Uma embarcação de recreio afundou-se na noite deste domingo, após alegadamente ter embatido num objeto submerso ao sair do Porto de Abrigo da Culatra, no concelho de Faro, transportando dois tripulantes a bordo.
Na sequência de um alerta recebido por volta das 21:00, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), foram prontamente mobilizados para o local operacionais do Comando Local da Polícia Marítima de Olhão, tripulantes da Estação Salva-vidas de Olhão e elementos dos Bombeiros Municipais de Olhão.
À chegada ao local, verificou-se que os dois tripulantes da embarcação já tinham sido socorridos por uma embarcação auxiliar que se encontrava nas imediações. Ambos estavam bem fisicamente, não necessitando de cuidados médicos.
De seguida, os tripulantes da Estação Salva-vidas, em articulação com os bombeiros e com a colaboração de uma embarcação presente no local, procederam a manobras de drenagem da água que inundava parcialmente a embarcação. Apesar dos esforços, a subida da maré inviabilizou a recuperação da embarcação, que acabou por afundar.
Face à situação, o capitão do Porto de Olhão emitiu um Aviso à Navegação Local, alertando para os perigos decorrentes da presença da embarcação submersa.
“O proprietário da embarcação foi notificado de que deverá apresentar um plano de remoção da embarcação”, avança a Autoridade Marítima Nacional em comunicado.
A ocorrência foi registada pelo Comando Local da Polícia Marítima de Olhão, que deu seguimento aos procedimentos administrativos e de segurança aplicáveis.
Leia também: Levanta dinheiro no multibanco? Conheça a armadilha libanesa que pode deixar a ‘conta vazia’