Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Ponte entre Alcoutim e Sanlúcar de Guadiana. Foto DR
Algarve

CCDR Algarve confiante apesar de novas dúvidas sobre ponte no Guadiana

Projeto da ponte entre Alcoutim e Sanlúcar enfrenta novas dúvidas da Junta da Andaluzia e continua dependente de autorização final de Espanha

19:04 20 Março, 2026 19:04 20 Março, 2026 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A Junta da Andaluzia levantou novas dúvidas relativamente ao projeto da ponte internacional entre Alcoutim, no Algarve, e Sanlúcar de Guadiana, em Espanha. Ainda assim, a CCDR do Algarve mantém a confiança de que as questões serão ultrapassadas e que será dada luz verde por parte das autoridades espanholas.

A agência Lusa questionou o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve sobre o ponto de situação do projeto, que conta com financiamento de “oito milhões de euros do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e sete milhões do Orçamento do Estado”.

José Apolinário explicou que, apesar de Portugal reunir condições para avançar com o concurso e execução da obra, o processo permanece dependente da autorização final de Espanha.

“Do lado de Portugal, nós fizemos tudo e temos condições para lançar o concurso e para executar a obra. (…) Do lado do Reino de Espanha, há uma declaração favorável de compromisso, seja da parte do Governo do Reino de Espanha, seja da parte da Junta de Andaluzia, mas tem havido diferentes interpretações de como concretizar esse compromisso”, reconheceu José Apolinário.

Dúvidas ambientais e acessos levantadas

O presidente da CCDR destacou que o projeto conta com pronunciamentos favoráveis dos vários organismos envolvidos no processo e frisou que só é possível avançar “com compromisso de todos”.

“Isto é um investimento no Baixo Guadiana, é um investimento numa área com acelerada perda de população, quer do lado de Portugal, quer do lado de Espanha, e só é possível fazer a ponte passando das declarações aos atos, nos diferentes níveis de decisão político-administrativa, seja de Portugal, seja de Espanha”, considerou.

José Apolinário explicou que, no “seguimento de uma reunião da comissão técnica mista”, que junta a CCDR do Algarve, o município de Alcoutim e as autoridades do lado espanhol, “foram levantadas dúvidas sobre a dimensão das exigências ambientais” por parte da Junta da Andaluzia.

O presidente da CCDR recordou que a Junta de Andaluzia “emitiu um parecer favorável sobre os impactos ambientais da ponte, considerando o estudo de incidências ambientais, que tinha sido apresentado para a parte de Portugal”, mas agora “surgiram questões sobre a proximidade ao castelo [de Sanlúcar]” e “sobre o ponto de acesso do lado de Espanha” à ponte.

Divergências na concretização do projeto

José Apolinário defendeu que este é um investimento “necessário” para fomentar a mobilidade “numa zona de muito baixa densidade”, salientou que o projeto já obteve “afirmações favoráveis” por parte das instâncias nacionais dos dois países e das instâncias regionais do Algarve e da Andaluzia, mas, no “fim dessa linha, há diferentes interpretações de como concretizar as declarações favoráveis”.

“Tem havido um grande empenho do governo português, quer do senhor primeiro-ministro, Luís Montenegro, quer do ministro da Coesão, para realizar e executar esta obra. Do lado de Espanha tem havido também declarações favoráveis a favor da construção da ponte. Agora, na concretização há divergência de entendimento sobre os requisitos necessários para concretizar a ponte”, afirmou.

José Apolinário reiterou o facto “positivo” de o projeto ter contado com a aprovação de todas as partes e manifestou a sua “confiança” de que os obstáculos que ainda existem vão ser ultrapassados e o projeto poderá ter início, concretizando um projeto na calha desde a década de 1990.

Projeto estratégico para o Baixo Guadiana

O presidente da CCDR realçou o caráter transfronteiriço do projeto, afirmando que, quando se cumprem 40 anos da adesão de Portugal e Espanha à CEE, a aprovação final aproximaria o Baixo Guadiana da Europa.

Sobre o financiamento, José Apolinário disse que continua disponível, mas a “expectativa é que, seja por verbas do PRR, seja por verbas de outros instrumentos”, a ponte se concretize, dando “seguimento às conclusões dos governos” de Portugal e Espanha.

A aprovação do acordo estabelecido entre Portugal e Espanha para a construção da ponte internacional entre Alcoutim e Sanlúcar de Guadiana foi publicada no Diário da República de 21 de fevereiro de 2025.

