | POSTAL

Pela sua 'aura' magnética e a sua capacidade de liderar, este signo costuma ser invejado pelos outros

Gastronomia, Mundo

“Não cobrámos a mais”: restaurante cobra 239€ por meio frango por culpa deste ingrediente ‘secreto’

10:00 20 Setembro, 2025 15:18 19 Setembro, 2025 | POSTAL

Conheça o ingrediente 'secreto' que gerou polémica em Xangai e levou um prato aparentemente simples a custar mais de 230 euros

Algarve, Cultura

“Território e Paisagem” de Fernando Santos Pessoa vai ser lançado na CCDR Algarve

18:20 23 Setembro, 2025 19:00 23 Setembro, 2025 | POSTAL

Obra reúne 34 textos e desenhos sobre ambiente, áreas protegidas, ecologia e paisagem com prefácio de Idálio Revez

Auto, Europa

Vai conduzir a Espanha? Estas são as multas que estão a sair mais ‘caras’ aos condutores

22:20 23 Setembro, 2025 19:40 23 Setembro, 2025 | POSTAL

Saiba quais as multas em Espanha que mais aumentaram em 2024 e por que podem sair cada vez mais caras aos condutores portugueses

Últimas

  • Vai conduzir a Espanha? Estas são as multas que estão a sair mais ‘caras’ aos condutores
    Vai conduzir a Espanha? Estas são as multas que estão a sair mais ‘caras’ aos condutores
  • Milhões de portugueses têm direito a reaver dinheiro ‘esquecido’ desde 2016 (saiba porquê)
    Milhões de portugueses têm direito a reaver dinheiro ‘esquecido’ desde 2016 (saiba porquê)
  • Quer saber se tem direito a mais apoios do Estado? Saiba como verificar se tem dinheiro a receber
    Quer saber se tem direito a mais apoios do Estado? Saiba como verificar se tem dinheiro a receber
  • Nem radar nem câmara: descubra o que significa uma luz azul num semáforo
    Nem radar nem câmara: descubra o que significa uma luz azul num semáforo
  • Fogo de Aljezur volta a ganhar dimensão devido a projeções para fora do perímetro controlado
    Fogo de Aljezur volta a ganhar dimensão devido a projeções para fora do perímetro controlado

Opinião

  • Propostas do LIVRE para os jovens do Algarve | Por Vasco Salgueiro Evaristo
    Propostas do LIVRE para os jovens do Algarve | Por Vasco Salgueiro Evaristo
  • O “caso” dos hambúrgueres | Por Luís Ganhão
    O “caso” dos hambúrgueres | Por Luís Ganhão
  • Alcáçovas assinala com evocações do 25 de Abril a cultura com liberdade e paz | Por João Palmeiro
    Alcáçovas assinala com evocações do 25 de Abril a cultura com liberdade e paz | Por João Palmeiro
  • Sim, Sr. Ministro | Por José Figueiredo Santos
    Sim, Sr. Ministro | Por José Figueiredo Santos
Há um novo Postal do Algarve nas bancas com o Expresso 🌍

Europe Direct Algarve

  • Propostas do LIVRE para os jovens do Algarve | Por Vasco Salgueiro Evaristo
    Propostas do LIVRE para os jovens do Algarve | Por Vasco Salgueiro Evaristo
  • LIXARTE assinala o Dia Internacional de Limpeza Costeira
    LIXARTE assinala o Dia Internacional de Limpeza Costeira
  • Algarve mobiliza mais de 59 milhões para projetos de eficiência hídrica no ciclo urbano da água
    Algarve mobiliza mais de 59 milhões para projetos de eficiência hídrica no ciclo urbano da água
Seguir
  • Política de Privacidade, Termos e Condições, Estatuto Editorial e Lei da Transparência
Configurações de privacidade
Ficha Técnica e Contactos do Postal
©2025 Postal