O Museu de Portimão anunciou que no próximo dia 4 de outubro vai realizar um Dia Aberto na Gruta da Companheira, proporcionando ao público uma experiência única para conhecer vestígios do Paleolítico Médio, recolhidos nas escavações arqueológicas em curso. “Trata-se de uma oportunidade imperdível para todos os interessados em história e arqueologia”, destacou a autarquia, sublinhando que a iniciativa é dirigida por investigadores da Universidade do Algarve (UAlg).
Segundo o Município de Portimão, a Gruta da Companheira é “a segunda do Algarve onde foram encontrados materiais resultantes da ocupação pelos homens do Período Neandertal”.

Descoberta em 2016, durante os trabalhos de construção da nova ETAR de Portimão, no sítio da Companheira, esta cavidade arqueológica apresenta um enorme potencial de investigação e integra “duas câmaras horizontais pequenas e vários corredores, num comprimento estimado de cerca de 10 metros”.
Atualmente, o projeto Finisterra — Trajetórias populacionais e dinâmicas culturais dos últimos neandertais no extremo oeste Europeu — dirigido por João Cascalheira e financiado pelo European Research Council, prossegue escavações no local com o apoio logístico da Câmara Municipal de Portimão. “Este trabalho está a permitir identificar ocupações neandertais e novas galerias totalmente desconhecidas até agora”, explicou o Município.
Os investigadores já encontraram ferramentas em pedra atribuídas ao Homem de Neandertal e restos de animais como veado, cavalo, auroque ou tartaruga. “Estes dados preliminares reforçam a relevância mundial deste sítio para a compreensão da evolução humana”, acrescentou a autarquia.

As inscrições para o Dia Aberto estão limitadas a 20 participantes e podem ser feitas até 29 de setembro, através do endereço https://tinyurl.com/DiaAberto04outubro. O ponto de encontro será às 10:00, no parque de estacionamento da ETAR da Companheira. O Município recomenda o uso de vestuário e calçado apropriados para a visita.
Devido ao elevado interesse do público, o Museu de Portimão anunciou ainda uma segunda sessão do Dia Aberto na Gruta da Companheira, agendada para 25 de outubro. “Queremos dar resposta ao entusiasmo que esta temática desperta, pela presumível presença do Homem de Neandertal e pela importância para a agenda arqueológica mundial”, refere a autarquia.


