O Município de Albufeira assinalou o Dia Europeu do Mar, no passado dia 20 de maio, com uma ação educativa e participativa que envolveu quase meio milhar de alunos das seis Escolas Azuis do concelho, nomeadamente a EB1 dos Caliços, EB1 nº1 de Albufeira, EB1 da Correeira, EB1 de Vale Pedras, Escola Básica da Guia e EB2,3 Dom Martim Fernandes. A estas, juntaram-se ainda alunos da EB1 das Sesmarias e da Escola Secundária de Albufeira, aceitando o convite para se associarem à iniciativa.
A jornada dividiu-se em duas sessões no auditório municipal: uma dedicada aos alunos do 1.º ciclo, que esgotaram a sessão da manhã, e outra dirigida aos alunos dos 2.º e 3.º ciclos e ensino secundário, na parte da tarde. O ponto alto foi uma palestra-performance conduzida pela atriz Sylvie Dias, Embaixadora do Projeto “Escola Azul”, acompanhada pelas biólogas marinhas Leonor Roquette e Sofia Severino, da Universidade do Algarve, que abordaram temas como os microplásticos e o impacto na saúde humana, bem como as alterações climáticas e as suas consequências.

A ação contou ainda com a participação dos instrutores de mergulho Mário Silva e Paulo Bicho, da Easydivers, parceiro da rede do Projeto “Escola Azul”, que dinamizaram conteúdos e atividades com recurso a vídeos e imagens. As reações dos alunos foram marcadas por curiosidade e entusiasmo, destacando-se a exclamação “oh…” — sinal de deslumbre perante cenas como o nascimento de cavalos-marinhos ou de alerta perante o impacto dos plásticos no oceano.
A participação dos jovens em jogos e questionários demonstrou um elevado grau de envolvimento e consciência ambiental. Esta ação integra-se no programa nacional “Escola Azul”, orientado pela Estratégia Nacional para o Mar e alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), nomeadamente os ODS 4 (Educação de qualidade), 14 (Proteger a vida marinha) e 17 (Parcerias para a implementação de objetivos).

“Tem havido uma preocupação constante, da nossa parte, para com a educação das nossas crianças e jovens no que diz respeito às questões da sustentabilidade ambiental, e sendo Albufeira um território que vive, em grande parte, do mar, é fundamental que desde cedo seja criado um compromisso para com a preservação e saúde do mar, mediante ações como estas de sensibilização”, afirma José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal de Albufeira.
Por sua vez, o vereador com o pelouro do Ambiente e do Mar, Cristiano Cabrita, destacou que “Albufeira tem já um programa anual muito diversificado que visa sensibilizar adultos, mas que acima de tudo, educar os mais novos, numa lógica de um comportamento mais amigo do ambiente no futuro”.
Leia também: Adeus carta de condução? Conheça a idade máxima para continuar a conduzir



