Os Municípios de Portimão e Lagos vão assinalar o Dia Mundial das Zonas Húmidas, no próximo dia 2 de fevereiro, com a assinatura de uma Carta de Intenções destinada à reativação da Associação de Municípios da Ria de Alvor.
A cerimónia realiza-se na Antiga Lota de Alvor, às 11:30, contando com a presença dos presidentes das duas câmaras municipais. As autarquias convidam a comunicação social a acompanhar a iniciativa.
Retoma da cooperação intermunicipal
Criada a 2 de fevereiro de 2005, a Associação de Municípios da Ria de Alvor teve como objetivo funcionar como uma plataforma de cooperação entre Portimão e Lagos, visando “a proteção e valorização deste território comum”, através do uso sustentável, da conservação ecológica e do desenvolvimento económico e cultural. Por diversas contingências, o funcionamento da associação foi entretanto interrompido.
Segundo os dois municípios, existe atualmente “uma visão estratégica convergente” para o futuro da Ria de Alvor, assumindo como prioritária a retoma de uma gestão conjunta deste património natural.
Gestão sustentável e valorização ambiental
A Carta de Intenções agora a subscrever estabelece as bases para um novo ciclo de cooperação, centrado na gestão integrada e sustentável do território, na valorização ambiental e identitária da Ria, na compatibilização responsável dos usos, no reforço do conhecimento científico e na criação de instrumentos de conservação.
Com esta assinatura, os presidentes das Câmaras Municipais de Portimão e Lagos reafirmam “uma vontade clara e conjunta” de reativar a Associação de Municípios da Ria de Alvor, reforçando o compromisso com a proteção de uma das mais relevantes zonas húmidas do Algarve.
Leia também: Descoberta base de estátua romana epigrafada com duas toneladas em Faro