O decreto, aprovado em Conselho de Ministros em 09 de janeiro e promulgado pelo Presidente da República a 25 de janeiro do mesmo ano, estabelece as bases do acordo assinado entre os dois países em outubro de 2024, em Faro, para a construção daquela ponte internacional.

O acordo visa “facilitar e desenvolver as relações bilaterais existentes entre os dois países, com o fim de melhorar as condições de circulação de pessoas e veículos entre os dois estados”, lê-se no documento.

Leia também: PJ detém suspeito de rapto de gestor de restaurante de luxo em Vale do Lobo

Carro com pano branco no retrovisor. Crédito: Foto AI
Auto Nacional

Viu um pano branco preso no retrovisor de um carro estacionado? Saiba o seu significado e o que deve fazer

09:40 20 Agosto, 2026 00:25 20 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Saber como deve agir caso algum dia se depare com um pano branco preso no espelho retrovisor de um carro estacionado pode ser importante

Algarve

Marinha deteta embarcação em infração durante fiscalização à pesca

12:50 20 Agosto, 2026 12:54 20 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

A embarcação foi acompanhada pelo NRP Sagitário até ao Porto de Portimão, após a apreensão do pescado e da arte de pesca utilizada

Mulher com guarda-chuva na rua. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí chuva ‘a potes’: mau tempo vai afetar esta região e este será o dia mais chuvoso

09:00 20 Agosto, 2026 12:09 19 Agosto, 2026 | João Luís

A região portuguesa dos Açores deverá enfrentar dias de chuva nos próximos dias, com um deles a concentrar a maior instabilidade

Monchique.
Algarve

“Foi como voltar atrás no tempo”: casal britânico chegou ao Algarve de caravana nos anos 80 e comprou uma quinta sem eletricidade nesta vila

20:40 19 Agosto, 2026 16:56 19 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Viagem de caravana levou um casal britânico até uma vila no Algarve, onde encontrou uma casa sem eletricidade e decidiu ficar

Notas de 50 euros. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Governo já ‘assinou’: este deverá ser o novo valor do salário mínimo nacional em 2027

08:30 20 Agosto, 2026 00:26 20 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Acordo Tripartido sobre Valorização Salarial e Crescimento Económico 2025-2028 foi assinado pelo Governo em 2024 e, segundo o mesmo, este será o valor do salário mínimo nacional em 2027

Vila de Ferragudo.
Algarve

“Dão ainda mais magia”: casal fica impressionado sempre que visita esta vila piscatória no Algarve onde as buganvílias deixam as ruas à sombra

16:40 20 Agosto, 2026 16:54 20 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Há uma vila algarvia onde casas brancas, ruas de calçada e buganvílias convivem com um castelo junto ao mar.

Idosa a mexer em dinheiro na carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Pensionistas com estas pensões ficam dispensados de 3 obrigações na nova Prestação Social Única

19:00 18 Agosto, 2026 18:01 18 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

A Prestação Social Única traz regras diferentes para alguns pensionistas, que ficam dispensados de três condições

Algarve Cultura Economia

Tony Carreira abre a 45.ª edição da FATACIL esta sexta-feira

16:56 20 Agosto, 2026 17:11 20 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Durante 10 dias, a FATACIL transforma Lagoa numa montra de empresas, produtos, tradições, cultura e entretenimento para milhares de visitantes

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Prepare o guarda-chuva: chuva a caminho de Portugal neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

16:00 20 Agosto, 2026 12:55 19 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

Algumas regiões do país estão na mira da chuva, enquanto noutras o céu deverá permanecer pouco nublado ou limpo

Supermercado da Mercadona.
Economia Europa

Mercadona confirma: vem aí uma nova regra que terá impacto nos portugueses que fazem compras em Espanha

07:20 18 Agosto, 2026 12:12 18 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Nova regra em Espanha vai alterar o preço pago em alguns produtos no supermercado, mas o dinheiro pode ser recuperado

Transporte TVDE. Crédito: Lusa
Nacional

Mais segurança? Nova plataforma TVDE já opera em Portugal e permite escolher o motorista antes da viagem

16:30 20 Agosto, 2026 16:53 20 Agosto, 2026 | João Luís

Nova plataforma TVDE já está disponível em três regiões portuguesas e permite ao passageiro escolher o motorista antes da viagem

