No próximo Domingo de Páscoa, 20 de abril, São Brás de Alportel volta a celebrar uma das mais emblemáticas e singulares tradições pascais do país: a Festa das Tochas Floridas, centrada na Procissão da Aleluia, momento alto de fé, cor e união comunitária.
As ruas do centro da vila são artisticamente decoradas com aproximadamente um quilómetro de tapetes floridos, cuidadosamente preparados pela comunidade local. Este trabalho, feito com orgulho e dedicação, tem início dias antes com a apanha e preparação das flores e culmina na madrugada de domingo, quando centenas de voluntários se dedicam à criação dos tapetes por onde passa a procissão.

O dia começa às 9:30, com a abertura das ruas ao público e o arranque do Encontro de Sabores da Páscoa, no Largo de São Sebastião, e da Mostra de Artesanato, no Adro da Igreja Matriz. Às 10:00, celebra-se a Eucaristia da Ressurreição, na Igreja Matriz, seguida da Procissão da Aleluia, que percorre as ruas decoradas.
Milhares de pessoas enchem as ruas para viver este momento único, em que a fé e a emoção se sentem a cada passo, num refrão entoado em uníssono pela população: “Ressuscitou como Disse! Aleluia! Aleluia! Aleluia!”
Durante a tarde, a festa continua no Adro da Igreja a partir das 15:30, com um programa cultural que inclui mostras de doçaria e petiscos, a entrega de prémios dos Jogos Florais e do Concurso das Tochas Floridas, e ainda atuações musicais e de dança com os grupos Os Vizinhos, São Brás Bailando e Tanya.
A Festa das Tochas Floridas é organizada pela Associação Cultural Sambrasense, o Município de São Brás de Alportel e a Paróquia de São Brás, com o apoio do CNE – Escuteiros 1330, Junta de Freguesia, associações locais e toda a comunidade.
Além da sua beleza e importância simbólica, esta festa é também um exemplo de inclusão. À semelhança dos anos anteriores, o Município, em parceria com a SAN – Saúde Integrativa e a Casa de Repouso e Saúde de São Brás, irá adaptar parte do percurso com apoio logístico e zonas de estacionamento reservadas, assegurando melhores condições para pessoas com mobilidade condicionada. Esta iniciativa insere-se no projeto “São Brás Acessível para Todos”, que volta a ser aplicado em 2025.
A organização convida todos os que queiram participar na preparação dos tapetes floridos e na apanha de flores a juntarem-se à festa. Os interessados podem contactar pelos números 969 682 694 / 910 691 116 ou pelos emails [email protected] / [email protected].
Integrada nas celebrações da Páscoa, decorre ainda, até 27 de abril, a Quinzena Gastronómica “Sabores do Caldeirão”, que convida à descoberta dos sabores tradicionais algarvios, inspirados na Dieta Mediterrânica e harmonizados com vinhos do Algarve. São seis os restaurantes são-brasenses aderentes e os clientes que escolherem os menus da iniciativa ficam automaticamente habilitados a ganhar vales de refeição, sorteados em cada estabelecimento.
Mais informações sobre os menus e restaurantes aderentes estão disponíveis em: www.cm-sbras.pt
Leia também: Adeus carta de condução: conheça a idade máxima para continuar a conduzir esta categoria
