A Pista de Atletismo de Faro acolhe a primeira edição da Festa da Motricidade, uma iniciativa que reúne mais de 2.500 alunos dos agrupamentos de escolas do concelho.
O evento arrancou esta semana, nos dias 11 e 12 de junho, com a participação de 600 crianças de 31 turmas da educação pré-escolar, integradas no projeto “Crescer Ativo”, dinamizado pelo Departamento de Desporto e Juventude da Câmara Municipal de Faro.

Ao longo destes dois dias, os mais novos participaram em jogos, percursos motores e atividades de deslizamento com trotinetes, skates e bicicletas, num ambiente que o Município descreve como marcado “pela aprendizagem, pela diversão e pelo movimento”.
Iniciativa promove atividade física desde a infância
A Festa da Motricidade prossegue entre os dias 15 e 19 de junho, com a participação dos alunos do 1.º, 2.º e 3.º anos do ensino básico.
Os alunos do 1.º e 2.º anos integram o projeto “Saber Correr, Saltar e Lançar”, que promove a aprendizagem e o aperfeiçoamento das habilidades motoras fundamentais associadas à corrida, ao salto e aos lançamentos.

Já os alunos do 3.º ano participam no projeto “Saber Pedalar”, que visa a aquisição e consolidação das competências básicas de utilização da bicicleta, sensibilizando para hábitos de mobilidade ativa, segura e sustentável.
Segundo a autarquia, o evento assinala o encerramento das atividades desenvolvidas ao longo do ano letivo no âmbito do Programa de Apoio à Educação Física e ao Desporto Escolar.
Mais do que uma demonstração das aprendizagens realizadas, esta primeira edição pretende afirmar-se como “um momento anual de celebração da atividade física e do desenvolvimento infantil”, proporcionando às crianças experiências positivas associadas ao movimento, ao convívio e à prática desportiva.

O Município de Faro sublinha que mantém o compromisso com a promoção de estilos de vida ativos, saudáveis e inclusivos desde a infância.
A autarquia agradece ainda o envolvimento dos agrupamentos de escolas do concelho e o apoio da Escola Profissional D. Francisco Gomes de Avelar, através da participação dos alunos dos cursos de Técnico de Ação Educativa e de Animador Sociocultural, que contribuíram para a organização e dinamização da iniciativa.
Leia também: Duas igrejas de Tavira estão na corrida às Novas 7 Maravilhas de Portugal




