Gastronomia Opinião

A Ásia também come Portugal | Por Paulo Freitas do Amaral

07:30 20 Agosto, 2026 17:45 18 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"Ao longo do tempo, a vinha-d'alhos portuguesa transformou-se no vindalho goês, que hoje constitui uma das preparações mais conhecidas da cozinha goesa"

Pagamento com cartão contactless. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Banco de Portugal reforça: este é o valor máximo que pode pagar com contactless sem ter de inserir o PIN do cartão

16:10 20 Agosto, 2026 08:38 16 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Há um limite para fazer pagamentos contactless sem inserir o PIN, mas existem outras regras de segurança que podem obrigar à sua introdução

Algarve

GNR apreende droga e arma de fogo durante ação de patrulhamento em Quarteira

15:50 20 Agosto, 2026 16:39 20 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Cinco indivíduos foram identificados depois de a GNR encontrar droga, material associado ao tráfico e uma arma de fogo

Idoso com notas de euro na mão.
Economia Europe Direct Algarve

Há uma compensação a partir de 250€ para estes portugueses mas só recebe quem a pedir

13:40 19 Agosto, 2026 15:24 15 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Alguns portugueses podem ter direito a uma compensação que começa nos 250€ e pode ir até aos 600€, mas têm de fazer o pedido

Notas de 50 euros na mão. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve

Já é oficial: União Europeia ‘aperta’ regras e vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor a partir desta data

19:40 19 Agosto, 2026 18:26 19 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Pagamentos em dinheiro acima de um determinado valor serão proibidos pela União Europeia em todos os Estados-membros a partir de 2027

Carro com pano branco no retrovisor. Crédito: Foto AI
Auto, Nacional

Viu um pano branco preso no retrovisor de um carro estacionado? Saiba o seu significado e o que deve fazer

09:40 20 Agosto, 2026 00:25 20 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Saber como deve agir caso algum dia se depare com um pano branco preso no espelho retrovisor de um carro estacionado pode ser importante

Algarve

Marinha deteta embarcação em infração durante fiscalização à pesca

12:50 20 Agosto, 2026 12:54 20 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

A embarcação foi acompanhada pelo NRP Sagitário até ao Porto de Portimão, após a apreensão do pescado e da arte de pesca utilizada

Mulher com guarda-chuva na rua. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí chuva ‘a potes’: mau tempo vai afetar esta região e este será o dia mais chuvoso

09:00 20 Agosto, 2026 12:09 19 Agosto, 2026 | João Luís

A região portuguesa dos Açores deverá enfrentar dias de chuva nos próximos dias, com um deles a concentrar a maior instabilidade

Monchique.
Algarve

“Foi como voltar atrás no tempo”: casal britânico chegou ao Algarve de caravana nos anos 80 e comprou uma quinta sem eletricidade nesta vila

20:40 19 Agosto, 2026 16:56 19 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Viagem de caravana levou um casal britânico até uma vila no Algarve, onde encontrou uma casa sem eletricidade e decidiu ficar

Notas de 50 euros. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Governo já ‘assinou’: este deverá ser o novo valor do salário mínimo nacional em 2027

08:30 20 Agosto, 2026 00:26 20 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Acordo Tripartido sobre Valorização Salarial e Crescimento Económico 2025-2028 foi assinado pelo Governo em 2024 e, segundo o mesmo, este será o valor do salário mínimo nacional em 2027

Vila de Ferragudo.
Algarve

“Dão ainda mais magia”: casal fica impressionado sempre que visita esta vila piscatória no Algarve onde as buganvílias deixam as ruas à sombra

16:40 20 Agosto, 2026 16:54 20 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Há uma vila algarvia onde casas brancas, ruas de calçada e buganvílias convivem com um castelo junto ao mar.

Idosa a mexer em dinheiro na carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Pensionistas com estas pensões ficam dispensados de 3 obrigações na nova Prestação Social Única

19:00 18 Agosto, 2026 18:01 18 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

A Prestação Social Única traz regras diferentes para alguns pensionistas, que ficam dispensados de três condições

Algarve, Cultura, Economia

Tony Carreira abre a 45.ª edição da FATACIL esta sexta-feira

16:56 20 Agosto, 2026 17:11 20 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Durante 10 dias, a FATACIL transforma Lagoa numa montra de empresas, produtos, tradições, cultura e entretenimento para milhares de visitantes

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Prepare o guarda-chuva: chuva a caminho de Portugal neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

16:00 20 Agosto, 2026 12:55 19 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

Algumas regiões do país estão na mira da chuva, enquanto noutras o céu deverá permanecer pouco nublado ou limpo

