A Mercadona prepara-se para assinalar um marco importante no seu percurso em Portugal, ao anunciar a chegada ao Algarve no último trimestre de 2026, com a abertura de dois novos supermercados em Portimão (Nova Vila Retail Park) e Faro (Vale da Amoreira). As vagas de emprego para estas lojas já estão abertas.
Segundo Inês Santos, diretora de Relações Institucionais da Mercadona em Portugal, “a chegada à região do Algarve era muito pedida há vários anos e representa um marco importante no nosso caminho de internacionalização. Trará os desafios naturais de uma zona que conjuga sazonalidade e vida durante todo o ano, que as nossas equipas estavam ansiosas por agarrar”. A responsável acrescentou que “mais do que a abertura de dois novos supermercados, vai ser a evolução de uma relação de confiança com décadas de existência, que agora se refletirá também na criação de riqueza local e nacional, começando já com a contratação de 200 pessoas nas próximas semanas”.

A entrada no sul do país reforça a aposta de longo prazo da Mercadona em Portugal, que já investiu mais de 1.100 milhões de euros ao longo dos últimos seis anos, sustentados por uma equipa portuguesa de mais de 7.000 pessoas em regime de efetividade. O novo Bloco Logístico de Almeirim, recentemente inaugurado com um investimento de 290 milhões de euros, será essencial para tornar mais eficiente a operação da cadeia no Algarve e em todo o território nacional.
A Mercadona tem também vindo a fortalecer as relações com fornecedores nacionais, aos quais comprou 4.500 milhões de euros entre 2019 e 2024. “Este valor, que continuará a crescer com a abertura de novas lojas, reflete-se na criação de riqueza no país e geração de valor para toda a cadeia agroalimentar”, destacou a empresa.
Atualmente presente em 12 dos 18 distritos de Portugal, a Mercadona avança também com novas aberturas no norte e na área metropolitana de Lisboa. Ainda em outubro será inaugurada a terceira loja em Matosinhos, seguindo-se Loures, que terá uma segunda unidade em Frielas. Até ao final do ano, a marca chegará pela primeira vez à cidade de Lisboa.
Entre 2019 e 2024, a Mercadona alcançou um volume de vendas de 4.550 milhões de euros. Só no último ano faturou mais 27% do que no período homólogo e contribuiu com 237 milhões de euros em impostos através da Irmãdona Supermercados, com sede em Vila Nova de Gaia, empresa que registou um resultado líquido positivo de 7 milhões de euros em 2024.
Para as duas novas lojas do Algarve, a Mercadona abrirá 200 vagas para funções como operador de supermercado e auxiliar de manutenção.
Todos os novos trabalhadores passarão por um período de formação em lojas já abertas, com contrato efetivo e remuneração desde o primeiro dia. Durante este período, a empresa assegura alimentação, transporte, estadia e viagens a casa de 15 em 15 dias para todos os colaboradores.
As candidaturas podem ser feitas online em Faro: link de candidatura e Portimão: link de candidatura.