Supermercado da Mercadona.
Economia, Europa

Mercadona confirma: vem aí uma nova regra que terá impacto nos portugueses que fazem compras em Espanha

07:20 18 Agosto, 2026 12:12 18 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Nova regra em Espanha vai alterar o preço pago em alguns produtos no supermercado, mas o dinheiro pode ser recuperado

Transporte TVDE. Crédito: Lusa
Nacional

Mais segurança? Nova plataforma TVDE já opera em Portugal e permite escolher o motorista antes da viagem

16:30 20 Agosto, 2026 16:53 20 Agosto, 2026 | João Luís

Nova plataforma TVDE já está disponível em três regiões portuguesas e permite ao passageiro escolher o motorista antes da viagem

Gastronomia, Opinião

A Ásia também come Portugal | Por Paulo Freitas do Amaral

07:30 20 Agosto, 2026 17:45 18 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"Ao longo do tempo, a vinha-d'alhos portuguesa transformou-se no vindalho goês, que hoje constitui uma das preparações mais conhecidas da cozinha goesa"

Pagamento com cartão contactless. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Banco de Portugal reforça: este é o valor máximo que pode pagar com contactless sem ter de inserir o PIN do cartão

16:10 20 Agosto, 2026 08:38 16 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Há um limite para fazer pagamentos contactless sem inserir o PIN, mas existem outras regras de segurança que podem obrigar à sua introdução

Algarve

GNR apreende droga e arma de fogo durante ação de patrulhamento em Quarteira

15:50 20 Agosto, 2026 16:39 20 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Cinco indivíduos foram identificados depois de a GNR encontrar droga, material associado ao tráfico e uma arma de fogo

Idoso com notas de euro na mão.
Economia, Europe Direct Algarve

Há uma compensação a partir de 250€ para estes portugueses mas só recebe quem a pedir

13:40 19 Agosto, 2026 15:24 15 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Alguns portugueses podem ter direito a uma compensação que começa nos 250€ e pode ir até aos 600€, mas têm de fazer o pedido

Notas de 50 euros na mão. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve

Já é oficial: União Europeia ‘aperta’ regras e vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor a partir desta data

19:40 19 Agosto, 2026 18:26 19 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Pagamentos em dinheiro acima de um determinado valor serão proibidos pela União Europeia em todos os Estados-membros a partir de 2027

Últimas Notícias

  • “A minha família não gosta muito de areia”: esta aldeia no Algarve criou um refúgio climático onde pode ir a banhos longe da praia
    “A minha família não gosta muito de areia”: esta aldeia no Algarve criou um refúgio climático onde pode ir a banhos longe da praia
  • Tony Carreira abre a 45.ª edição da FATACIL esta sexta-feira
    Tony Carreira abre a 45.ª edição da FATACIL esta sexta-feira
  • “Dão ainda mais magia”: casal fica impressionado sempre que visita esta vila piscatória no Algarve onde as buganvílias deixam as ruas à sombra
    “Dão ainda mais magia”: casal fica impressionado sempre que visita esta vila piscatória no Algarve onde as buganvílias deixam as ruas à sombra
  • Mais segurança? Nova plataforma TVDE já opera em Portugal e permite escolher o motorista antes da viagem
    Mais segurança? Nova plataforma TVDE já opera em Portugal e permite escolher o motorista antes da viagem
  • Banco de Portugal reforça: este é o valor máximo que pode pagar com contactless sem ter de inserir o PIN do cartão
    Banco de Portugal reforça: este é o valor máximo que pode pagar com contactless sem ter de inserir o PIN do cartão

Opinião

  • Contra o aborto | Por José Figueiredo Santos
    Contra o aborto | Por José Figueiredo Santos
  • Discordar não é crime. Discriminar pode ser | Editorial de Henrique Dias Freire
    Discordar não é crime. Discriminar pode ser | Editorial de Henrique Dias Freire
  • A Ásia também come Portugal | Por Paulo Freitas do Amaral
    A Ásia também come Portugal | Por Paulo Freitas do Amaral

Europe Direct Algarve

  • Já é oficial: União Europeia ‘aperta’ regras e vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor a partir desta data
    Já é oficial: União Europeia ‘aperta’ regras e vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor a partir desta data
  • Há uma compensação a partir de 250€ para estes portugueses mas só recebe quem a pedir
    Há uma compensação a partir de 250€ para estes portugueses mas só recebe quem a pedir
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento